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Muitas pessoas hoje desconhecem os benefícios da advocacia digital. Inclusive, há até mesmo quem duvide que seja possível digitalizar uma profissão como a advocacia.

Ao contrário deste pensamento, a prática da advocacia digital tem se mostrado muito eficiente, recebida com bons olhos pela sociedade.

Afoto é uma visão de cima de uma mesa branca onde quatro pessoas (que só aparecem os braços) estão mexendo em celulares e tablets, analisando diferentes tipos de gráficos. Representa a análise de dados necessária na advocacia digital.
500Representa a análise de dados necessária na advocacia digital.

Trazer o escritório de advocacia do método artesanal para a atuação digital permite uma imensurável melhoria no trabalho desenvolvido e um medidor de performance extremamente preciso.

Complemente sua leitura: Advocacia baseada em dados e Legal Business Intelligence

A seguir, abordaremos a respeito da advocacia digital na intenção de situar melhor os advogados de suas características e benefícios.

Vantagens da Advocacia Digital

1. Métrica de produtividade

Por vezes, um advogado está rodeado por processos e papéis ou anotações esparsas em agendas. Isso impede que ele mensure o que ele ou sua equipe realmente estão fazendo ou quais atividades devem ser priorizadas.

A advocacia digital traz maior organização e cria um fluxo de trabalho eficiente. Essa situação pode ser resolvida facilmente com um bom software jurídico que digitalize o método de trabalho

O trabalho por meio de atribuição e delegação de tarefas organiza o trabalho e setoriza as atividades. Com tudo isso registrado, não se corre o risco de perda de informações. Isso possibilita rápido acesso a dados do desenvolvimento do trabalho no processo.

Da mesma forma, poderá se ter uma métrica da produtividade da equipe, que traz os mesmos benefícios e, com um bom sistema de bônus por cumprimento de metas, fará com que a equipe produza cada vez mais.

2.Métrica de quantidade de clientes e processos

A organização de cadastros de clientes e processos é o básico. O mínimo que se deve ter quando falamos de advocacia digital ou escritórios digitalmente engajados.

Não se pode imaginar um escritório que não possua um bom banco de dados e de cadastros. Perder ou esquecer de um cliente, ou processo pode ser um caminho sem volta para a criação de um “mau nome” no mercado.

Entretanto, com a ajuda de métricas fica extremamente fácil medir a quantidade clientes e processos e também definir metas de atendimento e de quantidade de processos que deseja atingir.

3.Métrica financeira

De nada adianta fazer um ótimo trabalho jurídico se não houver uma boa organização financeira do escritório.

É necessário sempre pensar em como utilizar da melhor forma as receitas advindas dos honorários para fazer excelentes investimentos e, consequentemente, evoluir o escritório.

Se você sempre cobrir somente custos essenciais e não fizer investimentos, existe uma grande chance de você não sair do lugar onde está.

Portanto, utilize também sistemas digitais para lhe auxiliarem com este controle financeiro. Isso lhe deixará ciente de quanto possui de renda e quanto pode dispor para investimentos, de forma que seu escritório consiga crescer.

4. Metas de marketing

Por falar em investimentos, marketing é um dos itens que merece atenção na sua lista. Um bom marketing do seu escritório pode atrair muitos clientes e fazer com que seu nome vire referência no mercado.

E não basta que você apenas invista dinheiro em um setor de marketing. É de extrema importância que você tenha como medir os efeitos que este investimento traz para o seu negócio.

Existem diversos softwares no mercado e alguns são específicos para cada um desses pontos. O ideal é que você possua um sistema que lhe permita a centralização das informações.

Com isso, você terá uma gestão muito mais completa e integrada do seu escritório.

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Katiussa Bitencourt

É  jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político. Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

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