transformação digital
Tecnologia e Advocacia digital

Transformação Digital na advocacia: Como impulsionar seu escritório para o futuro

A transformação digital é o processo de digitalização e transformação que a sociedade passa, principalmente com o avanço da tecnologia. 

Desse modo, na advocacia, ela é o processo de modernização do trabalho dos advogados, que passam a utilizar as ferramentas digitais para conseguir um melhor desempenho e competitividade no setor jurídico.

Mas como a transformação digital impacta de fato o setor? Quais são os principais pilares, benefícios e desafios dessa mudança? Como os advogados podem se adaptar e se preparar para o futuro da profissão?

Isso e muito mais você vai conferir neste conteúdo, acompanhe!

Os principais pilares da transformação digital na advocacia

A transformação digital na advocacia envolve a adoção de diferentes tecnologias que podem otimizar e automatizar os processos e fluxos de trabalho dos escritórios de advocacia.

Além disso, também servem para facilitar o acesso e a gestão dos documentos e dados jurídicos. 

São várias ferramentas e processos que podem ser utilizados, porém vamos destacar 3 pilares principais:

1. Automação de processos e de fluxo de trabalho

Consiste em usar softwares e ferramentas que permitem automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como cadastro de clientes, controle de prazos, emissão de boletos, envio de notificações, etc. 

Dessa forma, os advogados podem economizar tempo e recursos, além de reduzir erros e falhas humanas.

2. Digitalização de documentos

Nesse processo temos a conversão de documentos físicos em arquivos digitais, o que além de diminuir -ou até eliminar – o uso de papéis, agrega outros benefícios operacionais.

Ou seja, os documentos passam a ser armazenados em nuvem, o que facilita o acesso além de agregar uma camada de segurança a mais com opções de criptografia e certificação digital.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Inteligência artificial (IA)

Por fim, o pilar mais recente e talvez controverso é a inteligencia artificial e machine learning.

A saber, essas ferramentas utilizam sistemas computacionais que simulam a capacidade humana de raciocínio, aprendizado e tomada de decisão. 

Na advocacia pode ser aplicado a fim de realizar análises preditivas, extrair informações relevantes de documentos, gerar peças processuais, entre outras funções.

No entanto é preciso utilizar com cautela, afinal essas IAs ainda apresentam falhas, além do fato de que podem expor seus dados sensíveis.

Como a tecnologia está impactando a advocacia no Brasil? 

A tecnologia está impactando a advocacia no Brasil de diversas formas, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito. 

O impacto mais expressivo, portanto, é a agilidade que essas novas ferramentas oferecem a processos repetitivos do dia a dia da operação.

Além disso, também permitem que o atendimento aos clientes seja personalizado, o que melhora a experiência de forma geral.

O armazenamento em nuvem permite um acesso rápido e remoto a documentos e ao andamento dos processos.

Assim, tanto o profissional do direito quanto os clientes podem acompanhar o status do que acontece com os processos jurídicos.

Consultas a legislação também ficam muito mais simples, o que contribui para que os advogados façam análises jurídicas muito mais ágeis e assertivas.

Por fim, tudo isso vai culminar em maior competitividade do escritório no mercado jurídico, oferecendo serviços diferenciados e agregando valor aos seus clientes. 

Além disso, podem ampliar o seu alcance e atender clientes de diferentes localidades.

Quais são as transformações digitais?

As transformações digitais são as mudanças que ocorrem na sociedade e nas organizações em função da evolução da tecnologia. 

Isto é, elas envolvem aspectos culturais, comportamentais, econômicos e sociais.

Na advocacia, as transformações digitais estão relacionadas à forma como os advogados exercem a sua profissão, interagem com os seus clientes e se adaptam às novas demandas e tendências do mercado jurídico.

1. Advocacia 5.0

A advocacia 5.0 é o conceito que representa a nova era da advocacia, marcada pela transformação digital e pela inovação. 

Nessa era, os advogados devem estar preparados para lidar com as novas tecnologias, como a inteligência artificial, o blockchain, a internet das coisas, entre outras.

Implica também no desenvolvimento de novas habilidades e competências, como a criatividade, a colaboração, a comunicação, a liderança e o empreendedorismo.

A advocacia 5.0 exige uma mudança de mentalidade dos advogados, que devem estar abertos à aprendizagem contínua, à experimentação e à adaptação às mudanças.

2. O que é jurimetria?

A jurimetria é a ciência que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar dados e fenômenos jurídicos. 

É usada, portanto, para medir a probabilidade de sucesso de uma ação judicial, identificar padrões e tendências nos tribunais, avaliar o impacto de políticas públicas, entre outras aplicações.

Aliada a soluções de machine learning e inteligência artificial, pode gerar resultados ainda mais assertivos e eficientes para escritórios de advocacia.

Desafios e considerações éticas na transformação digital da advocacia

Novas soluções trazem também novos desafios e a transformação digital na advocacia não foge a essa regra.

