Mapa do Brasil com diversas linhas conectando diversas regiões do mapa/logo da ADVBOX no canto direito inferior.
Parcerias e Filiais

Os melhores sites para contratação de correspondentes jurídicos

Com todas as mudanças ocorridas no últimos anos no mercado jurídico, a contratação de correspondentes jurídicos tem se tornado cada vez mais comum no meio da advocacia.

Isso porque essa é uma ótima maneira de economizar financeiramente quando se trata da realização de serviços que exigem o deslocamento físico. Afinal, o deslocamento é um dos grandes vilões no que se refere ao orçamento dos escritórios.

Desse modo, pensar em soluções que atenuem o peso que certas medidas necessárias têm para o orçamento é sempre vantajoso para os gestores de escritórios de advocacia.

Essas soluções se tornam ainda mais eficazes quando são pensadas sob a ótica de um fazer jurídico preocupado não apenas na competição entre os profissionais jurídicos. Ou seja, é uma das formas de realização de um dos tantos modelos de advocacia colaborativa.

Atualmente, cada vez mais advogados e escritórios contratam e realizam o que ficou convencionado chamar de advocacia por correspondência. Ademais, tem se tornado algo muito comum por todos os benefícios trazidos para todos os envolvidos na operação.

No entanto, antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer o que é um correspondente jurídico e como funciona sua atuação.

O que são correspondentes jurídicos?

Trata-se de um profissional do Direito que presta apoio em comarcas distantes. Dessa forma, podemos entender que se trata do advogado contratado para realizar tarefas que seriam muito custosas financeiramente para o escritório responsável pelo processo.

Apesar de essa ser uma função antiga, ela tem ganhado cada vez mais espaço no mundo advocatício. Com o advento e avanço dos recursos tecnológicos e da internet e o protagonismo desses recursos na atuação jurídica profissional essa atuação é hoje muito mais simples de ser concretizada.

Isso acontece principalmente porque uma parte significativa e muito importante do fazer profissional dos profissionais jurídicos hoje já pode ser realizado de forma remota sem que haja nenhum prejuízo na entrega ou qualidade dos serviços prestados.

Certamente, é nesse ponto que a função dos correspondentes jurídicos se torna essencial para escritórios que pretendem se modernizar e realizar uma gestão mais inteligente dos seus recurso. Além, é claro, de se aproximar ainda mais da advocacia colaborativa, uma das principais tendências do mundo jurídico contemporâneo.

Precisa ter OAB para ser correspondente jurídico?

Como a atuação de correspondente envolve diversas tarefas referentes ao fazer jurídico e advocatício profissional, é preciso ter uma inscrição ativa na OAB para poder ocupar esse cargo.

Contudo, esse é o único critério exigido e qualquer advogado ou estagiário em Direito pode atuar como um dos correspondentes jurídicos de um escritório.

Ou seja, por realizar tarefas relacionadas à tramitação de causas juntos aos tribunais, esse deve ser um profissional devidamente cadastrado nos órgãos competentes, nesse caso, a OAB, além da necessidade de ser um conhecedor dos meandros técnicos.

Correspondentes jurídicos
Um setor comercial bem estruturado tem impacto positivo na contratação de correspondentes jurídicos

Como contratar um correspondente jurídico?

Os sites para contratação de advogados são uma ótima opção para gestores que pensam em buscar correspondentes jurídicos para contratação. Isso se dá principalmente por esses portais terem, na maioria das vezes, a preocupação de manter cadastros atualizados de profissionais competentes.

Afinal, a qualidade do serviço prestado por quem é contratado por esse canal é fundamental para a credibilidade do próprio site e consequentemente para seu crescimento. Se há queixas constantes sobre os profissionais encontrados, cada vez menos gestores vão utilizar esse meio.

Ou seja, apesar de todas as facilidades trazidas por essa modalidade é inegável que a prospecção de profissionais competentes é sempre uma tarefa árdua e que merece atenção especial.

O gestor não deve nunca se esquecer que, apesar de não ser vinculado diretamente ao escritório, o correspondente ainda é seu representante, mesmo que temporário. Portanto, qualquer erro cometido por esse profissional será vinculado diretamente ao escritório que o contratou.

Quais os melhores sites de correspondentes jurídicos?

Certamente, é nesse contexto que os sites para contratação de advogados correspondentes ganham ainda mais importância, como já foi dito.

É através desses portais que a comunicação entre advogados ao redor de todo país será facilitada e é por eles que gestores e correspondentes poderão formar vínculos concretos e vantajosos para todos os envolvidos.

Por outro lado, esse também é um sistema de contratação adequado para aqueles advogados que, pelos mais diversos motivos, querem uma receita imediata.

Isso se dá porque, apesar de conferir valores menores e por tarefa, a advocacia por correspondência tem a vantagem de não prender o advogado ao processo, e o recebimento pelo trabalho é imediato.

Para facilitar sua busca por novos correspondentes jurídicos que irão auxiliar sua equipe e garantir um financeiro mais saudável, listaremos nesse post os sites mais indicados no mercado para realizar a prospecção e contratação dos profissionais.

Confira abaixo!

Os melhores sites para contratação de correspondentes jurídicos
Os melhores sites para contratação de correspondentes jurídicos

1. Apoio Forense – Uma das melhores opções para contratação de correspondentes jurídicos

A empresa Apoio Forense, fundada em 2013 pelos advogados Daniela Friderich da Rosa e Joe Losso Parente Junior, se mostra como uma das melhores opções do mercado atualmente.

Ela oferece o gerenciamento de diligências judiciais, extrajudiciais e um canal de relacionamento com correspondentes jurídicos separados conforme critérios de qualidade e efetividade.

A Apoio Forense é uma empresa feita por advogados e conhece as necessidades dos profissionais da área. Além disso, possui um sistema próprio com gestão de urgências para entregas rápidas e está disponível em todas as comarcas do país. 

O principal objetivo da empresa é otimizar o fluxo de trabalho administrativo em escritórios de advocacia e é possível afirmar que ela consegue realizar seus objetivos com maestria e muita competência.

2. Migalhas – Um ótimo portal de relacionamento para contratação de correspondentes jurídicos

O site Migalhas é um dos portais jurídicos mais conhecidos por todos os advogados atualmente. Entre suas atribuições ele oferece artigos, vídeos, reportagens, eventos e notícias de muita qualidade. É uma ótima opção para todos os profissionais que querem se manter informados sobre o cenário jurídico.

Ou seja, esse portal tem uma grande preocupação em garantir que profissionais estejam sempre alinhados, buscando a otimização constante do mercado em que atuam. Afinal, profissionais informados são capazes de construir um mercado cada vez mais consistente.

Além disso tudo, o site também possui um ótimo portal de relacionamento para contratação de advogados correspondentes. Nele é possível que você realize seu cadastro como um dos correspondentes jurídicos ou então como solicitante.

3. Juriscorrespondente – Mais de 87.000 advogados

Outro ótimo site para advogados entrarem em contato quando buscam a contratação de correspondentes jurídicos é o Juricorrespondente.

São mais de 87 mil advogados cadastrados em 5.600 cidades do Brasil. Portanto, é um portal que se apresenta como uma enorme oportunidade tanto para quem trabalha com advocacia por correspondência, quanto para quem deseja realizar a contratação de tal serviço.

4. Correspondentes na Web – Sistema simples de buscas por estados

Com o intuito de atender à grande, e cada vez mais crescente, demanda de serviços de correspondência jurídica que o mercado jurídico apresenta hoje, surge a empresa Correspondentes na Web.

Com um sistema simples de buscas por estados da federação e cidades, essa iniciativa faz a ponte entre escritórios, advogados e departamentos jurídicos de empresas de todo o país.

É mais uma boa opção a se considerar se você está procurando tal serviço.

5. Jurídico Certo – Mais de 104.000 advogados e correspondentes jurídicos

Com mais de 104 mil advogados e correspondentes jurídicos espalhados por todas as cidades do Brasil, o Jurídico Certo se mostra excelente para a contratação de correspondentes jurídicos.

É uma empresa bastante engajada na modernização da advocacia e é uma ótima opção para advogados que também tem interesse em advocacia digital.

6. Jus.com – Um ótimo canal de relacionamento

Jus é uma plataforma online de notícias e artigos muito renomada e que existe desde 1996.

Além disso, ela também disponibiliza um ótimo canal de relacionamento para contratação de advogados correspondentes todos os dias.

Com mais de 70.000 advogados presentes na plataforma, talvez ela seja exatamente o que você está procurando.

7. Logjur – Uma ótima plataforma para advocacia por correspondência

Logjur é uma empresa localizada na capital do estado de São Paulo e que oferece os serviços de logística e outsourcing Jurídico para o mercado de advocacia no Brasil.

Juntamente disso, ela também possui uma plataforma muito útil para advocacia por correspondência. Vale a pena conferir.

8. Linkjur – Uma das melhores empresas de logística jurídica

Sendo uma das empresas de logística jurídica que mais se desenvolve atualmente, a Linkjur garante a qualidade do serviço com uma equipe qualificada.

Presentes no mercado desde 2010, a Linkjur conta com bons advogados correspondentes atuando em todas as comarcas e municípios do país.

9. Diligeiro – Uma empresa inovadora

Diligeiro é uma empresa inovadora que trabalha com tecnologia para a criação de uma rede de relacionamento eficaz para contratação de advogados correspondentes.

Além do acesso pelo site, ele também pode ser feito através do aplicativo para celular. Com o uso do aplicativo a advocacia por correspondência fica muito mais fácil e dinâmica.

É uma opção muito interessante para quem procura pelo serviço ou trabalha com advocacia por correspondência.

10. Direito Prático – Digitalização do Direito e facilitação do seu acesso

O Direito Prático é comprometido com a digitalização do direito e com a facilitação do seu acesso pela sociedade. Trabalha com várias áreas jurídicas e fornece uma plataforma de qualidade.

11. Dubbio – Contratação e disseminação do conhecimento jurídico

Dubbio é mais uma opção no mercado e é ótima para a advocacia por correspondência. Os advogados cadastrados podem até mesmo publicar artigos no site.

A empresa também responde dúvidas a respeito de questões jurídicas, auxiliando muitas pessoas a se informarem sobre o direito em nosso país através da internet.

12. Advohelp – Comprometida com a modernização da advocacia

Na intenção de ajudar a otimizar a comunicação entre advogados, a Advohelp se mostra mais uma alternativa a se considerar.

A empresa é comprometida com a modernização da advocacia e se propõe a ajudar advogados a acompanhar essa mudança no mercado fornecendo uma ótima plataforma.

Como escritório que fazem a contratação de correspondentes jurídicos podem se beneficiar do CRM?

Todo gestor de escritórios de advocacia reconhece a importância de se ter uma gestão interna efetiva para que a organização seja mantida. Além disso, é notável como a falta de organização afeta os resultados de qualquer escritório.

Nesse caso, estamos nos referindo unicamente à gestão de uma equipe fixa. Imagine como essa situação se apresenta quando há também a participação de correspondentes jurídico?

É por isso que a utilização de sistemas que auxiliem no gerenciamento de processos e clientes, como o CRM, é fundamental.

Além disso, é muito importante que o sistema escolhido tenha sido desenvolvido levando em consideração as especificidades do mercado jurídico, de outra forma sua atuação pode se apresentar falha.

O CRM da ADVBOX segue à risca todas essas exigências, pois não foi desenvolvido de modo generalista, mas sim focado e buscando atender às necessidades únicas do mercado jurídico.

crm
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas