Um notebook e um abajur sobre um a mesa em frente a uma mesa com vista panorâmica. Representa a possibilidade de home office na advocacia
Advocacia

O escritório digital viabilizando o Home Office na advocacia

Quem nunca pensou em trabalhar a maior parte do dia, maioria dos dias da semana, ou até mesmo todos eles, de casa? Então continue a leitura desse artigo e entenda como fazer uso do home office na advocacia.

Atualmente no Brasil, estima-se que 40% das empresas já fazem uso do home office com seus funcionários, sendo ele parcial ou total. E podemos dizer que, na advocacia, essa é uma experiência extraordinária. 

O home office na advocacia pode trazer inúmeros benefícios não só para os colaboradores, mas também para o gestor e todo escritório.

A maioria dos escritórios enfrentam os mesmos problemas. Vemos isso principalmente quando o escritório começa a crescer e necessita contratar um maior número de advogados.

A sede do escritório pode ficar pequena para tantos profissionais, o barulho dentro da sala pode aumentar consideravelmente, custos de manutenção duplicam…

Outro ponto a se destacar é o tempo despendido no trânsito até o escritório. São poucas pessoas que levam menos de 30 minutos para chegar ao trabalho. Ou seja, ir e voltar custa pelo menos uma hora “perdida” por dia.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Mas como fazer o home office na advocacia funcionar?

A melhor maneira para fazer funcionar o home office na advocacia é digitalizando as informações do seu escritório.

Os documentos devem ser digitalizados na nuvem para que todos tenham acesso. Assim, podem ser dispensados os documentos físicos em arquivos do escritório. Isso gerará um ganho de espaço físico e agilidade.

Com a digitalizando dos documentos e dos procedimentos poderá ser colocado neste sistema todas as tarefas de gestão do escritório. Isso pode ser feito desde o atendimento até a parte financeira, bem como os relatórios de cada setor.

Assim, os advogados responsáveis pelas tarefas gerenciais também poderão realizar seu home office  com toda tranquilidade.  É possível monitorar tudo que ocorre no escritório através de uma plataforma,  enquanto se trabalha de casa.

Benefícios do Home office

Com a implantação desse sistema no seu escritório destaca-se a facilidade no acesso remoto para os dias em que se torna inviável comparecer a sede do escritório. Por que não liberar os funcionários em dias de trânsito caótico, como aqueles com paralisação de ônibus, ou de fortes chuvas com possíveis enchentes?

Com certeza o acesso remoto facilitaria demais a vida dos advogados do escritório. Tornaria um possível dia complicado em um dia levíssimo e produtivo.

E quando for necessário realizar aquela viagem indispensável para fechar novos negócios, visitar parceiros ou clientes, como manter o ritmo de trabalho?

Home office na advocacia

Aqui mais uma vez destacamos a importância do trabalho remoto na vida dos advogados. Com o escritório digital fica fácil fazer aquela viagem inesperada e continuar trabalhando normalmente.

E para as cidades aonde o trânsito é intenso durante a maior parte do dia? Nessas cidades a perda durante o dia para ir e voltar ao trabalho pode chegar a até 3 horas ou mais, sem contar o estresse do trânsito, congestionamentos e afins.

Escritório digital e Home Office no seu escritório

Aderindo a um escritório digital é possível colocar em prática todas as facilidades que o mesmo proporciona. Afinal, o home office é muito eficiente para o aumento de produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Assim, para concretizar isso, é necessário que um sistema de gestão de escritório de qualidade. Um bom sistema de gestão pode auxiliá-lo e ser de extrema ajuda para realização da digitalização e implantação do home office, até porque alguns são desenvolvidos com essa perspectiva de realização.

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas