Advogaado com diversos aparelhos eletrônicos digitais sobre a mesa, representando o escritório online
Gestão na advocacia

Benefícios de transformar seu escritório consumerista em um escritório online

Se você já incorporou em seu escritório ferramentas que visam atrair novos clientes, manter um bom relacionamento com os clientes que já possui, otimizar seu tempo e o trabalho desenvolvido por você e sua equipe, só falta mesmo seguir para o próximo passo: tornar-se um escritório online por completo.

Sim! Isso é possível, embora não parecesse que esse dia chegaria para a advocacia.

Há pouco tempo atrás, a maioria dos advogados pensaria ser improvável que os meios de trabalho na área jurídica evoluiriam tanto e tão rápido ao ponto de permitir um trabalho 100% digital. Na realidade, alguns ainda pensam assim.

Mas já temos exemplos que comprovam que isso não só é possível como também está tendo uma ótima e vasta aderência por parte dos clientes dos serviços advocatícios.

Até porque se as formas de comunicação, de interação e até mesmo de consumo evoluíram com a tecnologia, por qual motivo a advocacia ficaria de fora?

E para você, advogado consumerista, a transição tende a ser ainda mais fácil (principalmente se você for autônomo). Basta apenas a vontade de mudar e a adequação à essa nova forma de trabalho, pois seus clientes, em sua grande maioria, já estão no ambiente virtual, comprando produtos e serviços no e-commerce.

Banner Setor Comercial

Então, para lhe ajudar nesta decisão, veja os benefícios que essa mudança lhe traria:

 1. Escolha seus clientes

Acredite! Se você tiver um bom site, um blog com um rico material de Marketing de Conteúdo, uma interação bacana nas redes sociais, e souber usar tudo isso a seu favor, a busca pelo seu escritório online pode ser tão massiva que você poderá (e precisará) escolher seus clientes.

 2. Aumente seus resultados

Consequência óbvia de uma captação tão grande de clientela será o aumento do número de processos que você terá em seu escritório, bem como o aumento de seus lucros com estas ações. E quanto mais processos você atender e tiver êxito, mais espaço no mercado de advocacia consumerista você dominará.

 3. Ultrapasse fronteiras

Com um escritório totalmente online, não existirá barreiras para você. Já pensou que você poderá atender clientes que estão em outros países? Isso na sua área seria ideal não é mesmo? Até porque, em tempos de e-commerce, não existem mais limites de territorialidade para consumidores ou lojas. Pense nisso como uma ótima oportunidade de acompanhar as necessidades do seu nicho de clientes em igual proporção e forma com que eles consomem.

 4. Trabalhe de uma forma mais dinâmica

Se você utilizar um software jurídico como a ADVBOX para lhe auxiliar nesta empreitada, até mesmo a sua forma de trabalhar pode ficar mais interessante e dinâmica. O trabalho por jornada não será mais condizente com esta nova realidade, mas sim uma estrutura que lhe permitirá trabalhar voltado para a produtividade do seu escritório. Com o conhecimento correto, você poderá aplicar um novo método de trabalho para você e sua equipe, definindo metas e pontuações para todas as atividades e tarefas desenvolvidas nos processos. Essa forma de trabalhar se chama “gameficação”, e ela é muito mais lúdica e agradável do que o velho cumprimento de horas. Com a ideia de um “game” em que você precisa cumprir determinadas tarefas para acumular pontos e chegar a uma meta, gera-se uma interação muito interessante entre a empresa e seus funcionários, com incentivos que estimulam o engajamento de todos.

 5. Aumente sua qualidade de vida

Como você não necessitará mais um escritório físico e trabalhará por meio de tarefas e metas, você poderá fazer o seu trabalho dentro do tempo que quiser, fazer home office total ou parcial e, como consequência, trabalhar em um local mais confortável, ter flexibilidade de horários, passar mais tempo com sua família, se especializar mais ou investir seu tempo no que desejar. 

Se convenceu? Então chegou a hora de mudar!

Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas