Nós já vimos o quanto as redes sociais podem ajudar você a atrair novos clientes no seu escritório de advocacia, mas também é importante focar no atendimento jurídico online. Afinal, não são só os novos clientes que importam, não é mesmo?! É importante pensar também em formas práticas e econômicas de manter contato com os clientes que você já tem.

Uma mesa com notebook e planejamento em cima, com duas pessoas rabiscando papéis e tomando café, simbolizando o planejamento de um Atendimento Jurídico Online

Todos sabem o quanto o cliente fica ansioso por novidades relacionadas aos seus processos e muitos acabam indo até o escritório para saber notícias, o que não é nada econômico nem para ele, que precisa fazer este deslocamento, e nem para você que vai precisar despender de tempo para atendê-lo.

Qual seria a saída para esse problema?

Com a internet e seus meios de comunicação disponíveis, existem várias opções para que você possa manter contato e fazer o atendimento dos seus clientes sem que você ou ele tenham que sair do lugar. Veja algumas opções:

1.Whatsapp

Hoje em dia, como forma alternativa ao contato presencial ou telefônico, este aplicativo de mensagens é um dos mais utilizados como meio imediato de comunicação. Por ser tão disseminado, ele é um dos aplicativos mais descomplicados para se manter contato com alguém pela internet.

Se você dispuser de um número de telefone celular para este fim, basta divulgá-lo para que seus clientes possam entrar em contato pelo próprio aplicativo para obter informações de seus processos. Atualmente, com a versão Business do Whatsapp, você pode ainda dar um atendimento jurídico online diferenciado para seus clientes, de forma mais ágil e satisfatória.

2.Facebook

Sim! Dentre outros benefícios, o Facebook pode ser utilizado como uma forte ferramenta de contato com seus clientes. Mas é claro que o ideal é que você crie uma página para o seu escritório de advocacia para este fim. Com isso, você pode até mesmo delegar, para sua secretária ou algum outro colaborador, a função de responder os clientes pelo chat da página do escritório no “Face”.

Dessa forma, seu cliente poderá buscar facilmente pelas informações que precisa e sem que você precise, necessariamente, dispor de tempo para isso. Se sua equipe estiver bem preparada para fazer um bom atendimento e se eles tiverem fácil acesso, por meio de um sistema do escritório, às informações dos processos em andamento, este contato poderá ser feito de forma muito fácil e rápida, deixando seu cliente satisfeito.

3.Software de gestão do escritório

Só com essas duas opções você já tem ótimas alternativas de atendimento, concorda? Mas e se você pudesse não só dar um retorno de forma descomplicada e econômica aos seus clientes, mas também prevenir que a necessidade deste contato surgisse? Seria interessante?

É claro que seria! E para que isso seja possível, basta que você disponha de um software de gestão por meio do qual você, além de ter todas as informações relacionadas aos seus processos organizadas e de fácil acesso, também possa enviar mensagens e/ou e-mails para os seus clientes de forma automatizada com informações das movimentações de seus próprios processos.

Assim, com o cliente já sabendo as novidades sobre o processo, ele nem precisará entrar em contato com você e sua equipe. O efeito disso seria você e sua equipe com mais tempo disponível para focar em outras atividades, ao mesmo tempo em que seu cliente ficaria extremamente satisfeito com o atendimento e menos ansioso por novidades, ciente de que, quando as houverem, ele as receberá sem que seja necessário buscar por elas.

Proporcionar diversos canais de atendimento através da internet, seja de forma preventiva ou reativa, pode trazer economia de tempo e de dinheiro para o escritório e para o cliente. Então faça bom uso dessas dicas e adote (ou aperfeiçoe) seu atendimento jurídico online!

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Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX e proprietário e criador do Aplicativo AVALIAJUS.

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