O setor jurídico ainda é muito tradicional, em especial aqui no Brasil e isso vai pautar os principais empecilhos para digitalização do setor.

1. Mentalidade

Muitos advogados ainda resistem à mudança e têm dificuldade em adotar as novas tecnologias. 

Isso pode atrasar a competitividade e a atualização do escritório e de seus profissionais. 

Por isso, é importante que os advogados tenham uma mentalidade aberta e flexível para se adaptar às novas realidades e aplicá-las para o bem dos seus clientes.

2. Armazenamento e uso de dados

Com o aumento do volume de dados gerados e coletados na advocacia, surge também a necessidade de garantir a segurança e a privacidade desses dados. 

Afinal, já existem normas legais e éticas a serem seguidas quanto a armazenagem e manuseio de dados de clientes.

A principal legislação relativa ao uso de dados é a LGPD.

3. Dificuldades em encontrar a solução certa

A oferta de soluções de técnologia que podem ser aplicadas a gestão de um escritório de advocacia é grande, e isso é um fator que causa confusão.

O mais recomendável é buscar aquelas soluções que apresentam uma segmentação para atender as especificidades do mercado jurídico.

Portanto antes de decidir as ferramentas a utilizar, pesquise quem oferece tais soluções para atestar a credibilidade e os reais benefícios.

O que faz um advogado que atua no Direito digital?

Um advogado que atua no Direito digital é aquele que se especializa em questões jurídicas relacionadas ao uso da internet e das tecnologias digitais. 

Ele pode atuar em áreas como:

  • Direito da informática que envolve questões como contratos eletrônicos, comércio eletrônico, propriedade intelectual, software, hardware, etc;
  • Direito da internet onde vai tratar de questões como crimes cibernéticos, privacidade, proteção de dados, liberdade de expressão, responsabilidade civil, e afins;
  • Direito das telecomunicações como regulação dos serviços de telecomunicações, telefonia móvel, internet banda larga, TV por assinatura, entre outros.

O que é transformação digital?

Para entender como funciona a transformação digital com exemplos práticos, separamos 3 empresas que são lideres em seus respectivos mercados, confira:

1. Netflix

A empresa de streaming começou como um serviço de locação de DVDs por correio e se transformou em uma das maiores plataformas digitais do mundo.

Foi a pioneira em oferecer conteúdo personalizado e original para os seus usuários por uma mensalidade bastante acessível.

2. Nubank

A ideia original da fintech era oferecer um cartão de crédito sem burocracia e sem anuidade, usando uma estratégia de members-get-members (membros convidam membros)

Toda a praticidade oferecida pelo Nubank, fez com que a empresa caísse no gosto popular e naturalmente passou a agregar outros serviços financeiros.

Atualmente se tornou um banco digital, sem dúvida um dos maiores do Brasil e abriu capital na Bolsa de Valores se consolidando entre os líderes em serviços financeiros e bancários.

3. Uber

Por fim temos a Uber, que usou uma solução simples para conectar motoristas e passageiros com um sistema de GPS.

Isso permitiu uma mobilidade urbana muito mais prática e conveniente que praticamente tomou de assalto a fatia de mercado dos taxistas.

Todo o sistema da Uber só foi possível por conta do avanço tecnológico e do amplo acesso a smartphones com internet.

O papel da liderança e da cultura organizacional na transformação digital

A liderança e a cultura organizacional são fatores essenciais para o sucesso da transformação digital na advocacia. 

Os líderes dos escritórios de advocacia devem estar alinhados com a visão e os objetivos da transformação digital, bem como incentivar e apoiar os seus colaboradores nesse processo.

Além da mudança de mentalidade que apontamos nos desafios, é preciso também fazer uma mudança cultural no escritório para entender a importância da digitalização.

O futuro está cada vez mais conectado e isso é irreversível, portanto, empresas que não incorporam soluções tecnológicas à sua operação estão fadadas a ficar para trás.

Entenda a transformação digital como uma oportunidade para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços jurídicos, para oferecer uma experiência satisfatória ao seus clientes.

Como os serviços da ADVBOX digitalizam seu escritório

A ADVBOX é uma empresa que oferece soluções tecnológicas para a advocacia. 

Possuímos uma plataforma online que permite aos advogados gerenciar seus processos, documentos, clientes, finanças e equipe de forma integrada e eficiente.

Com a ADVBOX, os advogados podem:

  • Acessar seus processos e documentos de qualquer lugar e dispositivo;
  • Automatizar o cadastro e o acompanhamento dos processos;
  • Controlar os prazos e as atividades da equipe;
  • Emitir relatórios e gráficos gerenciais;
  • Comunicar-se com os clientes por meio de um portal exclusivo;
  • Integrar-se com outros sistemas e ferramentas jurídicas.

A ADVBOX é uma solução completa e especializada para a transformação digital na advocacia. 

Ela ajuda os advogados a otimizar seu tempo, aumentar sua produtividade, melhorar sua qualidade e se diferenciar no mercado jurídico.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Gestão de serviços jurídicos: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas