Seis pessoas (homens e mulheres) ao redor de uma mesa de madeira, análisando, gráficos, documentos, e conversando. Imagem representa a Hiperespecialização em escritórios de advocacia.
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Hiperespecialização em escritórios de advocacia: Como gerenciar e ter sucesso?

Atualmente na advocacia, o advogado não se vê mais apenas na necessidade de se especializar em uma área do direito. Para além dessa necessidade, vemos hoje no mercado um posicionamento bastante vantajoso e importante: a Hiperespecialização em escritórios de advocacia.

Adquirir um diferencial como advogado ou como escritório é cada vez mais determinante no sucesso dos negócios. A hiperespecialização se mostra uma ótima maneira de fazer isso.

Por que aderir à Hiperespecialização em escritórios de advocacia?

Considerando advogados que atuam sem escolher uma área do direito específica, aceitando diferentes tipos de casos, observam-se grandes problemas na produção e backoffice: é comum se tornar cada vez mais inviável sustentar um escritório que atenda casos de várias áreas do direito em contextos de atendimento à pessoa física.

O escritório fica sobrecarregado, pois a ocorrência de dúvidas a respeito dos casos costuma ser maior. Essa recorrência de necessidade de pesquisa ou consulta ao advogado mais sênior acaba trazendo uma lentidão para a produção do backoffice na advocacia – e tempo é algo que não se pode desperdiçar.

Como ela funciona?

A hiperespecialização em escritórios de advocacia é a melhor saída para superar a concorrência exacerbada do mercado. Ela garante resultados crescentes e também a satisfação do cliente.

O caminho é se dedicar a estudar com profundidade tipos de casos específicos. Diferente da atuação por grande área do direito – como previdenciário, consumidor e família, por exemplo – o escritório concentra-se em um tipo de público que pretende atender.

Dessa forma, passa a compreender as diversas particularidades daquele público, melhorando tanto a comunicação, quanto o aprofundamento de seu conhecimento técnico sobre o contexto do cliente.

A hiperespecialização pode, ainda, levar em conta uma das grandes áreas do Direito, como costuma acontecer. Mas outros critérios podem ser estabelecidos. Dentre eles a profissão, gênero, região geográfica, regime de tributação e regime de contrato de trabalho.

Além disso, também pode-se fazer a combinação de mais de um desses elementos. Assim, fica muito mais fácil de conquistar um diferencial para o seu trabalho como advogado ou para o escritório.

Ao invés de se propor a lidar com diferentes clientes ou tipos de processos de maneira mediana e razoável, se obtém o maior resultado possível trabalhando de maneira hiperespecializada. Também se desenvolve a autoridade do escritório perante aquele grupo que o escritório se debruça ao estudo e atendimento.

Escritório digital e a gameficação na equipe melhora a hiperespecialização

Através da digitalização de escritórios de advocacia é possível gerenciar a hiperespecialização em equipes e advogados que atuam sozinhos.

Alimentando uma plataforma digital com tarefas, processos e outros dados, se consegue implementar a gestão por tarefas e a gameficação na equipe. Assim, se identifica as ações mais rentáveis do escritório bem como a necessidade de treinamento e hiperespecialização em função de eventuais problemas encontrados no fluxo de trabalho do escritório.

Hiperespecialização e Gameficação: Como atender grandes demandas?

Os escritórios de advocacia sempre buscam a expansão, seja ela na cidade ou a nível nacional e internacional. Já sabemos que os primeiros passos para isso são a hiperespecialização e o atendimento jurídico digital. A partir disto surgem diversos questionamentos de como aproveitar essa oportunidade.

Hiperespecialização em escritórios de advocacia

A melhor maneira para por isso em pratica é gameficando o escritório. Analisando suas áreas e seus colaboradores, com os setores em ordem fica muito mais fácil começar a expansão. Vamos abordar alguns pontos abaixo.

Remuneração por tarefas

Um bom motivacional para equipe é a remuneração com base na produção do colaborador. Verificando suas tarefas diárias no mês e assim traçando um planejamento salarial para o mesmo alcançar e até ultrapassar no mês. Com certeza aplicando esse formato, o funcionário terá muito mais empenho na sua jornada de trabalho.

Além disso, fornece ainda mais flexibilidade nos horários da equipe, afinal, ninguém vai querer produzir pouco.

Análise da produtividade

Após a implantação da remuneração por tarefas, com base na produtividade da equipe, deve-se atentar à qualidade das tarefas concluídas que foram apresentadas. Uma análise detalhada deve ser feita, no mínimo mensalmente, analisando o tempo de realização de cada tarefa e a qualidade.

Oportunidades x Serviço prestado

Com a estruturação interna e encaixe da equipe é o momento de analisar as melhores oportunidades para seu escritório. A expansão do escritório com o atendimento jurídico digital só alcançará êxito quando você souber quais ações atacar e sua equipe souber como abraçar essas ações.

Com o estudo das melhores ações para prospectar você atingirá o nível de alcance perfeito para crescer ininterruptamente. A equipe estará pronta e motivada para esses novos objetivos e o principal estará comprometida com o sucesso do escritório.

Aproveite os benefícios para sua carreira

E então, já conhecia a Hiperespecialização em escritórios de advocacia e sua importância na advocacia de hoje no Brasil? Conheça nosso guia de gameficação do serviço jurídico para gerenciar bem a hiperespecialização no seu escritório.

Fale conosco e saiba mais!

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas