fbpx

Contratar uma agência de marketing jurídico tem sido um desafio de muitos advogados. Isso porque, para avaliar se a empresa contratada realmente está cumprindo com suas ações, o gestor do escritório deve ter algum entendimento sobre temas importantes.

Uma mão empunhando uma caneta e marcando um checkbox em uma folha de caderno. Representa os requisitos necessários na hora de contratar uma Agência de marketing jurídico

Preparamos um check list de temas que você precisa saber antes de contratar uma agência que saiba desenvolver um marketing jurídico efetivo:

Conhecimento dos Limites da Ordem dos Advogados do Brasil

De nada adianta a agência exercer um trabalho impecável se ela fere o código de ética dos advogados e infringe os Limites da OAB.

O item mais importante e primordial é conhecer os limites para que seja possível gerir o que, infelizmente, a maioria das agências não é capaz. Sim, é você que precisa dar o “okay” final antes de qualquer ação ou estratégia serem colocadas em prática.

Conhecimento da ferramenta RD Station

É básico o gestor de um escritório entender sobre RD Station, para que serve e o que é uma Landing Page, e-mail marketing e automações de marketing. O gestor de escritório que não souber isso, não terá como conferir se a agência realmente está trabalhando.

Recentemente, aconteceu um caso com um cliente da nossa Consultoria de Inbound Marketing Jurídico Avançado, que investiu durante 12 meses o valor do software RD Station mais a mensalidade da agência e não havia nenhum recurso criado em seu RD Station.

Isso significa dinheiro posto no lixo. Invista seu tempo em conhecer as ferramentas para poder cobrar as ações.

Entenda sobre Inbound Marketing

Invista seu tempo em ler e entender o que é o Inbound Marketing e porque ele é perfeito para uma Jornada de Compra Jurídica. Saiba a diferença dos conteúdos de uma jornada.

Comece aprendendo a diferença entre conteúdos de atração, descoberta e aprendizagem, problema, solução e decisão e saiba como escrever um conteúdo adequado para cada etapa.

Tenha conhecimentos sobre público alvo e persona

Você só vai saber para quem está sendo feita essa comunicação assertiva se você entender bem os clientes, como eles pensam e agem. Conceituação básica e diferenciação de público alvo e persona é um passo básico.

Ter objetivos bem definidos

Os objetivos do escritório devem estar bem claros para que sejam possíveis as cobranças de metas e resultados.

Saber aonde quer chegar é uma etapa fundamental para iniciar a construção desse relacionamento com uma agência.

Analise bem a credibilidade da agência

Verifique se a agência tem boa fama no mercado e se já atua no seguimento. Uma indicação de outros escritórios de advocacia deve ser levada em conta. Não corra o risco de contratar amadores. Seu dinheiro é muito importante e seu nome também, não é mesmo?

Empatia

Seus valores e princípios devem estar alinhados com o da agência contratada. A visão conjunta conta muito na hora de avaliar uma estratégia. Reuniões de briefing semanais entre gestor e agência são decisivas.

Saiba o quanto você está disposto a investir

Marketing custa caro e leva tempo. Se você tem pressa, o marketing digital não é pra você.

Os resultados aparecerem a médio e longo prazo, porém são muito efetivos tendo em vista a facilidade em resolver tudo pelo seu computador, de onde você estiver.

Analise o nível de capacitação dos profissionais

Exija além dos profissionais de comunicação, no mínimo um profissional formado em direito. A falta de um advogado pode prejudicar a estratégia e colocar em risco o seu sucesso.

Autonomia da agência

Esteja sempre a frente das decisões da agência com a palavra final. É importante que o trabalho seja construído em conjunto.

Confie nos profissionais

Saiba confiar nas soluções apresentadas por profissionais da comunicação, mas jamais esqueça de confiar também no seu conhecimento e pesquisar bem sobre um tema antes de alguma decisão.

Verifique cases de sucesso da agência

Os casos de sucesso da agência, normalmente, estão presentes na parte institucional do site. Você pode solicitar ao próprio atendimento da agência que encaminhe um link para acesso e conhecimento de casos que deram certo com o atendimento da agência.

Porte da agência

O mercado está repleto de agência de pequeno, médio e grande porte. A avaliação deve ser mais em relação ao conhecimento sobre o tema que será desenvolvido, do que do porte da agência.

Experiência no mercado e, no mínimo, boas referências já são úteis.

Atendimento

Busque uma agência que te proporcione o atendimento sempre do mesmo profissional. Você precisa desenvolver um relacionamento de confiança e isso fica inviável caso o atendente da agência seja modificado a todo momento.

O perfil do atendente deve ser:

Proativo;

  • Escrita impecável, para conseguir descrever exatamente o que deve ser executado;
  • Ser simpático e empático a suas demandas;
  • Ser comunicativo;
  • Ter paciência para acompanhar os processos de produção;
  • Ter paciência na fala para explicar as estratégias para você gestor.

Planejamento

A agência precisa juntar todas as informações de maneira assertiva.

Os profissionais que trabalham com planejamento também coletam informações referentes ao consumidor e ao mercado digital como um todo. Tarefa útil para o gestor. Tudo na vida é planejamento, se o seu não vai bem, nada vai bem.

Equipe de Criação

A equipe de criação deve estar ciente da importância da imagem e da maneira que deva ser feita a comunicação.

Juridiquês

Fuja do juridiquês e de produtores de conteúdo que seja muito técnico e não atinja o seu destino final: lead.

Verifique se a agência de marketing jurídico é capaz de produzir

Eles devem no mínimo produzir:

  • Posts de blog;
  • Vídeos;
  • Peças gráficas para campanhas;
  • Slogans;
  • E-mail marketing;
  • Estratégias de Inbound Marketing;
  • Artes/parte visual.

Plano de Mídia

Solicite um plano de mídia que informe todas as métricas necessárias para alavancar seus resultados.

Um plano de mídia bom é indispensável para tornar escritório conhecido e gerar autoridade no mercado.  Poupa também que você gaste muito dinheiro nos canais de comunicação desnecessários.

É necessário contratar uma agência de marketing jurídico?

E aí, conseguiu entender um pouco melhor tudo o que você precisa saber antes de contratar uma agência? É bastante coisa, sim.

Tudo isso é fundamental para que você não coloque dinheiro fora ao contratar uma agência que não está preparada para oferecer um serviço de qualidade.

O que estamos vendo por aí, é uma demanda crescente de escritórios que querem se digitalizar a qualquer custo seguindo um crescente modismo. Isso acarreta na contratação sem avaliação de agências que não estão preparadas para o atendimento.

A partir disso, muitos problemas acabam sendo gerados, o que acaba resultando em frustrações por parte de quem busca resultados.

Ser um escritório digital e atuar na internet é importante, e é nisso que acreditamos.

Profissionais capacitados devem atender você.

Reforçamos que o gestor que não tem os conhecimentos básicos citados acima ao longo desse texto, provavelmente terá problemas. Você ainda correrá o risco de perder dinheiro e investir em algo que não lhe trará retorno ou sucesso.

Você não precisa contratar uma agência para divulgar seu negócio, você sabia?

É possível aprender todas as estratégias de marketing digital e criar você mesmo, em seu escritório, uma equipe de marketing. Gostou da ideia? Quanto ao aprendizado, deixe isso com a gente. Saiba mais clicando aqui.

Clique na imagem para fazer download do material "Ferramentas Indispensáveis para Colocar o Escritório Digital em Prática"


Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *