teletrabalho - transformação digital na advocacia

Transformação digital na advocacia: por que ela é vantajosa? Entenda!

A transformação digital na advocacia é inevitável e totalmente possível graças à tecnologia. Por ser uma área muito tradicional, é normal que advogados com anos de atuação se sintam apreensivos quanto a isso. No entanto, essa mudança é totalmente benéfica para a profissão.

Nos últimos anos, a sociedade inteira vem se transformando. Diversas profissões tiveram que se adaptar aos novos anseios dela. Com o Direito, isso não seria diferente. Por isso, é fundamental que os profissionais dessa área se adequem a essa nova realidade.

Nesse artigo, você verá os impactos da transformação digital na advocacia. Acompanhe a leitura e entenda um pouco sobre esse tema!

O que se entende por transformação digital na advocacia?

A transformação digital é o processo de digitalização e transformação que a sociedade passa, principalmente com o avanço da tecnologia. Na advocacia, ela é o processo de modernização do trabalho dos advogados, que passam a utilizar as tecnologias digitais para conseguir um melhor desempenho. 

Essa transformação exige desses profissionais uma alteração de mentalidade no exercício da profissão. A mudança de postura é primordial para garantir uma boa atuação nessa nova era tecnológica.

Nesse sentido, o advogado eficiente e que está de acordo com a transformação digital é aquele que sabe utilizar os recursos tecnológicos ao seu favor em sua atuação profissional. 

Dessa forma, a tecnologia se torna sua aliada para melhorar o seu dia a dia, o seu trabalho e aumentar a sua produtividade, fazendo com que ele entregue melhores resultados e se destaque no mercado.  

Ademais, o advogado atualizado não resiste às mudanças proporcionadas pela tecnologia. Ele mantém a mente aberta para as inovações, acreditando que elas podem trazer oportunidades de aprimorar ainda mais a sua atuação.

É importante ter em mente que a transformação digital na advocacia já é uma realidade e tende a se fortalecer ainda mais com o passar dos anos. Por isso, é fundamental que os advogados se atualizem para não serem deixados para trás.

Quais são os benefícios da transformação digital na advocacia?

Transformação digital na advocacia

A advocacia transformada pela tecnologia é muito benéfica para os advogados, além de ser inclusiva, pois permite que novos profissionais também conquistem espaço e se destaquem.

É importante ressaltar, antes de tudo, que a tecnologia não é inimiga do advogado. Pelo contrário, ela foi criada para facilitar e melhorar ainda mais o exercício da profissão. Logo, é preciso que esses profissionais abram a mente em relação a isso e aprendam a utilizá-la a seu favor.

A transformação digital resultou em agilidade nos processos judiciais e na entrega de tarefas. Com a chegada do processo eletrônico, os advogados puderam peticionar de suas casas ou de qualquer lugar do mundo. Ademais, com a adoção de certas ferramentas, várias funções puderam ser automatizadas, melhorando o desempenho de todo o escritório. 

Graças à tecnologia, é possível fazer a gestão do escritório com muito mais eficiência. Dessa forma, advogados autônomos e grandes bancas podem manter o trabalho e a empresa, de forma geral, organizada. 

Com as mudanças proporcionadas pela transformação digital, os escritórios ficaram mais produtivos. Se antes tinham que lidar com muita papelada e processos manuais, agora podem organizar tudo na nuvem ou no computador, podendo encontrar o que precisam com poucos cliques. 

Essa nova realidade também possibilitou que os advogados abrissem seus escritórios para o Brasil inteiro e até para o exterior. Com um escritório digital e a adoção de estratégias de marketing digital, o profissional agora pode atender clientes de todos os lugares, e não apenas em sua região.

Por fim, outra vantagem da transformação na advocacia é que ela deixou o mercado mais democrático. Isto é, agora todos podem mostrar suas habilidades e conhecimentos para o mundo. 

Isso significa que quem antes não podia abrir um escritório físico, pode focar na construção de um escritório virtual e apostar no marketing jurídico para atrair clientes.

Quais são as mudanças tecnológicas mais visíveis na advocacia?

Ao falar de transformação digital e advocacia, alguns podem não conseguir ter uma visão geral do quanto a tecnologia impactou a profissão. Veja abaixo algumas das mudanças mais visíveis que a tecnologia ocasionou na vida dos advogados!

Softwares jurídicos

Existem softwares para organizar diversos aspectos de uma empresa, como: financeiro, marketing, projetos, dentre outros. Como a advocacia tem suas particularidades, algumas empresas passaram a formular softwares jurídicos, feitos especificamente para esse mercado.

Esses sistemas permitem que os escritórios possam ser gerenciados por completo. Ainda, muitos deles possuem diversas funcionalidades importantes para esse tipo de negócio.

O software da ADVBOX é um exemplo. Ele é o mais completo do mercado. Além de possibilitar a gestão remota, possui ferramentas que permitem analisar a produtividade da equipe, analisar dados do escritório, automatizar o atendimento ao cliente, dentre diversas outras funções.

Peticionamento eletrônico 

O peticionamento eletrônico e os processos digitais facilitaram o dia a dia dos advogados, que passaram a peticionar de seus computadores, sem a necessidade de ir presencialmente nos fóruns e tribunais, por exemplo. 

Marketing jurídico

A transformação digital fez com que os advogados pudessem utilizar do marketing digital para atrair clientes e se posicionar no mercado. Se antes o marketing era offline, focado mais no boca-a-boca e totalmente local, agora o profissional pode aparecer para o país inteiro.

Para saber mais sobre o marketing digital, veja o vídeo abaixo:

Inteligência artificial

A inteligência artificial também passou a ser utilizada pelos advogados, principalmente para buscar melhores resultados para os seus processos judiciais. Muitos profissionais a utilizam para entender o caminho que precisam seguir para aumentar as chances de êxito em seus casos, por exemplo.

Armazenamento em nuvem 

O armazenamento em nuvem também é uma tecnologia que se tornou presente na vida dos advogados. Guardar documentos sem a necessidade de ter espaço no computador e encontrá-los se tornou muito mais simples.

Business intelligence

O business intelligence (BI) é muito utilizado em diversas empresas dos mais variados segmentos. Na advocacia, ele é usado para analisar dados do escritório e melhorar a tomada de decisões. 

Aplicativos

Os aplicativos mais apreciados pelo público passaram a ser utilizados na advocacia. Desde os que facilitam o trabalho em equipe, como o Trello, até os utilizados para atender clientes, como o WhatsApp e Chatbots, são vários os que passaram a ser importantes no dia a dia de uma advocacia.

Sobre o atendimento ao cliente feito no digital, veja o vídeo abaixo!

Quais são os principais desafios da transformação digital?

Existem certos desafios que a classe pode enfrentar nessa era da transformação digital na advocacia. Veja abaixo os mais comuns que já são problemáticos para os advogados.

Conservadorismo

Na prática, o maior desafio da transformação digital não está no fato de aprender a utilizar as novas tecnologias, mas sim na resistência em adotá-las. Existem muitos profissionais que insistem em permanecer em uma advocacia mais artesanal

Ocorre que isso não prejudica apenas o desempenho do profissional conservador, mas também implica em problemas na entrega dos serviços jurídicos. Conforme o tempo, esses profissionais deixarão de conseguir clientes, pois estarão obsoletos. Se adequar é inevitável.

Desconhecimento de outras áreas

A transformação digital na advocacia exige dos advogados que eles tenham conhecimentos em outras áreas do conhecimento. Engana-se que o saber jurídico basta. O advogado do futuro precisa buscar estudos em outros assuntos, como: gestão, tecnologia, marketing, administração, dentre outros.

Desatualização

O que mais se encontra são advogados desatualizados em relação às tecnologias, tendências e mudanças sociais. Essa desatualização é um grande problema, visto que pode prejudicar o profissional, fazendo com que perca espaço no mercado. 

Mercado mais competitivo

Por fim, como a tecnologia possibilitou que mais advogados pudessem mostrar suas habilidades para a sociedade, o mercado se tornou mais competitivo. Dessa forma, é fundamental que os advogados se atualizem constantemente e busquem maneiras de se diferenciar para conseguir seu espaço e os clientes que desejam.

Por que investir em tecnologia?

Existem diversos motivos para se investir em tecnologia para o escritório. As bancas que já utilizam ferramentas tecnológicas e estão a par das tendências estão à frente do mercado e conseguem se destacar em diversos aspectos. Veja abaixo alguns motivos para investir em tecnologia!

Ajuda na gestão 

A tecnologia contribui para manter o escritório organizado. Ela pode aprimorar processos internos e contribuir para uma gestão completa e eficiente. Ao passar certas atividades para a máquina, os erros diminuem e os trabalhos ficam melhores. 

Nesse sentido, diversos aspectos importantes, como tarefas, processos judiciais, financeiro, dentre outros aspectos, se mantêm em ordem. 

Contribui para a produtividade

A tecnologia deve ser utilizada para automatizar tarefas. Tudo o que pode ser delegado à ela, deve ser feito por ela. Dessa forma, a produtividade dos colaboradores aumenta. Assim, eles podem focar nas suas atividades principais e passar para a tecnologia o que pode ser feito por ela. 

Melhora a organização

Uma das maiores vantagens da transformação digital na advocacia é que os escritórios podem contar com ferramentas que melhoram a organização do escritório como um todo, bem como das equipes. 

Mesmo trabalhando de forma remota, é possível manter o trabalho da equipe em ordem e centralizar a comunicação de todos em um único lugar. 

Ajuda a diferenciar o escritório da concorrência 

A tecnologia contribui para deixar o escritório diferenciado perante a concorrência. Os profissionais atentos às tendências conseguem entender melhor o seu público e entregar o que ele precisa. 

Quando todos são produtivos e o escritório é organizado, os clientes percebem. Assim, é indiscutível que ela deixa o escritório mais forte no mercado.

Melhora a prestação de serviços

As pessoas querem serviços diferenciados, feitos especificamente para elas e que sejam entregues com agilidade. Investir em tecnologia contribui para que o escritório ofereça serviços com mais qualidade e eficiência.

Quais são as tendências da transformação digital na advocacia?

Transformação digital na advocacia

A transformação digital, embora já tenha transformado muito a advocacia, tende a trazer novas mudanças e fortalecer algumas que já estão presentes. Como ela é muito mutável, fica difícil prever com exatidão as tendências para os próximos anos. 

Contudo, existem certos aspectos que alguns consideram que ficarão ainda mais fortes em um futuro não muito distante. Veja abaixo algumas tendências da transformação digital na advocacia!

Advogados terão que se basear ainda mais nos dados

A advocacia baseada em dados já é uma realidade, mas a tendência é que os advogados se baseiam ainda mais neles para tomar decisões. Qualquer atitude precisa ser tomada com base na situação real do escritório. 

Logo, os advogados terão que dar a devida importância para isso, de modo a fazer escolhas que realmente sejam benéficas para o negócio. 

Marketing jurídico

O marketing jurídico digital, embora já seja forte, ainda é evitado por muitos profissionais. A tendência é que, conforme adquirem mais conhecimentos, os advogados percam o medo e utilizem estratégias de marketing para atrair clientes e se posicionar no mercado.

Escritórios digitais 

Outra tendência é o aumento dos escritórios digitais, inclusive dos que atendem totalmente de forma remota. Com o avanço da tecnologia e com o advento do processo eletrônico, os desafios de trabalhar de forma totalmente à distância serão ainda mais facilitados.

Como trazer o escritório para a era da transformação digital?

Existem muitos escritórios que ainda exercem a advocacia artesanal, insistindo em processos manuais e evitando a transição para o digital.

Felizmente, até os profissionais mais conservadores podem trazer seus negócios para a era da transformação digital, deixando-os conforme a realidade atual deseja. Veja abaixo como trazer o escritório para a era da tecnologia!

Impulsione a mudança de mentalidade

O primeiro passo é conversar com todos os sócios para que eles concordem com essa mudança e saibam os passos que serão dados para levar o escritório para a era da transformação digital.

Todos da equipe precisam estar a par das mudanças e saber lidar com a tecnologia. Por isso, é importante abrir a mente deles e buscar meios para que se preparem para essa nova realidade.

Fazer cursos e buscar conhecimento em outras áreas é fundamental para que entendam o que precisa ser feito para transformar o escritório.

Escolha as ferramentas ideais

O segundo passo é escolher as ferramentas que devem ser utilizadas nessa nova etapa. Além dos serviços que permitem assinatura digital, armazenar documentos em nuvem e atender clientes de forma remota, por exemplo, é preciso buscar tecnologias que melhorem a gestão e a organização do escritório.

Nesse sentido, busque um software jurídico para auxiliar nesse processo, otimizando o seu escritório em diversas questões.

Automatize tarefas

Diversas tarefas que são feitas de forma manual no escritório tomam tempo dos colaboradores, prejudicando o desempenho deles. Muitas delas podem ser delegadas para a tecnologia. A automação melhora não apenas a produtividade da equipe, mas evita erros e contribui para a gestão de tempo dos profissionais. 

Gerencie equipes de forma remota

Toda a equipe pode trabalhar de forma remota, pois a tecnologia permite gerenciá-las dessa forma. Tomar essa decisão pode trazer redução de custos, pois certos gastos com uma estrutura física podem ser eliminados. 

Além disso, isso pode aumentar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, que podem trabalhar de onde desejar e não precisam mais enfrentar o trânsito para chegar ao escritório. 

Inclusive, o home office foi amplamente adotado por diversos escritórios durante a pandemia provocada pelo novo Coronavírus e a tendência é que muitos permaneçam nesse modelo. 

Digitalize as áreas do escritório

Em um escritório de advocacia, geralmente existem 7 áreas. São elas:

  • No front-office: marketing jurídico, negociação, atendimento/pós venda;
  • No back-office: produção jurídica, controladoria jurídica, financeiro e RH.

Cada um desses setores podem ter um local físico específico no estabelecimento do escritório. Contudo, na transição para um escritório digital, eles também precisam ser “digitalizados”.

Nesse sentido, somente quando todos os setores da empresa estão digitalizados que o escritório pode ser considerado digital e, assim, estar em harmonia com a transformação digital. 

Invista no marketing jurídico

Por fim, é importante investir no marketing jurídico para trazer os clientes para o escritório. Esse investimento deve ser feito desde o início. Por isso, é importante traçar um planejamento de marketing digital logo nos primeiros momentos de transformar o escritório para o digital.

Para saber mais sobre como fazer essa transição para o digital, veja o vídeo abaixo sobre o assunto!

Como a ADVBOX pode auxiliar nessa transição?

A transformação digital na advocacia exigiu que os escritórios adotassem tecnologias eficientes para manter a organização e fazer o gerenciamento de tudo o que é feito no dia a dia da empresa. 

É unânime o entendimento de que os advogados precisam de um software jurídico para realizar a gestão do seu escritório de advocacia. Por isso, a ADVBOX pode ser a melhor ferramenta para o seu negócio, não apenas no momento da mudança para o digital, mas para fazer a gestão eficiente dele depois disso.

Pensando nas necessidades desses profissionais, a ADVBOX criou o melhor software jurídico do mercado, buscando atender todas as necessidades e demandas existentes em um escritório de advocacia.

Por isso, vale a pena conferir todas as vantagens do ADVBOX e testá-lo gratuitamente para comprovar que ele é o software ideal para o seu negócio!

Ao longo do artigo, você verificou que a transformação digital na advocacia já é uma realidade. Logo, é fundamental que advogados e escritórios se adequem para não serem apagados do mercado. Por isso, faça um planejamento e utilize as ferramentas ideais para fazer essa transição com segurança e eficiência!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX