Todo escritório de sucesso possui planos ou métricas anuais. O advogado busca o crescimento do escritório mesmo que já venha obtendo bons resultados. Porém, muitas vezes esse crescimento trava, por inúmeros motivos e percalços no caminho.

Alguns advogados em uma mesa em reunião apontando par aum notebook e com diversos documentos sobre a mesa, representando os cuidados para se ter um escritório de sucesso

Isso evita que o escritório alcance “outro patamar” na advocacia e melhor se consolide financeiramente também. Para ter um escritório de sucesso, é necessário reconhecer quais medidas devem ser tomadas.

O que fazer quando isso ocorre?

A resposta é simples. Todo escritório de sucesso deve ter um plano de negócios. Uma estratégia para encarar o ano, o semestre ou como melhor preferir delimitar.  Com um plano de negócios eficaz você vai conseguir analisar melhor as áreas do seu escritório e assim traçar a melhor estratégia para buscar seus resultados.

1º Passo: Estudar as Áreas do Escritório

O primeiro e talvez principal passo é estudar as áreas em que seu escritório atua. Identificar as que estão dando mais retorno financeiro. Assim como as que não dão o retorno esperado.

Com esse estudo, você irá conseguir verificar o que está atrapalhando o desenvolvimento do escritório. Qual setor está atrasando a passagem do processo ou está aquém do esperado em termos de qualidade. Dará assim para ter uma estimativa do custo para cada área.

2º Passo: Gerenciar as Áreas em Andamento

Após estudar o escritório como um todo com o plano de negócios, poderá começar a medir os resultados por cada uma das áreas.

Com o plano em andamento, é muito importante que o advogado passe a gerenciar as áreas separadamente. Analisando as mudanças e os efeitos que possam estar ocorrendo e, claro, se está resultando em lucro. Havendo pontos a alinhar com a equipe, os mesmos poderão ser realinhados por setor para um melhor aproveitamento final.

3º Passo: Garantir o Escritório Financeiramente

E se você não for muito bom com números? Já que isso geralmente se encontra na natureza da profissão, devemos amenizar essa dificuldade o máximo possível.

Com os estudos das áreas, delimitações de tarefas e andamentos de processos, o próximo passo para melhor estabelecer o escritório é garantir sua sustentabilidade. Ou seja, garantir o custo através da expectativa de honorários, delimitar o que será reinvestido e o que sobrará como lucro.

4º Passo: Revisão do Plano

Quando findar o prazo desse plano de negócio, o advogado deve realizar um novo estudo do escritório. Traçar novas metas e buscar aperfeiçoar o resultado final dos processos mais e mais.

A busca pela prospecção de novos clientes e melhora da equipe deve ser incessante. Caso contrário, aqueles bons objetivos pessoais que motivam cada dia de trabalho podem ficar mais longe.

Manter um escritório de sucesso sempre em alta

Quando se trata de empreender, nunca existirá uma missão 100% concluída. Uma das grandes identidades de um negócio bem sucedido é a constante busca pelo aperfeiçoamento.

Ou seja, sempre haverá a repetição de planos, estratégias, ideias e oportunidades. Tudo isso aliado à inovação e ao ritmo do mercado.

Para se sentir mais confortável em organizar o plano estratégico do seu escritório, nós disponibilizamos um e-book especial para você. Com ele, você terá todas as diretrizes e formas de agir especificadas, o que com certeza será de grande valia.

Banner para clicar e fazer download do kit plano de negócio na advocacia.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *