Silhueta de um homem de óculos olhando para a tela de um compotador onde está aberta uma página do Facebook. Imagem serve para ilustrar a possibulidade de recorrer a redes sociais para realizar a revisão do auxílio doença e de outros benefícios.
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Redes sociais para escritório de advocacia: saiba a melhor maneira de usá-las

Trabalhar com as redes sociais para escritórios de advocacia é um ótimo jeito de marcar a sua presença digital. Além disso, é possível se manter atualizado e atualizar o seu público sobre as questões que envolvem o mundo jurídico. 

E isso também vale para escritórios de advocacia, pois, mesmo que a Ordem dos Advogados proíba a promoção de conteúdo, ou seja, a publicidade direta a fim de conquistar clientela, você pode muito bem divulgar o seu trabalho de forma informativa. 

Portanto, considere atuar mais nas redes sociais do seu escritório de advocacia.

Para te ajudar nesta jornada, elaboramos este texto com tudo o que precisa saber para usar as ferramentas digitais a seu favor.

Boa leitura!

Quais são as plataformas que um escritório de advocacia pode se promover?

Se você é um advogado ou possui um escritório jurídico e ainda não tem presença nas plataformas digitais, é bom começar a planejar os primeiros passos. 

Afinal, essas ferramentas são ótimas na captação de clientes, ainda que isso seja feito implicitamente, assim como a sua retenção. Isso acontece através de transmissão de conteúdo de qualidade. Veremos sobre isso mais adiante. 

Assim, advogados ou escritórios de advocacia devem manter perfis nas principais redes sociais. As principais hoje são:

  1. Instagram;
  2. Facebook;
  3. Linkedin.

Essas são as redes sociais mais populares do mundo atualmente, contando com milhões de usuários ativos. Portanto, para atingir o maior número de pessoas possível, é preciso investir tempo nelas. 

Por isso, para te ajudar, vamos falar um pouco sobre cada uma delas para que você possa se familiarizar mais com as ferramentas. Vamos lá!

1. Instagram

O Instagram conta com milhões de usuários ativos no mundo todo. Isso faz dela um chamariz de marcas e pessoas postando conteúdo o tempo todo. 

Isso fez com que a própria plataforma investisse mais na forma de transmitir conteúdo. Por exemplo, hoje, é possível postar vídeos longos com a funcionalidade Reels para competir com o Youtube, conhecida como uma plataforma excelente para esse tipo de formato. 

Conteúdos curtos como Stories para mostrar o seu dia a dia no escritório também podem ser excelentes a fim de criar engajamento no seu perfil e proximidade com o cliente. 

O Stories também é útil para tirar dúvidas dos seus seguidores sobre assuntos jurídicos. Criando assim conteúdo informativo, o que não fere em nada as diretrizes da OAB.

Outra funcionalidade adicionada na rede é a de repostar ou postar conteúdo de outro perfil em parceria. Por exemplo, você pode pedir a permissão de outro perfil para postar em conjunto um mesmo conteúdo.

Mais ou menos como funciona um colab, isto é, uma colaboração entre perfis que partilham do mesmo público.

2. Facebook

O Facebook por sua vez, faz parte da mesma companhia, o que possibilita inclusive, o compartilhamento do mesmo post nas diferentes redes. Isso pode ajudar no engajamento e na popularização do seu perfil. 

Ela conta com praticamente as mesmas funcionalidades do Instagram, por isso a facilidade de compartilhamento de conteúdo. 

Outra função interessante que o Facebook permite, é o de criar um perfil profissional. Com ele, é possível trabalhar melhor a credibilidade, uma vez que, as pessoas verão que é um perfil de conteúdo sério. 

A dica aqui é criar um perfil profissional para o seu escritório de advocacia. Assim, o algoritmo fará todo o resto, aumentando as chances de outros advogados e escritórios acharem o seu conteúdo. 

Outras dicas para o caso de optar em usar o Facebook para o seu escritório de advocacia:

  • Tente elaborar conteúdos em diferentes formatos para testar o engajamento das pessoas, assim como o seu alcance;
  • É sempre importante acompanhar as métricas, ou seja, saber até onde o seu conteúdo está indo, qual é o melhor horário que as pessoas interagem com os posts, entre outras coisas;
  • Prepare diferentes tipos de conteúdo, por exemplo, informativos, aulas, exposições, etc.

Seguindo essas dicas, e claro, perseverando, você conseguirá alcançar resultados promissores ao implementar redes sociais para escritórios de advocacia. 

3. Linkedin

Linkedin é uma rede social mais abrangente no que diz respeito a conteúdo profissional. Ou seja, mais focado em compartilhamento de artigos e conteúdo mais técnicos relativos à sua área de atuação. 

É aqui no Linkedin que você pode se relacionar com outros da sua área. Afinal, é uma rede social que você pode compartilhar as suas experiências profissionais. 

Em outras palavras, é um grande currículo online e dinâmico que você pode utilizar para atualizar as suas habilidades e compartilhar isso mais rapidamente com todos os seus contatos. 

É por isso que contar com o apoio das redes é essencial na construção da autoridade como advogado. Além do mais, a sua presença no digital pode abrir mais possibilidades ainda. Veremos algumas delas abaixo.

Confira!

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Qual a importância das redes sociais para o profissional do direito?

Acima falamos um pouco das redes sociais que são interessantes manter para um escritório de advocacia. Agora, iremos abordar a importância de manter as redes atualizadas. 

Se destacar nas redes sociais pode ser importantíssimo para conseguir visibilidade no meio de atuação. Por exemplo, se o seu escritório é especialista em processos trabalhistas, é interessante manter os posts nesta linha. 

A mesma dica vale caso o seu escritório seja especialista em processos da vara cível. Isto é, mantenha o raciocínio dos posts neste tema. 

E isso independente de formato. O conteúdo deve ser rico e relevante para a área de atuação e para o público-alvo, para não atingir clientes “errados”. 

Em outras palavras, a mensagem a ser transmitida deve responder às principais angústias e dúvidas do seu público. Afinal, eles serão os seus clientes finais. 

Aposte em vídeos no Youtube ou Instagram, mesmo que o Instagram também possa ser usado para vídeos curtos e imagens. No Linkedin é ideal postar artigos e publicações maiores.

1. Redes sociais para advogados traz audiência orgânica

Através do uso de postagens frequentes nas redes sociais, é possível conseguir muito mais público orgânico para os seus canais. 

A audiência orgânica traz bons resultados, afinal, quem faz parte deste público é a pessoa que está pelo conteúdo relevante e não porque simplesmente o algoritmo a jogou lá.

2. Público orgânico traz construção de relacionamento

Ao investir neste tipo de conteúdo, vocês estará apostando em resultados a longo prazo, ou seja, em relações duradouras com seus clientes. 

Eles te seguirão, ouvirão ou lerão tudo o que tem a dizer sobre a área jurídica, pois saberão que vocês tem expertise no tema. Esse é o tipo de audiência que contratará os seus serviços e indicará para outras pessoas.

3. Custo-benefício

Não há nada melhor do que investir pouco em marketing e poder ter um retorno expressivo. As redes sociais são gratuitas, assim como a maioria de suas funcionalidades. Portanto, investir tempo aqui pode ser um divisor de águas no seu marketing. 

Enfim, neste texto vimos como é importante ter redes sociais para escritório de advocacia e assim como algumas dicas. 

Não se esqueça de se atualizar quanto às resoluções da OAB para atuar nas redes sem medo. Considere nos acompanhar por aqui também para não perder nenhuma novidade.

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Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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