O Marketing Jurídico digital tem sido uma peça cada vez mais importante na advocacia de hoje no Brasil. Por isso, organizamos uma parceria com a SEO Hacks, empresa que presta grandes serviços na área de Marketing digital com foco em SEO e que escreveu esse conteúdo incrível para nós. Confira abaixo! 

O mundo mudou desde que a Internet se tornou parte essencial do dia a dia das pessoas. Profissionais de Direito precisam agora conhecer técnicas de SEO para advogados, por exemplo.

Isso é necessário porque o SEO é um conjunto de técnicas para fazer com que um site seja mais recomendado pelo Google.

A importância disso é vital: 75% das pessoas que fazem pesquisas no Google não passam da primeira página dos resultados. Por isso, se você não estiver lá, só terá a acesso a 25% do público (e dividirá essas pessoas com outras centenas de páginas).

Mas quais são as melhores técnicas de SEO para advogados? Veja a seguir 7 estratégias que você deve começar a fazer agora mesmo!

1. Marketing de Conteúdo é essencial no SEO para advogados

Um dos principais fatores que o Google considera para estabelecer os resultados de pesquisa é a quantidade e qualidade do conteúdo de uma página. Ou seja: se o seu site não produzir bom conteúdo, não terá um bom SEO.

Portanto, se você quer aumentar o seu posicionamento no Google, precisa produzir mais artigos (e em melhor qualidade).

O ideal é publicar pelo menos 2 artigos por semana, mesmo que apenas um deles seja mais complexo e com mais de 2000 palavras, enquanto o outro tenha um pouco menos e seja mais simples.

2. Guest posts são importantes para a autoridade do seu domínio

Um dos fatores mais importantes no SEO para advogados é a autoridade do domínio. Trata-se de uma métrica que o Google utiliza para definir quem “sabe do que está falando” e quem não sabe.

Para aumentar a sua autoridade online, é importante que outras pessoas reconheçam o seu conteúdo e façam links para eles, de modo a informar ao Google de que você vale a recomendação.

Uma boa estratégia para conseguir esses links é ao fazer um guest post em um site ou blog relacionado ao seu segmento. No artigo de convidado, você poderá inserir um link que aumentará sua autoridade.

3. Misture palavras-chave de cauda curta e longa

Uma boa estratégia de SEO para advogados é misturar um pouco o conteúdo com palavras-chave de cauda curta e cauda longa.

Palavras-chave de cauda curta são aquelas com muito volume de pesquisa, mas bem amplas. Por exemplo “Direito Civil” ou “divórcio”. Já palavras-chave de cauda longa são aquelas mais específicas, com menos pesquisa, mas com um público mais pronto para fechar negócio. Por exemplo “como fazer divórcio extrajudicial” ou “advogado especializado em divórcio extrajudicial em São Paulo”.

Ao misturar os dois tipos de palavras-chave, você garante uma boa densidade de conteúdo e sucesso no curto, médio e longo prazo para a sua estratégia.

4. Adeque a URL do seu site

Uma das mais importantes estratégias de SEO para advogados é cuidar da URL do site ou blog que se mantém.

É importante que a URL seja amigável em comunicar ao Google qual o objetivo daquele site e qual é o tema do artigo em questão. Por exemplo, sobre o que você acha que trata o texto que tem a seguinte URL: “www.sitedeadvogadodeexemplo.com.br/id=345”?

É impossível saber, não é mesmo? Pode ser qualquer coisa. O próprio Google terá dificuldades para entender o assunto do conteúdo e, por isso, ficará menos propenso a recomendá-lo.

Mas e se a URL for “www.sitedeadvogadodeexemplo.com.br/como-fazer-divorcio-extrajudicial”? Nesse caso, fica óbvio que trata-se de um conteúdo sobre divórcio extrajudicial, não é mesmo?

5. Mantenha o site sempre ágil

Um fator essencial no SEO para advogados é a velocidade do site. Quanto mais rápido, melhor é o posicionamento da página no Google.

Por isso, garanta que as imagens utilizadas serão sempre leves, que o código é limpo e que o servidor é eficaz para comunicação bem rápida do site.

6. Torne o site responsivo

Hoje em dia, mais de metade das buscas feitas no Google são em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Ou seja: é essencial pensar o seu site para aparelhos de telas de tamanhos diferentes.

Por causa disso, o Google privilegia sites que são responsivos e os recomendam nos resultados de pesquisa com mais frequência.

Se o seu site ou blog ainda não é responsivo, é essencial que ele seja para poder ter um maior alcance de resultados no Google e outros mecanismos de busca.

7. Monitore os resultados constantemente

Por fim, é necessário entender que o SEO para advogados não é uma coisa que se faz uma vez e depois não toca mais. Pelo contrário: trata-se de uma área de ajustes permanentes.

É essencial monitorar constantemente os seus resultados, acompanhar as mudanças de algoritmo no Google e continuar fazendo ajustes para obter sempre os melhores resultados em todas as suas palavras-chave.

E aí, gostou dessas 7 estratégias de SEO para advogados? Qual delas você já executa no seu site? Conte pra gente nos comentários abaixo!

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Eduardo Koetz

CEO da ADVBOX . Advogado e Professor de Pós Graduação. Especialista em Gestão Digital de Escritórios de Advocacia, equipes não presenciais, marketing jurídico digital e estratégia.

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