ADVBOX

Os Ambientes Influenciam Diretamente no seu Desempenho na Advocacia

Já faz um tempo que a Arquitetura está olhando para a influência dos ambientes na vida das pessoas através da Neuroarquitetura.

Por isso, a ADVBOX convidou a especialista no assunto, Yasmine Rosa, arquiteta e projetista de ambientes profissionais para escrever em nosso blog.

Com comprovações científicas, foi possível observar o quanto um ambiente mal projetado influência no dia-a-dia dos profissionais, inclusive na área jurídica, onde o desempenho na advocacia é influenciado.

O Brasil é o país com mais casos de ansiedade e depressão na América Latina, os índices ultrapassam a média mundial e está no ambiente de trabalho o local onde as pessoas mais sofrem destas doenças.

Gostaria de lhe trazer uma reflexão.

Até que ponto investir apenas em qualificação, preparação e produtividade é o suficiente?

Você precisa se desenvolver diariamente, mas se não possuir uma boa saúde física e mental de nada adiantará.

É necessário, olhar para o ambiente que você permanece praticamente o dia inteiro e usá-lo a seu favor para atingir grandes resultados.

Escrevi recentemente no Blog do meu studio sobre a arquitetura da casa e a influência na qualidade de vida, mas são dicas que você pode muito bem aplicar ao seu escritório, dá uma olhada depois aqui.

E sobre isso há estudos mundiais muito recentes e respeitados, segundo um estudo realizado pela renomada Human Spaces, com 7600 funcionários de 16 países, foi comprovado que a utilização de uma melhor iluminação natural, conexão com o externo através de janelas e o uso de plantas aumentou em 15% a produtividade, criatividade, bem-estar e satisfação de estar naquele ambiente.

Sentir-se bem muitas vezes equivale a ser capaz de produzir mais e melhor.

Imagine sua equipe jurídica inteira aumentando o seu desempenho com pequenos ajustes no espaço e pouco investimento.

Quanto mais o ambiente nos proporcionar qualidade de vida e bem-estar, mais desejaremos estar naquele espaço, como consequência, nos tornamos mais produtivos, entusiasmados e automaticamente os resultados simplesmente acontecem em maior proporção e velocidade.

Desenvolver melhorias no ambiente de trabalho nem sempre requer grandes investimentos. Realizando algumas adequações é possível transformar seu local de trabalho em uma ferramenta para grandes resultados e mais qualidade de vida.

Recentemente visitei alguns escritórios de advocacia para analisar como são dispostos os ambientes, e percebi que ainda é muito comum a existência de arquivos físicos em uma sala ou até dentro do mesmo ambiente que o advogado labora diariamente.

São inúmeras pastas de arquivos de papel guardados em armários antigos ou prateleiras, sugando umidade, traças e todo tipo de sujeira para manter documentos por anos, e que sequer servem para alguma coisa ainda.

Enquanto arquiteta fiquei surpresa, pois sempre admirei os advogados como uma classe profissional arrojada e à frente, porém percebi que tenho muito a ajudar.

Os arquivos físicos, por exemplo, devem ser exterminados sempre que possível, e sua área deve ser aproveitada para o bem estar dos advogados e seus colaboradores.

Entretanto, alguns profissionais responderam para mim ao indagar sobre a falta de espaço do seu ambiente qual seria a solução, e todos falaram que a única solução seria ampliar o escritório com uma Reforma ou aluguel de mais espaço (sala ao lado ou sala maior), mas será mesmo? Obviamente que não.

Ao pesquisar me deparei com este artigo no Blog da ADVBOX, pois pode estar trazendo as informações que você precisa para resolver o seu problema de espaço sem gastar nada.

Além disso, sugiro que conheça nossa consultoria online sobre espaços e ambientes chamada MEU LAR, que é perfeitamente aplicável à Escritórios de Advocacia.

Fale conosco para saber mais!

Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas