gestão de processos judiciais
Gestão na advocacia

O que é gestão por competências e como ela transforma o serviço jurídico?

A gestão por competências é uma forma de gerenciar equipes visando alto desempenho, produtividade e retorno para o seu escritório.

Ela busca identificar os pontos de excelência dos membros do time e utilizá-los em favor de toda a equipe e negócio.

Assim, o escritório de advocacia é composto por pessoas trabalhando naquilo que melhor podem fazer, e não apenas cumprindo uma obrigação nem prejudicando o trabalho que poderia ser melhor realizado por outra pessoa.

O que é gestão por competências?

Esse modelo de gestão leva em consideração diversos elementos que constituem as competências dos membros do time, sendo baseada no CHA.

Sendo assim, CHA é a sigla para Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Conhecimentos são a formação acadêmica e outros conhecimentos de cunho teórico que cada pessoa possui. Habilidades são suas competências técnicas, o que consegue executar e atitudes estão relacionadas às emoções e aos valores das pessoas.

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Analisando e conhecendo o seu time de maneira completa, englobando o que ele sabe, o que ele pode fazer e com quais motivações faz, o advogado pode extrair seu melhor, o colocando em posições que estejam de acordo com essas características.

O risco de não pensar dessa forma é ter, por exemplo, alguém que pode fazer muito em uma posição que contraria seus valores ou personalidade e, assim, acabe atrapalhando todo o fluxo de trabalho e reduzindo os resultados do escritório.

Quais os benefícios da gestão por competências?

Além de trazer as vantagens de negócio que comentamos antes, a gestão por competências traz vantagens competitivas.

Isso acontece porque são raros os escritórios de advocacia, no Brasil, que investem nesse tipo de gestão.

Gestão por competências

A maioria dos líderes de advogados possui o pensamento tradicional de que cada advogado deve trabalhar sozinho em todas as etapas processuais do caso a que foi designado.

Esse pensamento engessa o fluxo de trabalho, pois a potencialidade de uma pessoa para elaboração de back office, ou seja, petições, recursos e desenvolvimento de diversas peças pode ser reduzida se essa mesma for obrigada a realizar o atendimento jurídico inicial, aquele em que se identifica o problema do cliente, gerando um diagnóstico.

Nem sempre quem escreve bem possui as habilidades de identificação das necessidades do cliente e, dessa forma, o escritório se prejudica de diversas formas – em atendimento, em qualidade de produção e em satisfação dos colaboradores.

Resumindo, aderir à gestão de competências significa potencializar ao máximo as capacidades que uma equipe jurídica possui e assim, se colocar à frente em termos de mercado jurídico brasileiro.

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Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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