Um advogado navegando na internet pelo notebook, representando a busca por Notícias Jurídicas com qualidade
Gestão na advocacia

Notícias Jurídicas: 20 dicas de sites úteis e confiáveis

Estar atento às mudanças e aos novos acontecimentos no âmbito jurídico e legislativo nacional, bem como do executivo e do dinâmico mercado da advocacia, é de fato algo importantíssimo para qualquer advogado.

Por isso, é importante acompanhar notícias jurídicas em fontes confiáveis.

Sendo assim, existem muitas fontes na internet que fornecem notícias e artigos a respeito. No entanto, algumas delas apresentam conteúdos de baixa relevância. outras, tratam de temas importantes de maneira superficial, com uma linguagem que não se faz entender e não se mostra útil para o trabalho do advogado.

Ademais, vale ressaltar que alguns sites são mais específicos que outros, tratando mais diretamente de certas questões e de determinadas áreas do Direito. Isso provoca mais interesse para um determinado tipo de advogado.

Por isso, listamos abaixo vinte fontes confiáveis e úteis para diferentes tipos de advogados com conteúdos e notícias relevantes. Assim, você não perde tempo em sites ruins nas pesquisas online.

 1.Conjur

O site Consultor Jurídico é uma plataforma de altíssima qualidade e potencial informativo com mais de 20 anos e 3.5 milhões de usuários mensais.

Sendo assim, através de uma linguagem clara e eficiente, apresenta questões relevantes para advogados de todas as áreas. Contém mais de 165 mil textos de notícias, artigos e entrevistas feitas por nomes renomados do Direito nacional.

2. Migalhas

Migalhas é um dos sites mais acessados por quem busca informações do mundo jurídico na internet.

Ademais, possui colunas muito bem feitas, com caráter crítico e uma abordagem mais reflexiva e atual. Além dos artigos e noticias serem muito interessantes, também elucidam questões importantes sobre gestão e novidades do mercado de trabalho.

3. Âmbito Juridico

O Âmbito Jurídico é um site famoso entre os advogados brasileiros e tem sido acessado há muitos anos.

Criado em 1998, apresenta uma série de informações valorosas como artigos, indicações de livros sobre vários assuntos e noticias sobre a conjuntura do universo jurídico em nível nacional e internacional.

4. Jus Brasil

O Jus Brasil é um dos sites com conteúdo informativo mais bem organizados disponíveis na internet. Por isso, em função das seções separadas em categorias de assuntos, o site se torna mais fácil de navegar e extrair informações específicas.

Na seção de Legislações, por exemplo, se encontram listadas as últimas divulgações a respeito de novas leis, decretos, códigos e emendas. Se manter atento em mudanças nas legislações e nas decisões do executivo é muito importante.

5. JornalJurid

Mais um ótimo site para pesquisas online é o JornalJurid. Isso porque ele possui seções dividas por áreas do Direito com artigos, colunas, textos sobre jurisprudência e mudanças nas legislações. Além de noticias diárias muito bem escritas.

6. Olhar Jurídico

O Olhar Jurídico é um portal online de qualidade que promovo debates através da divulgação de notícias, artigos e vídeos. Por isso, possui editoriais de todas áreas do Direito, do ambiental ao empresarial. Se você costuma fazer pesquisas online, vale a pena conferir.

7. Jota

Com um foco voltado para notícias, o Jota é ótimo para ficar sabendo do que acontece nas instituições governamentais do país. Assim, tanto do judiciário quanto do executivo, o que vale a atenção de qualquer advogado e de vários outros profissionais da sociedade.

Além disso, possui profissionais da comunicação trabalhando em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Washington D.C., e mais de um milhão de leitores. Também apresentam diferentes tipos de serviços e assinaturas, fornecendo notícias de ponta com qualidade garantida.

8. Site OAB Goiás

Procurar por sites da OAB é muito bom porque fornece notícias específicas sobre a sua região, o que é difícil de achar as vezes em sites que produzem para todo o Brasil e as vezes até com notícias internacionais.

No site da OAB Goiás, por exemplo, se encontra conteúdo informativo sobre vários temas, desde posts sobre legislações até sobre marketing jurídico.

9. Site OAB São Paulo

Com uma página muito bem gestionada e organizada, a OAB SP proporciona todos os dias notícias sobre mudanças e novidades, tanto sobre a situação política, jurídica e legislativa do estado de São Paulo quanto do resto do país.

10. Site OAB Santa Catarina

No site da OAB SC, assim como nos sites das outras OABs do Brasil, se encontram serviços e noticias muito confiáveis para pesquisa, pois são instituições sérias e compromissadas com o país.

Ademais, a OAB SC possui inclusive um canal no Youtube, onde divulga vídeos de notícias, entrevistas, palestras e comentários sobre vários assuntos, mais especificamente da região do estado de Santa Catarina.

11. Site Conselho Federal da OAB

Artigos, livros, notícias e outras publicações são disponibilizados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Assim, com abrangência a nível nacional e ótimas publicações postadas todos os dias, é mais um excelente site para o advogado utilizar como fonte de notícias e outros conteúdos.

12. Sites dos Tribunais

Nos sites de vários tribunais do país se encontram informações e notícias não só sobre os respectivos tribunais, mas também sobre diversas novidades no âmbito jurídico e legislativo do Brasil. Um exemplo é o site do TRF3, com postagens regulares e de grande utilidade para qualquer tipo de advogado.

13. INSS

No site do INSS vários serviços são disponibilizados, como agendamentos, cálculo de guia da previdência social e consultas. Sendo assim, as notícias do site dizem respeito ao Direito Previdenciário e ao INSS.

O lado bom de usar essa plataforma online é pegar notícias e informações diretamente na fonte, pois se trata do site do principal órgão previdenciário do país e apresenta artigos bem escritos e notícias de última hora.

14. Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário

O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário é uma instituição de qualidade com um compromisso sério e competente na produção científico-jurídica da área do Direito Previdenciário.

Ademais, uma série de publicações são postadas no site quase todos os dias da semana, inclusive em uma revista própria da instituição disponível para assinatura no site.

15. Koetz Advocacia

Sendo um escritório renomado a nível nacional, com um trabalho constante e inovador dentro do Direito Previdenciário, possui um ótimo site com conteúdo informativo e notícias atualizadas sendo publicadas toda semana.

Ademais, além das notícias, outras informações de utilidade prática para o dia a dia de trabalho do advogado previdenciário são fornecidas no site, como palestras, cursos e materiais previdenciários (conteúdo e petições), todos excelentes.

16. Site do Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho possui um site com uma grande quantidade de informações valorosas e atualizadas sobre o Direito trabalhista do Brasil como um todo.

Notícias sobre as novidades no funcionamento dos órgãos públicos, sobre a situação do trabalhador e do governo federal em relação as questões trabalhistas do país são publicadas quase diariamente no site.

17. Portal Nacional do Direito do Trabalho

Na página do Portal Nacional do Direito do Trabalho se encontram conteúdos e serviços de variados tipos, como vídeos, boletins informativos, cursos e até venda online de livros jurídicos sobre Direito Trabalhista, o que é muito útil para estudos e pesquisas mais aprofundadas.

Todos os dias várias notícias de diferentes estados do Brasil são postadas, de tal maneira que o site se mostra de grande ajuda e bastante atualizado.

18. Instituto Brasileiro de Direito de Família

Há mais de 20 anos contribuindo para o Direito de Família no Brasil através de um conteúdo sério, conta com uma equipe de profissionais do Direito de vários tipos e também de outras áreas, como juízes, advogados, promotores, procuradores e até psicólogos e psicanalistas.

Ótimo site para os advogados do Direito de família pesquisarem e se atualizarem no dia a dia de trabalho.

19. Canal Ciências Criminais

Com uma forte atuação e muitos seguidores nas redes sociais, o Canal Ciências Criminais apresenta blog posts comentando sobre notícias e assuntos relacionados ao Direito Penal e Criminologia.

Em um site organizado, disponibilizam artigos, notícias, cursos online, entrevistas e colunas muito interessantes para quem atua na área e se interessa por pesquisas online.

20. Blog Advbox

Além de fornecer os melhores serviços do mercado de softwares para gestão de escritórios, disponibiliza gratuitamente conteúdo de ponta através de um blog gestionado por uma equipe de alta performance composta por profissionais do Direito e do marketing trabalhando de forma integrada.

Com um foco mais voltado para inovações e empreendedorismo no âmbito advocatício, fornece artigos, dicas e notícias sobre vários temas, se mostrando um excelente blog para pesquisa e estudo que atinge principalmente advogados e donos de escritórios com vontade de crescer e se destacar no mercado atual.

Aproveite essas indicações e mantenha a equipe do seu escritório bem informada sobre os acontecimentos jurídicos e políticos do país.

TRIAL
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas