Se você já percebeu o potencial da Advocacia Online, chegou a hora de aplicá-la e revolucionar a forma de atender os seus clientes.

Foto com close na tela de um celular, sugerindo o uso de aplicativos para auxílio na Advocacia online

Por que a Advocacia Online?

Velhos modelos de atendimento, com o cliente ligando e perguntando “Doutor(a), como está o meu processo?”, não geram bons resultados. Aliás, acabam gerando menos satisfação para os clientes, que precisam ir até o escritório ao invés de o contrário.

A necessidade de migrar o atendimento para o digital com a advocacia online é ainda maior para os advogados consumeristas. Inclusive, possuem a maioria dos clientes extremamente familiarizados com a internet.

Assim, tal público tende a contratar diversos tipos de serviços pela web, inclusive serviços complexos e delicados como os dos advogados via redes sociais.

Sem perda de tempo, vamos seguir para quatro dicas que podem potencializar o atendimento aos clientes via WhatsApp na advocacia online.

1. Clientes querem resolver questões simples sem a obrigação de ir até seu escritório

Hoje em dia as relações interpessoais estão muito mais dinâmicas. E na relação entre advogado e cliente não é diferente.

Ao mesmo tempo em que o advogado tem muitas tarefas a cumprir e gostaria de reduzir a carga de trabalho por atendimentos simples, o cliente não quer perder tempo e se locomover até o escritório do advogado, pois já tem suas questões pessoais e profissionais para resolver.

É muito mais fácil solicitar e fornecer informações por meio de uma mensagem rápida, deixando o atendimento exclusivo para momentos mais complexos, como orientação de audiências ou primeiro atendimento.

2. Você libera seu escritório de filas e horas marcadas com clientes que não aparecem

Pior do que perder tempo em um atendimento que deu errado, é quando o cliente marca horário e acaba não aparecendo. A situação é duplamente contraprodutiva.

Entretanto, isso poderia ser evitado entrando em contato com este mesmo cliente via Whatsapp e responder seus questionamentos.

Assim, além de ser muito mais rápido, se aumenta bastante a satisfação do cliente. Este, além de ter sanado suas dúvidas, sente que o atendimento do escritório foi eficiente e lhe deu atenção.

Um retorno breve às necessidades de seu cliente o deixará grato e poderá gerar indicações ao seu escritório por parte dele à outras pessoas.

3. O Whatsapp Business e a Advocacia online

Além de todos os benefícios mencionados no uso deste aplicativo no trabalho, cabe destacar a funcionalidade Whatsapp Business.

A versão “business” surgiu justamente para facilitar a interação das empresas e prestadores de serviços com seus clientes. Assim, fornecem meios para automatizar, classificar e responder rapidamente as mensagens.

Segundo os desenvolvedores do WhatsApp, com a versão Business você pode:

  • Criar um perfil comercial, “com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, descrição da sua empresa, endereço de e-mail e website”;
  • Trabalhar menos utilizando a ferramenta de Respostas Rápidas, na qual “você pode salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora”;
  • Organizar “seus contatos ou conversas utilizando etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente”;
  • Ter estatísticas do fluxo de mensagens enviadas.

É ou não é um ótimo instrumento de trabalho a ser incorporado no seu escritório?

4. Huggy

Como estamos falando de aplicativos que melhoram a comunicação com os clientes, vale a pena incluir o sistema Huggy na lista.

Este sistema faz a integração de todos os canais de comunicação que você estiver utilizando. Pode integrar o próprio Whatsapp, o Messenger do Facebook do seu escritório, chat do seu site, e-mail, entre outros.

Comunique-se de maneira eficiente, cuide dos clientes que já tem, atraia novos e melhore a dinâmica no seu escritório.

Incorporando essas dicas à sua forma de trabalhar, certamente você terá ótimos resultados.

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Eduardo Koetz

CEO da ADVBOX . Advogado e Professor de Pós Graduação. Especialista em Gestão Digital de Escritórios de Advocacia, equipes não presenciais, marketing jurídico digital e estratégia.

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