Custo de um processo judicial
Gestão de Equipes e Liderança

5 áreas de crescimento de escritórios de advocacia

Ao longos dos anos diversas profissões e áreas de atuação surgem e se desenvolvem no mercado de trabalho. Entretanto, algumas como o Direito, se mostram em pleno desenvolvimento em diferentes épocas. 

Entretanto, seguindo a necessidade e a transformação do mundo, o crescimento de escritórios de advocacia é constante. Com isso, entender um pouco mais sobre as áreas e como desenvolver um escritório é fundamental para obter melhores resultados. 

Sendo assim, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre 5 áreas que estão em franco desenvolvimento na advocacia. Além disso, confira algumas dicas para buscar o crescimento de escritórios de advocacia e se tornar mais competitivo.

Qual a área que mais cresce no Direito?

Embora o Direito ofereça uma vasta quantidade de segmentos, existem algumas áreas que estão em franco crescimento. De modo geral, esse desenvolvimento sempre vem atrelado ao modo como as pessoas, empresas e o mercado agem no atual momento. 

Assim, a crescente ou caída de uma área da advocacia está diretamente relacionada ao desenvolvimento de novas tecnologias, interações entre pessoas e demais situações. Logo, é um reflexo dos problemas enfrentados no cotidiano de todo cidadão. 

  • Direito Tributário;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Digital;
  • Direito da Propriedade Intelectual;
  • Direito Ambiental.

1. Direito Tributário

A partir do desenvolvimento econômico de diversos países e outros segmentos, o Direito Tributário vem se tornando uma área muito procurada. Afinal, tanto pequenas quanto grandes escritórios precisam pagar, com transparência, os tributos devidos. 

Com isso, ao atuar nessa área, o escritório de advocacia deve ter um vasto conhecimento sobre leis e finanças, para buscar as melhores alternativas, evitando prejuízos financeiros. Vale destacar que o profissional pode prestar consultoria a outros escritórios, auxiliando na prestação de contas. 

2. Direito Trabalhista

O desenvolvimento do poder privado e a Reforma Trabalhista proporcionaram um grande crescimento de escritórios de advocacia voltados para o Direito Trabalhista. Desse modo, a relação entre mercado e trabalhador requer cada vez mais cuidados.

Assim, para evitar possíveis desencontros entre os envolvidos, o advogado trabalhista tem o papel de apresentar a melhor solução, buscando alcançar os objetivos e direitos do seu cliente. Com isso, apresentar um diálogo respeitoso entre as partes, para a obtenção de acordos coerentes para ambos os lados. 

3. Direito digital

A partir do crescimento do ambiente virtual, principalmente das redes sociais, o crescimento de escritórios de advocacia voltados para o Direito Digital é notório. Com isso, consumidores, pequenos e grandes empreendimentos devem estar mais atentos, principalmente, à Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

De modo, para garantir a segurança de cada usuário, assim como sua honra, em um ambiente muitas vezes hostil, à presença dessa área é fundamental. Sendo assim, uma das áreas de maior crescimento e impacto no segmento do Direito. 

Para isso, cada vez mais os profissionais têm atuado para a criação de leis sobre crimes cibernéticos e na melhor orientação sobre o uso correto do universo digital. Assim como, grandes redes sociais, investindo em política de proteção de dados e combate a crimes de ódio e fake news.

4. Direito da Propriedade Intelectual

Uma das áreas mais antigas do Direito, voltada para a propriedade intelectual, tem sofrido diferentes alterações a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso, para combater possíveis cópias e fraudes esse serviço é fundamental. 

De modo geral, ela está relacionada a três temas: Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Suis Generis. O primeiro engloba o direito do autor, da criação de programas, músicas e diferentes artes,

Por sua vez, a propriedade industrial tem relação com desenvolvimento de marca, patente, segredos industriais e desenho industrial. Por fim, a proteção suis generis destaca o registro de topografia de circuito integrado, o registro de cultivares, o acesso ao patrimônio genético e os conhecimentos tradicionais.

5. Direito Ambiental

Por fim, outra área de crescimento de escritórios de advocacia é o Direito Ambiental. Afinal, cada vez mais o mundo tem abordado mais sobre temas de sustentabilidade e desenvolvido parâmetros a serem seguidos para melhorar o equilíbrio ambiental. 

Com isso, os profissionais e escritórios desse ramo devem estar sempre atentos às leis e responsabilidades de cada mercado. Assim como, podem atuar diretamente com a verificação das leis sobre as diversas organizações.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Como fazer crescer um escritório de advocacia?

Agora que você já conhece algumas das áreas de advocacia que mais se destacam no cenário do Direito, que tal conhecer algumas dicas para desenvolver seu escritório? Confira agora 4 pontos fundamentais para obter melhores resultados e oferecer serviços jurídicos de maior qualidade.

1. Planejamento estratégico

A primeira dica é uma das mais importantes para o desenvolvimento de qualquer escritório nos mais variados mercados de trabalho. Com isso, o desenvolvimento de um bom planejamento estratégico é fundamental para definir os melhores caminhos para alcançar os êxitos desejados. 

Para isso, é o momento de se cercar de profissionais capacitados, entender as possibilidades de crescimento e compreender a capacidade financeira e prática do escritório. 

A partir disso, será possível desenvolver os próximos passos com uma maior clareza sobre as reais necessidades e possibilidades. Ou seja, possibilita um entendimento claro sobre o momento do escritório, determinando o foco de atuação para cada momento. 

2. Definição de objetivos

A segunda dica é a partir do planejamento estratégico traçar pequenos e grandes objetivos a serem alcançados pelo escritório. Portanto, procurar estabelecer metas factíveis e de curto, médio e longo prazo ajudam a manter o foco e crescimento contínuo, logo manter a alta produtividade no escritório.

É muito importante destacar que os objetivos precisam estar alinhados com o planejamento e momento do escritório, sempre almejando solidificar a reputação do mesmo no cenário envolvido. 

3. Investir em capacitação e comunicação interna

Um escritório, pequeno ou grande, requer a ajuda contínua de vários profissionais. Portanto, para o crescimento de escritórios de advocacia é fundamental a contratação, retenção e investimento em treinamentos dos profissionais envolvidos. 

A partir disso, torna-se mais fácil o desenvolvimento de uma sólida comunicação interna, facilitando o entendimento da rotina de trabalho. Assim como, criando um engajamento muito maior dos profissionais para a conquista dos objetivos traçados, facilitando assim, a gestão do escritório. 

Com isso, é muito importante que os profissionais se sintam valorizados e parte importante do projeto. Para isso, é essencial que o escritório invista em capacitação constante, feedbacks, avaliação frequente dos processos utilizados internamente e dos resultados obtidos.

4. Investimento em tecnologia 

Por fim, para o crescimento de escritórios de advocacia é fundamental que o escritório esteja alinhado com as necessidades do mundo atual. Assim, o investimento em software jurídico de gestão, como o Taskscore são fundamentais. 

A partir do sistema o escritório pode ter uma gestão muito mais assertiva, analisando em tempo real cada etapa de processos e desempenho dos envolvidos. Além disso, para a retenção de novos clientes é essencial investir em marketing jurídico.

Ou seja, desenvolver conteúdos de qualidade e que atraiam a atenção do público-alvo do escritório, com assuntos de fácil entendimento e funcionais. Assim como, o desenvolvimento de canais de comunicação diretos com o cliente para a melhor satisfação dos mesmos.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Gestão de serviços jurídicos: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas