Hoje vamos abordar os principais problemas em escritórios de advocacia que não os deixam evoluir. Afinal, não existe nada pior que chegar naquele ponto em que não se consegue ter uma perspectiva do futuro. O escritório tem um alto custo mensal e a receita não aumenta. Pelo contrário, em alguns meses vem abaixo do necessário para cobrir as despesas. Se isto estiver ocorrendo é hora de fazer algumas mudanças e planejar os próximos meses.

problemas em escritórios de advocacia

Os principais problemas em escritórios de advocacia

Falta de planejamento e controle financeiro

Advogados são conhecidos como bons leitores e escritores. Como contabilistas, a história já é diferente. Muitos escritórios pecam nessa área. Às vezes o próprio gestor tenta assumir essa função inteiramente, assim como tantas outras do escritório. É ai que o problema generaliza.

Nada melhor para um escritório do que ter um profissional responsável exclusivamente por isso. Organizando mensalmente e anualmente o planejamento financeiro do escritório, diferenciando o que será custo e o que será reinvestido no escritório. Ter as contas em dia traz tranquilidade à equipe e, consequentemente, aumento e melhora na produção.

Não cativar os clientes

Não raramente, nos deparamos com escritórios que vem enfrentando problemas com a comunicação junto aos clientes. Esse é um problema que em hipótese alguma pode ocorrer. Porém, ocorre. Muitas vezes por falta de tempo dos advogados em prestar a devida atenção ou por desorganização do escritório.

Os motivos pelas quais os clientes não vêm recebendo a devida atenção e tratamentos devem ser estudados. A desorganização se for o caso deve ser combatida, a falta de tempo deve ser entendida como falta de prioridades. Clientes devem ser prioridade sempre!

Clientes são um dos principais prospectores de novos clientes do escritório. São responsáveis por gerar uma imagem limpa e de confiança dos serviços que foram prestados. Com a devida valorização todo processo fica mais fácil, até mesmo o momento da cobrança dos honorários.

Desconhecimento sobre Tecnologia

A tecnologia hoje em dia, com todos avanços que possuímos, vem auxiliando a resolução de problemas em escritórios de advocacia de uma maneira extraordinária. O gestor de escritório que acredita não necessitar de tecnologia dentro do seu escritório estará afundando aos poucos.

Com a inserção digital do seu escritório, você conseguirá resolver os problemas citados previamente. Mas como isso? Através do acesso e cruzamento rápido de dados que lhe conferem maior poder de decisão e controle sobre as finanças, produtividade e qualidade no atendimento dentro do seu escritório.

Esses três problemas, com certeza, são os principais que os escritórios enfrentam na atualidade. Os resolvendo, o escritório terá uma boa rentabilidade e com pouco stress. Um gestor de escritório não pode desconhecer estes problemas e precisa saber enfrentá-los. Nada melhor que planejar o futuro e ter uma tranquilidade em desempenhar as atividades e cobrar dos colaboradores.

Banner para clicar e fazer download do guia "Ferramentas de planejamento para advocacia"

Katiussa Bittencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.


Katiussa Bittencourt

Katiussa Bittencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.