andamentos processuais
Advocacia

Como a tecnologia está inovando o mercado jurídico?

É inegável que as mudanças tecnológicas das últimas décadas, impulsionadas principalmente pela internet, transformaram os diversos setores da sociedade de diversas formas e hoje estão inovando o mercado jurídico de forma acelerada.

Das etapas operacionais mais simples, como peticionar em um processo, às mais complexas e subjetivas, como o relacionamento entre escritórios, é fácil perceber um movimento de transformação tecnológica profunda no mercado jurídico.

O momento atual é propício para compreender o cenário do mercado jurídico e aprender o que é necessário para ser capaz de aproveitar as possibilidades.

Participar ativamente do processo de transformação do mercado jurídico a partir das novas tecnologias é a maior garantia para que se implemente as mudanças nos escritórios de forma fácil, sem traumas ou resistência.

Como participar da transformação do mercado jurídico?

Participar da criação de um novo cenário motiva advogados e equipes a caminharem para o futuro. Para que s faça isso de maneira satisfatória é preciso conhecer o caminho que se está buscando trilhar.

A transformação mais significativa do mercado jurídico nos últimos anos é o advento da advocacia 5.0. Ainda que quem fosse mais ligado à advocacia digital já estivesse familiarizado com ela, foi a partir da pandemia de Covid-19 que sua popularização ocorreu.

O que vimos nos últimos dois anos foi a decadência da advocacia 4.0 e a ascensão da advocacia 5.0 como protagonista do mercado jurídico. Mas você sabe me dizer qual a diferença entre esses dois modelos de advocacia?

O que é a advocacia 4.0?

O mercado jurídico sempre acompanhou as mudanças pelas quais a sociedade passou, inclusive, e talvez principalmente, no que diz respeito às inovações tecnológicas. Dessa forma, quando a tecnologia digital se tornou constante socialmente, esse processo também atingiu o mercado jurídico.

E é por essa onipresença da tecnologia no mercado jurídico que se caracteriza a advocacia 4.0. É possível compreendê-la como a inclusão de métodos digitais em escritórios de advocacia na busca por melhores resultados e otimização da produção jurídica.

Ainda que tenha sido uma revolução no mercado jurídico, existem muitos críticos à advocacia 4.0 por seu foco excessivo em questões internas aos escritórios e busca por resultados. Para suprir essas demandas, desenvolveu-se a advocacia 5.0

arte de ebook de meios de produção na advocacia

O que é a advocacia 5.0?

A advocacia 5.0 compartilha muitas características com a advocacia jurídica. Uma das principais é a presença massiva da tecnologia digital como ferramenta de otimização da produção jurídica. Porém, diferente da sua antecessora, seu foco se amplia significativamente.

Nessa nova percepção do modelo de advocacia, o fator humano ganha uma relevância ímpar. Ao invés de uma visão extremamente internalizada e voltada apenas para a melhoria dos resultados do escritório, busca-se a externalização e atenção ao cliente.

Na advocacia 5.0 entende-se que a tecnologia digital tem o poder de melhorar o mercado jurídico como um todo, incluindo as pessoas que precisam recorrer a ele. Ou seja, é a tecnologia utilizada como ferramenta para a melhoria da vida da população e para a democratização do acesso aos direitos.

Qual a realidade do Mercado Jurídico digital?

Agora que os conceitos de advocacia 4.0 e advocacia 5.0 já estão esclarecidos, é importante conhecer como a realidade do mercado jurídico está sendo afetada de forma direta.

Para isso, traremos nesse artigo três dos fenômenos mais significativos e que estão presentes de forma contínua no mercado jurídico brasileiro. Ou seja, são fenômenos com os quais você irá interagir muito em breve, se já não o fez anteriormente.

1. Processo eletrônico

A Justiça brasileira tem fama de ser pouco ativa e movimentar-se com dificuldade há muito tempo, mas com a implementação do processo eletrônico a alteração dessa realidade toma forma.

O efeito causado por essa mudança é o mais simples que se possa pensar: o tempo que o advogado levaria para ir do seu escritório ao cartório realizar uma juntada de documentos, além do tempo de levar os autos até o juiz e manuseá-los, é reduzido drasticamente.

Esses processos anteriormente levariam muito tempo e necessitariam de uma dedicação exclusiva do profissional jurídico, e com o processo eletrônico levam apenas alguns minutos.

Em escritórios que possuem conexões de alta velocidade, como a fibra ótica, esse tempo pode ser ainda mais reduzido. Individualmente o ganho já é muito significativo, com advogados tendo disponibilidade de se dedicarem a assuntos diversos. 

E se pensamos no mercado jurídico de forma ampla é ainda mais impressionante. Imagine o resultado obtido quando todos os escritórios do mercado jurídico brasileiro ou o sistema judiciário como um todo aderirem a esse tipo de sistema.

Os ganhos de tempo, e consequentemente recursos, serão praticamente inimagináveis.

2. Digitalização dos escritórios

A consequência imediata da implementação do processo eletrônico no sistema judiciário brasileiro é a digitalização dos escritórios. Em um primeiro momento, escanear todos os documentos dos clientes e armazená-los de forma eletrônica é suficiente.

Mas é importante citar que para que um escritório mantenha a relevância no mercado jurídico é necessário mais do que isso.

O mais indicado é sempre utilizar um software que seja capaz de realizar a gestão dos dados e arquivos de maneira segura para evitar preocupações futuras.

Mas vamos pensar nas implicações diretas da digitalização de todos os documentos e o motivo pelo qual é indicado realizar esse procedimento.

Bom, por que gastar com impressões e cópias impressas de documentos que serão juntados apenas de forma digital?

Dessa forma, se torna possível livrar-se das pilhas e mais pilhas de documentos, os quais podem ser extraviados e estragados por mau armazenamento, além de diminuir significativamente os gastos que escritório o escritório teria com a manutenção de um arquivo. 

O que é um escritório virtual?

Mas a gestão e armazenamento digital seguro já não são as únicas formas de digitalizar um escritório.

Da mesma forma que o varejo se adaptou à modalidade e-commerce, os escritórios de advocacia caminham rapidamente para um modelo de escritório virtual.

Um exemplo proeminente é a Koetz Advocacia, que fechou seu “balcão” e montou um sistema de atendimento e consultas totalmente digital e desligado da presencial.

Isso possibilitou ao escritório um crescimento mais rápido, pois seus especialistas se debruçam com mais foco sobre os casos que recebem, como nos contou Eduardo Koetz, CEO da Koetz Advocacia, e um dos primeiros clientes aqui da ADVBOX.

“Antes tínhamos a atenção interrompida a todo instante, agora podemos focar nossos esforços em elaborar as peças, buscar provas, fazer cálculos e, no momento de atender os clientes, por ser através de consulta digital, escrita, podemos dar total atenção a isso. Fica muito mais fácil realizar todas as etapas com atenção, diminuindo enormemente os erros”.

Mercado Jurídico

Digitalização dos relacionamentos entre escritórios ou Advocacia em Rede

Um dos maiores impactos que a digitalização trouxe para o mercado jurídico  está relacionado à estrutura dos relacionamentos realizados pelos profissionais jurídicos.

Se os escritórios de advocacia se tornam escritórios virtuais, seus relacionamentos também ganham essa versão. É o mesmo que acontece com o resto da sociedade como um todo: as amizades não se diluem, mas a relação entre as pessoas é reconfigurada pelas redes sociais.

A tendência é que os escritórios do futuro mantenham parcerias a partir de plataformas digitais. Seriam “redes sociais de negócios”, as quais possibilitam a gestão de relacionamentos com maior facilidade, registro e segurança.

Essa tendência que já é há muito tempo imaginada ganhou ainda mais força com a chegada do metaverso. É claro que o mercado jurídico não ficaria de fora de mais essa inovação digital desenvolvida pela nossa sociedade.

O que corresponde o metaverso no Direito?

De forma reduzida e simplista, o metaverso é um espaço virtual onde seres humanos podem interagir tanto social quanto economicamente através do ciberespaço. Consegue imaginar as possibilidades de uma mercado jurídico plenamente atuante no metaverso?

Encontrar profissionais ou free lancers, como estagiários e estudantes de Direito, em cidades distantes dos locais em que estão estabelecidas as equipes dos escritórios virtuais, com a finalidade de realizar diligências, seria mediada por uma plataforma segura, que facilitasse a comunicação, a encontrabilidade e o acompanhamento da solicitação.

Outro caso seria o exercício da advocacia em rede, com compartilhamento de clientes (para ações similares à realização de diligências), acompanhamento de processos com parceiros e outras formas de exercício da atividade que vêm se moldando nos últimos anos.

São diversas as possibilidades trazidas pela tecnologia para o mercado jurídico e com a ADVBOX você pode se integrar a elas de forma rápida e fácil!

trial
Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

Postagens Relacionadas