Marketing Jurídico: Como iniciar com pouco lucro e necessidade de melhorias?

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A necessidade de conciliar uma margem de lucro curta com a necessidade de melhorias e investimentos exige que o trabalho de gestão seja feito o mais cuidadosamente possível.  Falaremos nesse post sobre como começar ações de marketing jurídico no seu escritório, mesmo tendo que lidar com baixos orçamentos e problemas de gestão.

Uma mesa branca com diversas coisas em cima: notebook, celular, planilhas, calculadora, bloco de anotações e caneta. Representa o planejamento financeiro para a implementação do marketing jurídico

Nós da ADVBOX conhecemos bem as dificuldades de ser um advogado gestor. Todos encargos que a administração de um escritório acarreta e a situação turbulenta no mercado de advocacia montam o cenário cotidiano da maioria dos advogados gestores hoje em nosso país.  No caso de pequenos e médios escritórios, é ainda mais complicado.

Marketing Jurídico pode iniciar gratuitamente

Sem absolutamente nenhum custo, muitas ferramentas gratuitas ajudam a dar os primeiros passos no marketing jurídico. A criação de plataformas online para o escritório, como páginas em redes sociais, sites ou blogs, é gratuita na maioria dos casos. Com uma página no Facebook ou Instagram, você adquire um ponto de contato muito mais amplo com clientes e potenciais clientes na sua cidade bem como a possibilidade de expansão do seu negócio para novas cidades.

Com seu escritório presente na internet, sua visibilidade aumenta e fica muito mais fácil de ser encontrado e indicado pelas pessoas inclusive na sua cidade, mesmo sem a compra de publicidade paga. A necessidade de ter uma página na internet como meio de contato é cada vez maior nos dias de hoje. Todo mundo está engajado nas redes sociais hoje em dia, por isso,  é um erro por parte dos advogados deixar de lado essa ferramenta poderosa.

Sem estar presente em redes sociais (logo, sem atendimento através delas) o escritório se torna inacessível para as pessoas e gera mais esforço e trabalho para o cliente obter seu atendimento. Se o cliente precisa ir tanto atrás do advogado, o advogado acaba virando um problema, o que resulta em uma experiência negativa e diminui demais as chances de recomendação do escritório por parte do cliente.

Reaproveitando recursos já existentes

Além dos recursos gratuitos existentes hoje, é importante considerar como aproveitar ao máximo os recursos que o escritório já tem a disposição, o que engloba tanto a margem de lucro mensal quanto o número de funcionários e advogados atuando na equipe. Considerando um dos principais custos em qualquer escritório que é o gasto em contratações de pessoal, tem-se a possibilidade de utilizar esse recurso humano para começar ações de marketing jurídico digital.

O time de advogados e o próprio advogado gestor podem reservar algumas horas de trabalho da semana para a produção de conteúdo, escrevendo artigos e posts para serem divulgados nas plataformas online do escritório.  O gerenciamento das redes sociais também pode ser feito assim, até porque não exige uma quantidade grande de trabalho por parte dos encarregados.

Dada a implementação de tais medidas, o próximo passo é a análise dos resultados obtidos. Calculando o retorno financeiro das ações inicias de marketing se consegue entender o seu impacto efetivo no escritório bem  como a possibilidade de gerar mais resultados em um futuro próximo.  Utilizar a receita obtida para reinvestir em ações de marketing maiores é uma ótima forma de traçar um caminho para o crescimento do seu escritório.

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