chatgpt e advocacia
Advocacia

Advocacia e ChatGPT

Vídeo descritivo sobre ChatGPT e Advocacia, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

O que é Inteligência Artificial no Direito?

Finalmente foi lançada uma inteligência artificial que funciona na advocacia.

Por isso, neste artigo você irá compreender as 5 aplicações no seu escritório de imediato.

Sim, você pode estar pensando que isso é mais um artigo dizendo que a inteligência artificial irá substituir os advogados. Nós também estamos cansados dessa conversa. No entanto, não, não é isso.

Ao contrário, neste artigo nós queremos trocar ideias com você sobre como usar a inteligência artificial no seu escritório começando hoje mesmo.

Aliás, o dobro de trabalho é feito, com metade do esforço.

O que é o Chat Open AI?

Em dezembro de 2022 foi lançado o Chat GPT3 da Open IA. Nele você pode fazer perguntas jurídicas e ela te responde na hora com mais de 90% de acerto.

Sendo assim, confira alguns exemplos já testados por nós da ADVBOX:

  • Liste 5 tipos de defesa jurídica para um caso de posse de drogas. A inteligência artificial listou 5 ideias que nós nem sequer imaginávamos.
  • Liste todos os tópicos de uma petição inicial trabalhista para um engenheiro de Minas Gerais que foi demitido da Mineradora Penhasco do Rio Doce por gastos excessivos com as medidas de segurança de uma barragem. A IA listou perfeitamente.
  • Liste todos os pedidos possíveis para esta mesma Reclamatória Trabalhista. O ChatGPT listou 28 pedidos, muitos que nós não teríamos lembrado.

Ademais, ela foi muito útil para pesquisar acórdãos contrários e favoráveis para usar nos recursos a TNU e ao STF, pesquisas que demoram entre 2 e 6 horas feitas em 10 segundos.

O que faz o Chat GPT?

Sendo assim, em um mês descobrimos mais de 50 aplicações da IA em um escritório de Direito Previdenciário e Internacional. A Banca usou no marketing, no atendimento aos clientes, na negociação de contratos e no consultivo.

No entanto, é válido lembrar que a IA está longe de substituir advogados experientes. Ela não virá ser capaz de trabalhar sozinha, mas é verdade que ela pode substituir um advogado muito júnior ou qualquer pessoa do escritório que precise de supervisão.

Isso porque a velocidade de dar um comando para a IA e passar uma tarefa para uma pessoa inexperiente é a mesma. Por outro lado, a velocidade com que a IA entrega a resposta é absurdamente mais rápida e o trabalho ao final de correção e revisão é o mesmo.

O investimento atualmente é baixo, você gasta pelo que usar.

Ensinando a abrir conta no ChatGPT

Para abrir a conta é simples: basta acessar este link e cadastrar o seu cartão de crédito.

Aliás, se você utilizar muito durante o mês irá gastar em torno de R$ 100,00. É realmente muito barato.

Como a inteligência artificial está transformando o Direito?

Entretanto, é verdade que ela não é especializada por área do Direito e precisa ser para entregar respostas com grande precisão.

Por isso, ela precisa de um banco de dados isolado e é ai que entra a boa notícia para os advogados brasileiros:

Assim sendo, nós da ADVBOX reunimos um time de especialistas em IA e ja estamos construindo um software especializado para advocacia para lançar ainda esse semestre no Brasil com ao menos 10 especialidades no Direito brasileiro.

ChatGPT e Advocacia

ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

chatgpt e advocacia
Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.

Postagens Relacionadas