Mulher mexendo no computador com a tela exibindo códigos de programação, representando a capacidade de robôs de andamentos processuais automáticos
Direito

Saiba quais são os andamentos processuais e como acompanhá-los!

A área do Direito envolve uma série de atividades essenciais para o desdobramento final de um julgamento ou processo. Por isso, acompanhar os andamentos processuais é fundamental para que se garanta que se cumpram prazos e ações.

Afinal, esses andamentos são importantes para todas as partes envolvidas, desde as partes interessadas até os juízes e profissionais de cada caso. Ou seja, tem o papel de apresentar claramente todas as etapas até a decisão final.

Vale destacar que saber sobre cada etapa do andamento dos processos é muito importante para o direcionamento e planejamento de cada ação desenvolvida. Assim como, facilitar o suporte para os clientes no planejamento e estratégia a ser seguida.

Pensando na importância dos andamentos processuais, preparamos o conteúdo a seguir. Confira agora o que são, qual a sua importância e quais são os andamentos de um processo. 

O que são andamentos processuais?

De modo geral, entende-se os andamentos processuais como o registro das diferentes etapas e movimentos que se inderem em um processo judicial. Com isso, estão relacionados a todos os eventos que ocorrem, tornando um documento oficial. 

Pode-se acompanhar o andamento do processo através de sistemas onlines ou presencialmente nos tribunais.

Assim, eles são parte fundamental para o desenrolar de uma ação, possibilitando que todas as partes envolvidas tenham conhecimento igualitário de todas as informações, possibilitando ações mais aderentes a cada processo.

Qual a importância dos andamentos processuais?

Em resumo, são fundamentais para notificar e oficializar todas as ações tomadas e essenciais para juízes, advogados e o sistema judicial como um todo. Entre as principais razões de sua funcionalidade está o acompanhamento do desenvolvimento dos processos

Com isso, através do sistema todas as partes podem entender quais as ações já se tomaram e em que estágio cada processo se encontra. Além disso, são uma forma de registro oficial, apresentando petições, decisões e datas de todos os eventos do caso.

Portanto, são ferramentas que possibilitam maior transparência ao judiciário, garantindo acesso por qualquer pessoa. Essa possibilidade também influencia no maior cumprimento de prazos, seja na apresentação de recursos ou no comparecimento a audiências.

Consequentemente, os andamentos processuais são fundamentais para a facilitar e embasar as tomadas de decisões dos juízes

Quais os andamentos de um processo?

Agora que você já sabe o que são e a importância dos andamentos processuais, vamos conhecer quais são os mais comuns. Vale ressaltar que eles podem variar de acordo com a jurisdição, mas em sua grande maioria são divididos da seguinte forma:

  • Distribuição;
  • Citação ou Intimação;
  • Petição Inicial;
  • Contestação;
  • Audiência de Conciliação ou Mediação;
  • Descoberta;
  • Audiência Preliminar;
  • Julgamento;
  • Sentença ou Decisão;
  • Recursos;
  • Execução;
  • Arquivamento.

1. Distribuição

Momento inicial do processo, no qual se registra no sistema do tribunal e distribuído a um juiz ou vara específica.

2. Citação ou Intimação

É a notificação das partes envolvidas no processo sobre a ação judicial.

3. Petição Inicial

O autor, parte que inicia o processo, apresenta uma petição inicial, descrevendo as alegações e os argumentos legais do caso.

4. Contestação

O réu responde à petição inicial, admitindo ou negando as alegações e apresentando sua defesa.

5. Audiência de Conciliação ou Mediação

Dependendo do caso são realizadas audiências de conciliação, buscando uma solução de forma amigável.

6. Descoberta

Nesta etapa as partes podem solicitar informações, documentos e depoimentos da outra parte para apoiar suas contestações.

7. Audiência Preliminar

A solicitação dessa etapa pode ser interessante para esclarecer questões importantes, definir datas para etapas subsequentes e verificar a possibilidade de resolução do caso.

8. Julgamento

Após as partes não chegarem a um acordo, o caso é levado a julgamento e após todas as informações apresentadas o juiz ou júri definem o veredito.

9. Sentença ou Decisão

Após o julgamento, o juiz emite uma sentença ou decisão, determinando o resultado do caso.

10. Recursos

Caso uma das partes não concorde com a decisão é possível entrar com recursos em instâncias superiores.

11. Execução

Caso a decisão a favor do autor não seja cumprida pelo réu pode se necessário atitudes para garantir a execução da pena.

12. Arquivamento

Após a conclusão do processo, independentemente do resultado obtido, o processo é arquivado e formalmente encerrado.

Conhecer esses andamentos processuais é muito importante para a execução da melhor estratégia para cada caso. Assim, proporcionar melhores resultados nos diferentes serviços jurídicos oferecidos no seu negócio. 

GERENCIAMENTO DE EQUIPES JURÍDICAS DE RESULTADOS

Quanto tempo demora um andamento processual?

São diferentes questões que podem atrasar ou adiantar o tempo entre cada andamento processual. Entre os principais fatores, podemos destacar a jurisdição. Sendo assim, o sistema legal pode afetar o tempo de tramitação. Afinal, cada estado tem seus próprios prazos e procedimentos. 

Além disso, o tempo pode variar de acordo com o tipo de processo. Logo, processos cíveis, administrativos, trabalhistas e outros possuem duração e tramitações distintas.

A complexidade do caso também pode ser um fator importante. Isso porque, casos mais complexos tendem a envolver várias partes, com grande quantidade de informações.

O volume de casos no tribunal, recursos disponíveis em cada processo e a cooperação das partes na solução também podem impactar no tempo dos andamentos processuais. Portanto, não existe um tempo exato, ele varia de acordo com as condições apresentadas em cada processo.

Sendo assim, para encurtar o tempo dos andamentos processuais é muito importante manter-se atualizado sobre o processo. Logo, saber como olhar seu andamento e como facilitar o cumprimento de prazos é essencial para proporcionar os melhores resultados.

Como olhar o andamento de um processo?

De modo geral, o passo a passo para acompanhar o andamento de um processo é bem simples. Entretanto, para facilitar essa atividade é muito importante que os escritórios tenham uma ferramenta capaz de apresentar e notificar sobre andamentos processuais.

Para isso, o software jurídico da ADVBOX tem tudo o que você precisa para garantir o cumprimento de prazos processuais. Assim, possibilita uma gestão de qualidade, criando um melhor fluxo de trabalho de maneira transparente e eficiente. 

Desse modo, uma ferramenta capaz de proporcionar um melhor atendimento ao cliente, criando ações mais assertivas e oferecendo melhores resultados. Para conhecer mais sobre o sistema, teste agora.

A utilização de ferramentas tecnológicas é fundamental para garantir o êxito nos diferentes serviços jurídicos do escritório. Isso porque ela auxilia no cumprimento de prazos, organização de agendas e, principalmente, na manutenção da alta produtividade e segurança de dados confidenciais. 

Portanto, fica evidente que a tecnologia é extremamente importante para o desenvolvimento assertivo de um processo, seja no seu acompanhamento ou em análises mais precisas. Logo, é essencial que os escritórios investem em ferramentas capazes de gerir e otimizar etapas e tarefas.

1. Passo a passo para acompanhar os andamentos processuais

  • Identificação do tribunal competente;
  • Acesso ao sistema de consulta processual;
  • Informe dos dados do processo;
  • Seleção do processo desejado.

O primeiro passo é identificar o tribunal competente, que pode variar de acordo com a localização do evento ou da jurisdição. Com isso, podem ser divididos, por exemplo, em estaduais, federais, criminais, trabalhistas e muitos outros. 

Posteriormente, acesse o sistema de consulta processual. Para isso, basta acessar o site oficial do tribunal e entrar na área de “Consulta Processual”. Em seguida, informe os dados do processo, como número do caso, nome das partes envolvidas e data de registro. 

O quarto passo é selecionar o processo desejado e acompanhar os andamentos processuais. Desse modo, na página do processo, poderá ter acesso a uma lista de ações organizadas cronologicamente. Ou seja, identificar todas as etapas citadas anteriormente, como citações, contestações, datas de audiências, decisões e outras.

Em resumo, são esses os passos principais para acompanhar os andamentos processuais. Devido ao desenvolvimento tecnológico na área do Direito, acompanhar cada etapa tem se tornado mais fácil, seja para os profissionais quanto para as partes interessadas.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 04
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas