Uma foto aérea de uma mesa. Sobre ela, um notebook, blocos e caneta para anotação, e duas pessoas traçando rota em um mapa. representa a expansão geográfica permitida pelo Atendimento jurídico digital
Setor Comercial

Atendimento jurídico digital: como começar?

É perceptível que as novas tecnologias chegaram e mudaram – muito! – o nosso cotidiano. Tanto é que, de uns anos para cá, o FAX dos escritórios foi substituído por outros aparelhos.

Desde março de 2020, com o início da pandemia, algumas mudanças aconteceram mais rapidamente. Uma destas principais mudanças, no mundo do Direito, foi o atendimento jurídico digital.

Mas, afinal, o que isso significa? Como fazer atendimento online? Quais as ferramentas para tal?

Estes questionamentos são bem importantes para quem deseja atender os clientes via internet. Levando isso em consideração, explicaremos tudo que você precisa saber sobre este assunto.

Gostaria de saber mais? Basta acompanhar o nosso artigo até o fim!

O que é um atendimento jurídico?

O atendimento jurídico profissional é um direito de todos os cidadãos brasileiros, sem distinção de cor da pele, orientação sexual, classe social ou gênero. Caso o cidadão não tenha condições financeiras para buscar a contratação de advogados, a Defensoria Pública é ideal para o serviço.  

Independente de quem fornecer o atendimento jurídico, é preciso pensar nas várias adversidades que um cidadão pode enfrentar. Tempo de deslocamento para receber a assistência e os gastos de transporte e alimentação são alguns dos desafios, segundo o blog Legitimvs.

Entendendo isso, muitos escritórios de advocacia continuam, mesmo após a pandemia de coronavírus, oferecendo o atendimento jurídico digital. Isso porque, este tipo de serviço, pode servir, para além de um diferencial em relação à concorrência: é bom para atrair novos clientes.

O modelo online de atendimento no Direito pode ser fundamental para dar assistência a pessoas que, de alguma maneira, têm problema de locomoção, como idosos. Além disso, costuma ser um facilitador para captar clientes que não moram em cidades grandes e em regiões afastadas.

O atendimento jurídico digital também revoluciona os atributos do escritório. Isso porque, neste tipo de serviço, é dispensável usar papéis já que os documentos ficam em meios eletrônicos. Com isso, contribui na modernização, otimização e agilidade do escritório e dos profissionais.

Podemos ressaltar que o atendimento digital aos clientes faz com que os gastos com o escritório físico sejam ainda menores. É uma alternativa para quem está começando a atuar na área.

Por fim, o atendimento jurídico digital também permite aos advogados trabalharem de qualquer lugar. Dessa maneira, é possível dar suporte aos clientes em casa, em livrarias, restaurantes, parques e outros lugares públicos. O único requisito deste serviço é ter acesso à boa internet.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como fazer atendimento online advogado?

Diante de tantos benefícios, é normal que você se interesse em implantar o atendimento jurídico digital em seu escritório. No entanto, para isso, é preciso saber como começar o suporte online.

Assim, a seguir, separamos algumas – boas – dicas para te estimular a aplicar assistência digital.  

1. Tenha organização e planejamento

Antes de abrir um ponto físico, é necessário se organizar e fazer muitas planilhas de planejamento financeiro. Em relação ao escritório de Direito digital, ter organização e fazer bom planejamento também é fundamental. Assim, é possível acompanhar e evitar gastos e prejuízos.

Se for trabalhar de casa, é importante ter um lugar de trabalho. Este, por sua vez, deve ser separado do seu local de descanso bem como de seu quarto. Por meio disso, os níveis de foco e concentração durante o horário comercial serão ainda melhores para as funções de trabalho.

Caso esteja cansado de trabalhar em casa ou não tenha um lugar separado, indicamos coworkings. Nestes espaços, profissionais de diversas áreas e empresas podem compartilhar o mesmo local físico e dividir despesas. Inclusive, é uma dica até para quem deseja ampliar a rede de contatos.

2. Construa uma rotina de trabalho

Trabalhar de maneira remota pode ser uma opção confortável e bacana ao trabalhador já que o profissional não precisa passar horas no trânsito. No entanto, é necessário ter muito cuidado e organização para não cair em pequenas tentações, como uma cama quentinha em um dia frio.

Por isso, uma boa dica é construir uma rotina de trabalho diário: para algumas pessoas, o fato de se vestir, como se fosse ao trabalho, também aumenta os níveis de produção. Por meio disso, o atendimento jurídico digital pode se tornar melhor para o profissional e refletir na satisfação do cliente.  

3. Invista em canais de comunicação digital

A fim de começar a oferecer atendimento jurídico digital, o escritório precisa se tornar visível aos clientes. Hoje em dia, uma das maneiras de se ganhar boa visibilidade é ocupando espaços nas principais redes sociais. Ademais, ter um site também ajuda na aproximação com os clientes.

Também gostamos de ressaltar que a assistência aos clientes pode acontecer via aplicativos de mensagens instantâneas e chatbots. Embora muitos escritórios não utilizem mais, as ligações telefônicas são ótimas opções para ajudar na captação e na fidelização da clientela.

No entanto, em relação a esse canal de comunicação, é preciso ter cuidado. Muitas pessoas não se sentem satisfeitas de receber bem como atender ligações. Por isso, para fazer esse tipo de contato, tenha certeza se o cliente acha esse método invasivo. Se achar, opte por outros canais.

4. Aposte no marketing de conteúdo

É comum vermos diversos profissionais exibindo o próprio trabalho nas redes sociais. Na área do Direito, por sua vez, a principal estratégia de marketing é o de conteúdo. Tal estratégia é ótima para ganhar autoridade profissional, gerar visibilidade ao escritório e atrair novos clientes.

Se você deseja investir nessa estratégia, então, confira como fazer um bom marketing digital para advogados. Nesse caso, leve em consideração o objetivo e o público-alvo que quer atingir.  

5. Use softwares jurídicos

Hoje em dia, ofertar bom atendimento jurídico aos cidadãos é sinônimo de oferecer uma assistência rápida. A fim de proporcionar tal agilidade e melhor gestão, muitos escritórios do Direito já contam com softwares jurídicos. Com estas ferramentas, é possível controlar prazos.

Afinal, como o gerenciamento de processos e operações fica por conta dos softwares, a equipe do escritório pode focar no trabalho. Dessa maneira, o uso do instrumento em questão costuma contribuir para o aumento de produtividade dos profissionais, como advogados e secretários.

6. Proteja a sua rede

Atuar profissionalmente por meio da internet pode ser bem positivo, como já citamos anteriormente. No entanto, é preciso ter muito cuidado porque, hoje em dia, é comum vermos e sabermos que conhecidos e familiares caírem em golpes. Os golpes mais comuns costumam ser financeiros.

Acontece que, para os farsantes, normalmente é necessário saber determinados dados para, assim, aplicar golpes. Em relação aos escritórios de advocacia, o cuidado deve ser maior com os dados dos clientes deve ser ainda maior. Assim, é possível evitar possíveis golpes e prejuízos.

Antes de implantar o atendimento jurídico digital no escritório, proteja a rede que trabalha. Se você pensa em utilizar softwares do Direito, então, escolha um que proteja informações confidenciais, tanto dos profissionais quanto dos clientes, para manter invasores bem longe.

Quais as ferramentas de um advogado?

Se você, advogado, pretende investir no escritório e no atendimento jurídico digital, confira algumas ferramentas que, certamente, te ajudarão:

  • Agendas digitais: para não perder nenhum prazo ou esquecer reuniões;
  • Assinatura eletrônica: ótimo para reproduzir assinaturas em documentos digitais;
  • Plataformas de videoconferências: ideal para fazer reuniões online com clientes.

O uso de ferramentas digitais para ofertar assistência online no Direito é subjetivo. Por exemplo: para alguns profissionais, as agendas físicas são melhores que as eletrônicas. No entanto, ainda assim, são instrumentos que, no geral, podem ser ótimos para quem deseja trabalhar remoto.

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Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

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