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9 dicas para captar clientes após a reforma trabalhista

O Direito do Trabalho juntamente com o Penal e o Civil  são a base da grade curricular do curso de Direito no Brasil.

Essa importância é dada pois a economia de um país se desenvolve apoiada nos vínculos empregatícios, vínculos esses que possuem suas particularidades e devem sempre ser pautados por aspectos legais.

A advocacia trabalhista é fundamental na solução de conflitos entre empregado-empregador, e dessa forma, é importante que ambos saibam seus direitos para que quando houver ações irregulares, a busca por advogado trabalhista comece.

E se você é um advogado que deseja se especializar nesta área do Direito, mais que fundamental é conhecer as diretrizes e os princípios que regem o mercado do Direito Trabalhista.

Sabemos que nessa esfera do Direito a concorrência é grande e que não é fácil conquistar clientes.

Atualmente com as novas regras da Reforma Trabalhista, os processos mediados pela Justiça do Trabalho tiveram uma grande queda, e para conquistar novos clientes, o advogado trabalhista deve encontrar novas estratégias.

Então, mais do que conhecer as diretrizes da advocacia trabalhista, o advogado deve também ter conhecimento sobre a captação de clientes e sobre a gestão dos mesmos.

Pensando nos impactos da Reforma na advocacia trabalhista, elaboramos esse artigo para te ajudar a conquistar mais clientes.

Mas antes de partirmos para as  dicas, precisamos falar sobre:

Como conseguir destaque no mercado da advocacia trabalhista?

Pode parecer óbvio, mas assim como nas demais áreas do Direito, um profissional se destaca na  advocacia trabalhista quando este possui habilidades de comunicação. 

O advogado trabalhista se destaca quando ele está ciente de qual é o seu papel ao cumprir suas atividades.

Independentemente de qual a linha escolhida para atuar, seja ela litigiosa, preventiva ou consultiva, além de ter conhecimento sobre a jurisprudência, deve-se também ter conhecimento de estratégias de atendimento ao público.

O advogado que oferece aos seus clientes a assistência necessária para solucionar rapidamente os conflitos e reduzir os riscos, se destaca na concorrência. 

Além disso, manter o bom relacionamento com clientes e com servidores públicos também é um fator importante para conseguir destaque no ramo da advocacia trabalhista.

Sendo assim, se pudermos escolher fatores importantes para se obter sucesso nessa esfera do direito: a comunicação,  a capacidade de resolução de conflitos e o conhecimento seriam os 3 fatores principais.

Além disso, para atuar na advocacia trabalhista é necessário também que você se mantenha sempre atualizado.

Qual é o perfil de um bom advogado trabalhista?

Como já foi dito aqui anteriormente, umas das características mais importantes para se atuar na advocacia trabalhista é a capacidade de comunicação.

Comunicação

Essa comunicação deve ser humanizada e empática

É importante também que o advogado trabalhista entenda as particularidades de cada um de seus clientes e que através de uma comunicação clara seja explicado para o mesmo as consequências do descumprimento das normas trabalhistas.

Curiosidade

Além disso, o advogado do trabalho precisa ser curioso e dinâmico, pois a advocacia trabalhista passa por constantes atualizações.

Se manter atualizado é o princípio para prestar um serviço de qualidade. Por isso, além de acompanhar as notícias e as decisões dos tribunais, é interessante também realizar cursos de especialização.

Colaborativo

O profissional que atua na advocacia trabalhista deve também ter um perfil intermediário. Além disso, principalmente depois da reforma trabalhista, o perfil do advogado deverá ser cada vez mais colaborativo.

Pois, a reforma trabalhista aumentou os riscos processuais, a cobrança de honorários de sucumbência e despesas do reclamante, incentivou a negociação individual e coletiva para resolver os conflitos.

Digital

Além disso, uma outra característica importante para o perfil do advogado trabalhista é estar inserido no mundo digital.

Sabe-se que a Justiça do Trabalho foi uma das primeiras a adotar o processo eletrônico, dessa forma, o profissional que atua na advocacia trabalhista deve possuir domínio das ferramentas digitais.

Além disso, tendo o domínio dessas ferramentas digitais, o advogado poderá divulgar o seu serviço pelas mídias digitais.

É importante também que o advogado trabalhista se esforce para colocar em prática no seu cotidiano, habilidades como:

  • Organização;
  • Prestar atenção a novas oportunidades;
  • Estar atento a toda nova tecnologia;
  • Dominar o poder de comunicação interpessoal e persuasão;
  • Ter paciência para construir sua reputação de forma sólida e consistente;
  • Estar ciente de que o sucesso depende das suas escolhas;
  • Estar disposto a aprender sempre.

9 dicas para captar clientes

1 – Conheça o seu público-alvo

Quando falamos em captação de clientes, antes de qualquer iniciativa você deve conhecer o seu público alvo.

Primeiro conheças as suas necessidades e principalmente quais são as suas expectativas e objeções.

É importante que esteja bem definido qual o seu público alvo, mas é importante também ter em mente que você não está captando clientes na advocacia, na verdade, você está conquistando a sua carteira de clientes, e por isso, nem todo cliente é para você!

A busca por novos clientes para o seu escritório deve estar pautada na identidade que seu escritório possui. Para isso, ao definir seu público alvo, tenha uma comunicação clara e objetiva quando for transmitir uma mensagem.

2 – Saiba quebrar objeções

Um ponto fundamental na hora de captar clientes é conseguir saber quais são as objeções das pessoas ao contratar o seu serviço.

Normalmente, duas objeções são mais comuns. 

Uma delas é quando o cliente tem dúvidas sobre a qualidade do serviço prestado pelo seu escritório e se pergunta se o profissional realmente consegue resolver o seu problema.

Acontecendo isso, é importante que o profissional da advocacia trabalhista passe segurança ao cliente e demonstra sua capacidade de resolver o problema desse cliente.

Nesses casos, mantenha uma postura firme, e tendo exemplos de casos parecidos e bem sucedidos, apresente-os ao cliente.

Uma outra objeção é quanto ao valor dos honorários. Quando o cliente acha que os seus honorários estão caros, ou ele quer barganhar, ou porque não viu o verdadeiro valor do seu serviço.

3 – Tenha um site e um blog

Na captação de clientes, explorar as ferramentas tecnológicas é uma das principais estratégias.

Por isso, é importante ter presença no mundo digital, utilizando também as técnicas de marketing que são permitidas pelo código de ética da OAB.

Além disso, o profissional que deseja ter sucesso na advocacia trabalhista deve informar o seu público-alvo com conteúdo relevante.

Optar por essa forma de captação de clientes atinge não somente o usuário da internet, mas também gera informações boca a boca, as chamadas indicações, que sempre oferecem ótimos resultados.

Por isso, o indicado aqui é criar um site e um blog!

O ideal é ter um site bem construído, onde todas as informações importantes sobre o seu escritório estejam nele.

A informação que não deve faltar é a sua área de atuação, pois essa é uma grande porta de entrada para novos clientes.

A maioria do público brasileiro consulta a internet antes de contratar um serviço, por isso, nesse momento é hora de destacar todos os seus diferenciais.

Crie um site que tenha o layout moderno, organizado e que represente bem a identidade do seu escritório.

Certifique-se também que seu site e layout são adaptáveis em todos os dispositivos, pois grande parte da população hoje acessa a internet através de celulares.

É extremamente importante que ao acessar seu site pelo dispositivo móvel, o cliente tenha uma boa experiência.

Além do site, o blog é uma das principais ferramentas para propagar seu conteúdo na internet e captar mais clientes. 

Especialização

Há grandes chances de seu futuro cliente procurar por informações sobre seus direitos trabalhistas na internet, e para isso, ele dará preferência para posts de um blog especializado no assunto.

Autoridade

Por isso, uma dica importante é se apresentar como uma autoridade no assunto, o advogado trabalhista deve mostrar que domina o assunto.

Pautas em alta

Escolha pautas que estão em alta no momento e as publique, além disso, há a possibilidade também de divulgá-los em suas redes sociais para atrair mais leitores.

Escolha pautas simples, de assuntos da sua área de atuação que você domine e construa posts que estimule seus leitores. Faça um fórum ou disponibilize um espaço para perguntas.

4 – Newsletters e e-mail marketing enviados por advogados

Reunir um banco de emails é um dos vários benefícios que um blog pode trazer para o seu escritório de advocacia trabalhista.

As Newsletters  possibilitam que você esteja sempre em contato com quem se interessa pelo seu conteúdo mas ainda não o contratou por algum motivo.

Nesse caso, é importante que sejam enviados emails periodicamente, no conteúdo dos emails você pode comentar sobre mudanças no direito trabalhista.

O ideal é obedecer o Código de Ética da OAB, e a partir daí, o advogado trabalhista poderá ter toda liberdade para trabalhar com email marketing para atrair clientes para seu escritório.

5 – Palestre sobre o Direito Trabalhista

Anteriormente já falamos aqui sobre a importância de se apresentar aos leads como uma autoridade no assunto, por isso uma boa estratégia é dar palestras sobre o Direito trabalhista.

As pessoas estão buscando informações, porém  nem sempre possuem alguém como referência no assunto.

Por isso, o advogado trabalhista que deseja se destacar da concorrência deve optar por essa estratégia de marketing.

Como se trata de um meio de prospecção, o indicado é que essas palestras sejam gratuitas.

6 – Esteja presente no Instagram

Ainda falando sobre o mundo digital, o Instagram hoje é uma das redes sociais mais usadas e mais queridas do Brasil.

Por isso, usar o Instagram deve estar nos planos de quem deseja crescer na advocacia trabalhista.

Produza um conteúdo rico e que seja estéticamente bonito, pois a estética é um fator muito importante para os usuários dessa rede.

Marca consolidada

Trabalhe para ter um marca bem consolidada e forte, mantenha consistência e poste com frequência, é interessante também manter uma interação com os seguidores. 

Além dos tradicionais posts, procure entender e usar as demais ferramentas que estão disponíveis na plataforma.

O IGTV, por exemplo, pode ser usado para postar vídeos maiores, use o para esclarecer dúvidas e para comentar sobre as notícias importantes da Advocacia Trabalhista.

Já nos stories, é interessante mostrar os eventos dos quais você participa, compartilhe também sua agenda de palestras (aquelas que citamos na dica 5). Fale também sobre novas aulas, cursos que você esteja lançando ou fazendo.

Use também a enquete de perguntas dentro dos stories para complementar o diálogo e mostrar mais aproximação com os seus seguidores.

Constância

Nas funções mais usuais do Instagram, como já foi dito anteriormente, é importante que você consiga manter uma constância nas postagens.

Um truque que pode te ajudar é usar hashtags nas publicações.

As hashtags devem ter relação com a foto que você decidir postar e no caso aqui, ela também deve ter relação com a advocacia trabalhista.

Indicamos o uso de hashtags pois o seu uso é uma forma eficaz de alcançar usuários da rede que se interessam pelo assunto, mas ainda não são seguidores.

Fotos e vídeos com layouts bem elaborados costumam render muitas curtidas e comentários, além disso, os usuários do Instagram apreciam fotos e vídeos originais, por isso, evite usar fotos de banco de dados.

6.1 Conquiste seguidores no Instagram

Sabemos que a possibilidade de usar aplicativos ou sites que prometem seguidores pagos é uma proposta tentadora, porém, essa prática não é indicada.

Além de violar as regras do Instagram, a sua conta pode ser deletada sem nenhuma possibilidade de recuperação.

Esses aplicativos pedem permissão de acesso a sua conta e a deixam mais vulnerável para a entrada de hackers.

Outro fator importante a se pensar é que os seguidores vindos dessas estratégias não são ativos e serão apenas seguidores fantasmas.

Esses seguidores não interagem e não são o público alvo do seu conteúdo, lembre-se que o foco é atrair clientes, no fim das contas,  seguidores comprados são apenas “pesos mortos” que não ajudam em nada.

Também não se esqueça de manter a função “comercial” da conta, com essa função ativada você consegue analisar os dados recebidos e ter uma melhor gestão do seu perfil.

Para as contas de empresas, o Instagram disponibiliza dados importantíssimos e que podem ser usados quando for segmentar o seu público e for produzir conteúdo.

Com esses dados você também consegue saber quais publicações tiveram maior destaque, quais tiveram mais cliques e quais renderam mais seguidores.

7 – Não se esqueça do WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta muito útil, mas também ignorada por muitos profissionais. 

Assim como o Instagram, o WhatsApp é um  dos aplicativos mais usados no Brasil. Quantas pessoas você conhece que não possui o WhatsApp instalado em seu celular?

Você pode usar isso a seu favor para captar clientes.

Use as funções como os grupos e linhas de transmissão –  função utilizada para encaminhar a mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo.

Utilize também o status, que é uma função que se assemelha aos stories do Instagram.

Mas vale lembrar que o objetivo dessa estratégia é ser lembrado, devemos ter cuidado para não incomodar as pessoas e a estratégia ter um efeito negativo.

8 – Atenda de forma excelente

Ainda pensando no tópico acima, para se ter sucesso na advocacia trabalhista, é essencial que seu escritório tenha um atendimento diferenciado.

Quando um cliente procura um advogado, ele quer ter o seu problema resolvido. Seu desejo é que o processo seja o mais simples possível.

Por isso, na advocacia trabalhista,o advogado deve tomar todas as medidas possíveis para que o cliente tenha uma ótima experiência de atendimento.

O atendimento deve ser rápido, cordial e que sane todas as dúvidas apresentadas pelo cliente.

Uma dica aqui é anotar tudo que o cliente disser.Não confie que apenas a sua memória será suficiente para guardar todos os dados, por isso anote.

Mostre para o cliente que ele é importante e que o seu processo está em boas mãos em seu escritório.

9 – Contrate um software jurídico

Quando um advogado deseja crescer na advocacia trabalhista, ele deve também pensar em contratar um software jurídico de qualidade.

Não ter tempo suficiente, a falta de foco e organização são alguns dos problemas que escritórios de todo tamanho enfrentam.

Um cenário como esse acaba dificultando a aplicação de técnicas para captar novos clientes.

Ter um bom software jurídico nesse momento é uma medida importante a ser tomada para resolver essas questões e então evoluir o atendimento para conquistar mais clientes.

O software jurídico deve facilitar o dia a dia do advogado, dessa forma o problema da falta de tempo e organização já não serão mais realidade que impeça o crescimento do escritório de advocacia trabalhista.

O software jurídico deve dar ao advogado a possibilidade de pensar estrategicamente sobre seu negócio.

Para que isso seja possível, a plataforma precisa ir além da gestão de processos.

O sistema precisa ter menus completos que ajude e facilite o armazenamento e a consulta de todas as informações do escritório que são essenciais ao gestor.

Use a tecnologia para facilitar e melhorar os resultados do seu escritório.

Pois, além da presença digital para se destacar na advocacia trabalhista, você deve contar com ferramentas que te dê a possibilidade de focar em atividades estratégicas.

Afinal, quais foram os impactos da reforma na advocacia trabalhista?

A reforma trabalhista modificou não só a legislação em si, mas também afetou diretamente a forma da advocacia trabalhista no país.

Se já era complicado o advogado acompanhar todas as súmulas e OJs fundamentadas em farta jurisprudência, imagine agora onde tudo é incerto inclusive para os Magistrados que ainda não sabem sequer como interpretar a nova legislação.

A incerteza é tanta, que o ajuizamento de novas Reclamações Trabalhistas reduziu mais de 50% (cinquenta por cento). Mensalmente a nossa Justiça do Trabalho em primeira instância costumava receber mais de 200 mil Ações e no mês de Dezembro de 2017 este número caiu para 84,2 mil.

O maior medo dos Advogados hoje é a possibilidade de pagamento de sucumbência à parte vencedora da RT, pois dentre as novidades da nova CLT está o Art. 791-A que determina que a parte vencida do processo possa vir a pagar um valor ao advogado da parte vencedora.

Quem tem direito aos honorários sucumbenciais?

É o chamado honorário de sucumbência, que será calculado sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.

Art. 791-A. “Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da causa.” (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Em face disto, muitos trabalhadores deixam de buscar seus Direitos por receio de serem condenado em sucumbência, bem como, os Advogados não se sentem confortáveis em recepcionar qualquer tipo de causa.

Antes da reforma, o advogado recebia um cliente que muitas vezes decidia buscar a justiça por entender que foi demitido injustamente e conta sua versão dos fatos que nem sempre corresponde com a realidade.

No entanto, isto tudo serviria de matéria a ser discutida em sede de contestação e atualmente até mesmo o atendimento com o cliente fica complicado, pois muitas vezes não é possível distinguir o real do fictício na versão do reclamante.

Condenação por má fé

Como nem sempre é possível distinguir a verdade dos fatos narrados pelo reclamante, o Advogado pode, além de perder a causa, ser condenado por má-fé, nos termos dos novos Art. 793-A a 793-D, que seguem os mesmos ensinamentos do Novo CPC. Inclusive, já é possível encontrar jurisprudências nesse sentido, senão vejamos:

LITIGÂNCIA DE MÁ-FÉ. CARACTERIZAÇÃO. A teor do inciso II do art. 80 do CPC, incorre em má-fé processual a parte que altera a verdade dos fatos. VÍNCULO DE EMPREGO. PERÍODO ANTERIOR AO REGISTRO. A configuração do vínculo de emprego anterior ao anotado na CTPS exige a produção de prova robusta e inequívoca a respeito da prestação de serviços. Fato constitutivo do seu direito, cabe ao autor a prova do alegado labor em período anterior ao registro, de forma a desconstituir a presunção relativa de veracidade da anotação da CTPS referente à data de sua admissão. (TRT-12 – RO: 0004510562015xx SC 0004510-56.2015.5.12.0039,

Relator: ALEXANDRE LUIZ RAMOS, SECRETARIA DA 3A TURMA, Data de Publicação: 29/06/2017).

Incluindo-se aí até mesmo os pedidos formulados para a gratuidade judiciária, pois quando a parte reclamante ou reclamada pleitear os benefícios da justiça gratuita possuindo plenas condições de arcar com as custas e despesas processuais, poderá além do indeferimento do pedido ser condenado no pagamento da multa por litigância de má-fé.

Portanto, os Advogados trabalhistas devem ficar bem atentos as novas demandas a serem impetradas na Justiça do Trabalho e se adequar à nova realidade conversando bastante com o futuro reclamante para extrair a maior quantidade possível de informações verídicas que possam fundamentar suas RTs e obter o sucesso desejado.

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Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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