Eficiência no trabalho do advogado
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Principais dicas para uma rotina produtiva na advocacia!

O trabalho do advogado foca na garantia da justiça na sociedade. Sua atuação envolve desde a defesa em processos legais até a prestação de consultoria jurídica para indivíduos e empresas.

Seu campo de atividade envolve diferentes tipos de áreas e legislações tradicionais como o Direito Civil, Trabalhista, Penal ou Criminal e Tributário, além de novos ramos no Direito como o Ambiental e Digital.

Ademais, pode atuar no setor público ou privado. Em resumo, a atividade é ampla. E, com isso, o preparo e o dia a dia são intensos.

Assim, este post vai te explicar melhor:

  • Qual é o trabalho do advogado?
  • Qual a importância do trabalho do advogado?
  • Como o advogado pode trabalhar?
  • Qual a rotina do advogado?

Siga a leitura deste texto e conheça melhor o que faz e como é o cotidiano do advogado.

Qual é o trabalho do advogado?

O advogado é o profissional que concluiu o curso de Bacharel em Direito e passou na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), sendo habilitado a representar e defender o interesse de pessoas físicas e jurídicas em processos legais frente às Cortes e Tribunais.

Todo o seu trabalho é voltado para ajudar seus clientes a obterem decisões favoráveis em seus processos. Por isso, o estudo das leis relacionadas e de todos os detalhes do caso são os pontos de partida para chegar ao objetivo.

Ou seja, é preciso que ele busque junto ao cliente todos os fatos do caso.  Posteriormente, deve realizar pesquisas jurídicas que apontem quais as chances de êxito, e comunicar as melhores opções ao cliente.

A partir daí, ele prepara petições, moções, contratos, entre outros documentos legais relacionados ao processo judicial para apresentar aos tribunais e demais autoridades.

Além disso, o advogado trabalha para ser um negociador ou um conciliador. 

E o que seria isso?

É, basicamente, fazer com que as partes envolvidas em um processo cheguem em um acordo para que o conflito não se estenda, como em casos de divórcio ou pensão alimentícia.

Porém, ele é mais do que um simples representante e mediador, mas um aconselhador jurídico também para indivíduos e organizações. Principalmente no Direito Empresarial, orientando empresas quanto à conformidade normativa.

O trabalho do advogado envolve diversas possibilidades, mas em todas elas é preciso ter o conhecimento e a atualização das principais áreas que o Direito abrange.

E quais são elas?

  • Direito Civil;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Criminal ou Penal;
  • Direito Tributário;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Ambiental.

1. Direito Civil

O Direito Civil, ou Direito do cidadão, é o mais complexo de todos os campos do Direito e trabalha para regular os direitos e deveres de pessoas físicas e jurídicas na sociedade.

2. Direito Trabalhista

Este ramo do Direito regula as relações jurídicas de trabalho entre colaboradores e empresas.

3. Direito Criminal ou Penal

Esta área regula o poder punitivo do Estado sobre a prática de crimes contra pessoas físicas e jurídicas.

4. Direito Tributário

O Direito Tributário analisa a cobrança de tributos das pessoas físicas e jurídicas pelo Estado.

5. Direito Previdenciário

O Direito Previdenciário garante os direitos dos cidadãos brasileiros quanto à Previdência Social.

6. Direito Empresarial

O Direito Empresarial tem como objetivo regulamentar as atividades empresariais e do empresário.

7. Direito Ambiental

O Direito Ambiental ou ecológico visa à proteção do meio ambiente como um todo.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Qual a importância do trabalho do advogado?

Em primeiro lugar, o trabalho do advogado é importante para garantir a defesa e o direito do seu cliente em processos diversos como Direito Civil, Penal, Trabalhista, além dos mais modernos como Direito Digital por exemplo.

São os os advogados que, por meio de um conhecimento profundo do sistema jurídico, esclarecem sobre as situações em que seus clientes se encontram. A partir daí, fica  mais fácil para ambos darem sequência no trabalho de defesa para que os direitos sejam cumpridos.

No entanto, ele também é um importante conselheiro, orientando sobre a forma mais adequada de resolver os problemas do cliente solucionado e evitando conflitos.

Mas, o trabalho do advogado é, antes de tudo, nobre, já que não apenas garante a defesa e interesse dos clientes, assegurando seus direitos perante a lei, mas combate a discriminação, a violação dos direitos humanos e luta por igualdade.

Só exemplificando, por meio do seu trabalho, ele pode representar pessoas em posição socioeconômica vulneráveis, garantindo o acesso de todos à justiça e aos direitos básicos.

Ou seja, ele contribui para manter o equilíbrio e a ordem, mas também zela por uma sociedade mais justa.

Diante de toda esta importância, é essencial que para o exercício da sua profissão, ele esteja constantemente atualizado e qualificado, a fim de atender da melhor forma o seu cliente.

Como o advogado pode trabalhar?

O mercado de trabalho para o advogado é diversificado, pois ele pode atuar na área pública ou privada e dentro dessas em diversas ramificações.

Desta forma, como advogado público, ou advogado do Estado, ele defende os interesses dos poderes públicos em questões jurídicas, atuando como promotor, procurador, juiz, entre outros cargos.

Por outro lado, o advogado privado também encontra uma variedade de opções. Ele pode ser um empreendedor, abrindo seu próprio escritório ou trabalhar em departamentos jurídicos de empresas.

Então, você já sabe o que faz um advogado, a sua relevância e em que formatos ele pode trabalhar. Veja, agora, como é o dia a dia de trabalho na advocacia.

Qual a rotina do advogado?

A rotina no trabalho do advogado pode variar conforme o ramo de atuação e o local de trabalho, já que, hoje, com a tecnologia, ele pode exercer sua atividade tanto no escritório como em casa.

Porém, algumas atividades são básicas e fazem parte do seu dia a dia, como atendimento de consultas, reuniões com clientes, análise de processos, petições, além da presença em audiências.

A agenda é cheia, certo? Por isso, é importante ter algumas dicas para otimizá-la. E quais seriam elas?

  • Agenda organizada;
  • Prioridades;
  • Horários;
  • Clientes;
  • Foco;
  • Prevenção.

1. Agenda organizada 

Uma agenda organizada com os eventos do dia garante o cumprimento dos compromissos. E, certamente quando compartilhada entre os colaboradores, torna o trabalho mais eficiente já que todos estarão cientes das responsabilidades e prazos.

Softwares de gestão podem ser ótimos aliados aliados nessa hora. Nesse sentido, o software jurídico da ADVBOX é uma excelente ferramenta, pois uma das funcionalidades oferecidas é a gestão da agenda.

Com ela, é possível visualizar a agenda de todo o escritório ou de cada colaborador, assim como de cada cliente ou processo. Em suma, a ferramenta auxilia o advogado na gestão do seu tempo e dos seus compromissos.

2. Prioridades

O passo posterior à agenda na rotina de trabalho do advogado é a definição de prioridades, escolhendo as tarefas mais importantes a serem realizadas primeiro.

Além disso, escolha uma média de tarefas possíveis de serem cumpridas no dia de forma satisfatória.

3. Horários

Definir tempo médio para cada atividade, como reuniões com clientes, montagem da agenda, ou mesmo para pequenas pausas, ajuda na organização e, principalmente, na eficácia do trabalho na advocacia.

4. Clientes

O cliente deve ter um espaço especial dentro da rotina do advogado. Manter contato constante com ele, dando informações ou retornos sobre os processos é parte fundamental do trabalho de forma a fortalecer o relacionamento. 

5. Foco

É difícil se desligar do mundo virtual, mas para o trabalho na advocacia é preciso concentração e foco. Por isso, deixe o celular de lado quando não precisar dele e evite distrações que podem prejudicar o resultado do trabalho.

6. Prevenção

Se a agenda planejada não consegue ser cumprida e precisa ser  mudada, não pense duas vezes. É melhor prevenir e repensar as atividades do que chegar no final do dia com sentimento de fracasso por não ter alcançado suas metas.

O trabalho do advogado é amplo e recheado de atividades diárias. Por isso o dinamismo do seu dia pede ferramentas que auxiliam na organização do trabalho da melhor forma.

Você está pronto para encarar essa rotina?

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas