teletrabalho - transformação digital na advocacia

MODELO DE HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO EXTRAJUDICIAL

Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:

Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!

Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais! 

MODELO DE HOMOLOGAÇÃO DE ACORDO EXTRAJUDICIAL

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 0A VARA CÍVEL DA COMARCA DE BRASÍLIA DE MINAS/MG

… (nome completo em negrito da parte), … (nacionalidade), … (estado civil), … (profissão), portador do CPF/MF nº …, com Documento de Identidade de n° …, residente e domiciliado na Rua …, n. …, … (bairro), CEP: …, … (Município – UF), por seus procuradores, mandato incluso, e

… (nome completo em negrito da parte), … (nacionalidade), … (estado civil), … (profissão), portador do CPF/MF nº …, com Documento de Identidade de n° …, residente e domiciliado na Rua …, n. …, … (bairro), CEP: …, … (Município – UF), também devidamente representado por seus procuradores, mandato incluso, respeitosamente, pela via de Procedimento Especial de Jurisdição Voluntária, apresentam o presente

PEDIDO DE HOMOLOGAÇÃO JUDICIAL DE ACORDO EXTRA JUDICIAL

com lastro no artigo 57 da lei 9.099 de 26 de setembro de l995, e nas razões de fato e de direito a seguir deduzidas:

Síntese dos Fatos

O primeiro requerente, José dos Anzóis, é locador e proprietário, e o segundo, Pedro de Tal, é locatário, do imóvel constituído pelo apartamento 01, situado na Rua das abóboras, 02, do Bairro da Alegria, nesta cidade, conforme contrato de locação incluso.

Depois de vencido o prazo previsto contratualmente a locação continuou a viger por prazo indeterminado, conforme prescreve a lei inquilinária.

Com o objetivo de romper a locação, as partes, amistosamente, estabeleceram condições e prazo para a devolução do imóvel por acordo extrajudicial e pretendem homologar a avença judicialmente.

Da legislação

A lei do inquilinato prevê e permite o rompimento da locação mediante acordo entre as partes:

Lei 8.245/91 – Art. 9º A locação também poderá ser desfeita:

I – por mútuo acordo;

Art. 59. Com as modificações constantes deste Capítulo, ações de despejo terão o rito ordinário.

§ 1º Conceder-se-á liminar para desocupação em quinze dias, independentemente da audiência da parte contrária e desde que prestada a caução no valor equivalente a três meses de aluguel, nas ações que tiverem por fundamento exclusivo:

I – o descumprimento do mútuo acordo (art. 9º, inciso I), celebrado por escrito e assinado pelas partes e por duas testemunhas, no qual tenha sido ajustado o prazo mínimo de seis meses para desocupação, contado da assinatura do instrumento;

Medida Processual Adequada

É sabido que, desde o advento da lei 7.244/84, revogada, tornou-se possível o pedido de homologação judicial de acordo extrajudicial no juízo competente, independente do valor e da matéria, disposição esta mantida pela lei 9099/95, vigente:

Art. 57. O acordo extrajudicial, de qualquer natureza ou valor, poderá ser homologado, no juízo competente, independentemente de termo, valendo a sentença como título executivo judicial.

Assim, data vênia, considerado o caráter genérico da norma, o acordo extrajudicial tanto pode ser homologado no Juizado Especial como nas respectivas varas competentes da justiça comum.

Termos do Acordo

As partes resolvem romper a locação pactuada, mediante as condições nele inseridas, cópia inclusa, com o seguinte teor:

I ) O contrato de locação firmado entre as partes, conforme disposições que constam do instrumento datado de ?????, fica rescindido, de pleno direito, comprometendo o locatário a restituir o imóvel ao locador, na data de ?????? (pelo menos seis meses depois) sob pena de multa fixa e única de R$ ???????.

Parágrafo único: O locatário se sujeitará, ainda, ao despejo compulsório na hipótese de não desocupar o imóvel e ou não o devolvê-lo ao locador na data prevista.

II ) O imóvel será restituído conforme condições previstas no Laudo de Vistoria (se não houver laudo de vistoria estabelecer as condições).

III ) Até a efetiva entrega do imóvel o locatário continuará pagando seus compromissos da locação na forma e condições previstas no contrato.

IV ) O locatário, desde já, manifesta sua renúncia ao direito de preferência legal na compra na hipótese de uma eventual venda do imóvel para terceiros.

Assim, pedem e esperam que se digne este juízo de homologar por sentença o acordo extrajudicial ajustado, original incluso, com julgamento de mérito, nos termos do artigo 269, inciso III, do CPC, para que surta seus jurídicos e legais efeitos.

Para fins de alçada atribuem à causa o valor de R$ 1.000,00

Nestes termos,

pede e espera deferimento.

… (Município – UF), … (dia) de … (mês) de … (ano).

ADVOGADO

OAB n° …. – UF

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.