Petição trabalhista

AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIO

Ação de Usucapião Extraordinário.

Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:

Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!

Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais! 

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [[Vara]]VARA CÍVEL DA [[Comarca]] DE [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]].

[[Nome do cliente]], [[Nacionalidade do cliente]], [[Estado civil do cliente]], [[Profissão do cliente]], [[Sexo do cliente]], nascido(a) em [[Data de nascimento do cliente]],  inscrito(a) no CPF sob nº [[CPF/CNPJ do cliente]], RG sob nº [[RG do cliente]], residente e domiciliado(a) na [[Endereço do cliente]], [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]], CEP XXXX, com endereço eletrônico [[E-mail do cliente]], representado nesta ação por seu/sua advogado(a), [[Outorgados]], conforme procuração anexa, com endereço profissional na [[Endereço do escritório]], [[Cidade do escritório]]/[[UF do escritório]], vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, conforme os fundamentos de fato e de direito postos a seguir, propor a presente 

AÇÃO DE USUCAPIÃO EXTRAORDINÁRIO

em face de [[Parte contrária]], (indicar se é pessoa física ou jurídica), com CPF/CNPJ sob nº …, com sede na Rua …, nº …, bairro …, CEP: …, Município– UF, referente ao imóvel urbano situado na Rua XX, nº XX, bairro XX, Município/UF, CEP XX, pelos seguintes fatos e fundamentos:

I – DOS FATOS

A Requerente através de um Contrato Particular de Compra e Venda firmado com (nome e qualificação) e (nome e qualificação), e destes para a Requerente, onde reside, e somado ao tempo dos antecessores, somam-se mais de 20 (vinte) anos de posse mansa, pacífica, ininterrupta e sem oposição.

II – DA DESCRIÇÃO DO IMÓVEL

O imóvel tem as seguintes medidas e confrontações:

Lote nº …. da Planta Territorial …. – quadra nº …., medindo …. metros  de frente para a Rua …., ao lado de quem da Rua olha, medindo …. metros confrontando com o lote nº …., pelo lado esquerdo medindo …. metros confrontado com o lote nº …., e aos fundos medindo …. metros confrontando com o lote nº …., com a área total de …. m².

Inscrito no IPTU sob nº …. e imóvel transcrito sob nº …., livro …. da ….ª Circunscrição Imobiliária.

III – DO DIREITO

Art. 550, CC. “Aquele que, por vinte anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquirir-lhe-á o domínio, independente de título e boa fé que em tal, caso, se presume podendo requerer ao Juiz que assim o declare por sentença, a qual lhe servirá de título para transcrição no registro de imóvel.”

Washington de Barros Monteiro dispõe que:

“A posse é a visibilidade do domínio, é o “jus possidendi”, é o direito de possuir, pelo qual o proprietário, de um modo geral, afirma o seu poder sobre o que é dele.” op. cit. página 26.

IV – DA CONCLUSÃO

IV.1 – Dos Direitos da Requerente

Demonstrado o preenchimento dos requisitos básicos para a propositura da Ação de Usucapião, embasado nos direitos da Requerente de pretender que seja a ela declarado o domínio do imóvel objeto da presente ação.

V – DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer:

a) A citação dos Requeridos e demais interessados, através de edital, por se acharem em lugar incerto e não sabido;

b) Que seja dado ciência:

b.1) Ao Estado do [[UF do cliente]];

b.2) Ao Município de [[Cidade do cliente]];

b.3) Ao representante do Ministério Público;

c) Seja designada a audiência de justificação de posse, após seja determinado a continuação do feito;

d) Ao final, seja julgado procedente o pedido declarando por sentença o domínio do imóvel em nome da Requerente, determinando, através demandado ou ofício ao Cartório de Registro de Imóvel, para que proceda a matrícula;

e) A produção de provas admitidas em direito, documental, pericial, testemunhal e vistorias.

Dá-se à causa o valor de [[Expectativa/valor da causa]], nos termos do art. 292, III, do NCPC.

Termos em que,

Pede deferimento.

[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].

[[Gestores do escritório]]

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.