Escritório de advocacia pequeno - foto de um escritório pequeno

Como decorar um escritório de advocacia pequeno?

Um escritório de advocacia pequeno exige a mesma dedicação que os grandes estabelecimentos. A administração, gestão, plano de negócios é fundamental. Os que possuem um espaço físico e atendem presencialmente devem também dar atenção a outro aspecto: a decoração.

Isso porque a impressão que o cliente tem sobre o seu local de trabalho pode influenciar muito, inclusive no momento do atendimento

Felizmente, não é preciso desembolsar muito dinheiro para deixar o seu escritório de advocacia pequeno organizado e atraente. Nesse artigo, veja algumas dicas para fazer isso!

Por que é importante decorar o escritório de advocacia?

Muitos podem pensar que, por ter um escritório de advocacia pequeno, a decoração dele pode não ser importante. Mesmo tendo um tamanho modesto ou sendo em um cômodo da sua residência, é importante pensar nesse aspecto.

Isso porque um ambiente de trabalho descuidado pode passar a imagem de que o profissional que trabalha no local é desorganizado. Ademais, um escritório sujo demonstra relaxo. 

Essa impressão que o cliente tem sobre o local pode ser transmitido a terceiros, impactando na sua imagem. 

A própria advocacia é uma profissão que passa uma imagem mais formal para a sociedade. Sendo assim, o dono de um escritório de advocacia pequeno deve buscar meios de tornar o ambiente convidativo e deixar todos confortáveis.

É importante entender que um ambiente organizado e atraente não precisa ser luxuoso. Ou seja, o profissional não precisa contrair despesas altas para decorar o seu escritório de advocacia. 

Isso significa que ele pode ser bonito e atraente, mas simples ao mesmo tempo. Vale comentar que estabelecimentos minimalistas também são excelentes e costumam agradar profissionais das mais diversas áreas de atuação.

Quais são as vantagens de pensar na decoração de um escritório de advocacia pequeno?

Decorar um escritório de advocacia pequeno pode ser até mais interessante do que pensar no planejamento de um grande espaço. Isso porque, por ter um tamanho menor, muitas vezes até bem limitado, o profissional pode utilizar esse momento para pensar em outras questões. Veja abaixo algumas vantagens. 

Planejamento dos espaços 

O momento de decorar o ambiente também pode ser ideal para pensar no planejamento dos espaços. Por se tratar de um escritório de advocacia pequeno, cada um dos cômodos (quando há mais de um) deve ser utilizado com inteligência. 

Gastos menores

Muito da decoração e organização de um escritório de advocacia pequeno pode ser feito pelo próprio profissional. Ademais, por ser um ambiente menos espaçoso, os gastos com a decoração acabam sendo muito menores. 

Vale ressaltar que um ambiente pequeno com muitos objetos de decoração pode tornar o local ainda mais apertado e desconfortável. 

Análise do que realmente importa

Os objetos de trabalho e de decoração de um escritório de advocacia pequeno devem ser colocados no local apenas se forem úteis ou agregarem. Pela limitação de tamanho, é essencial pensar somente no que importa, descartando o que é desnecessário.

Nesse momento, vale a dica: excesso de informação visual pode atrapalhar mais do que ajudar. Logo, menos é mais! Poucos utensílios podem ser suficientes.

Como decorar um escritório de advocacia pequeno?

Decorar um escritório de advocacia pequeno exige atenção e planejamento. As dicas abaixo servem tanto para aqueles que possuem um ambiente físico para atender clientes quanto para os que querem ter um escritório em casa que seja eficiente e ajude o profissional a manter a produtividade!

Aposte em cores neutras

O primeiro passo é pensar na cor do seu escritório. Não adianta pensar em cores chamativas ou papéis de parede muito coloridos. 

As cores mais sóbrias, como o branco, o nude ou tons claros de cinza, por exemplo, podem ser as mais adequadas. 

Vale lembrar que a cor branca ajuda a manter o ambiente mais iluminado, podendo ser uma boa alternativa para as paredes. 

Pense em uma boa iluminação

Um escritório de advocacia pequeno precisa também ter uma boa iluminação. Se for possível, mescle a luz natural com a artificial. 

No entanto, se você não possui um local com uma boa iluminação natural, aposte em equipamentos de luz de boa qualidade que sejam capazes de tornar todo o ambiente claro, mas que não seja forte a ponto de incomodar você e o cliente. 

Utilize apenas móveis necessários

Não coloque móveis desnecessários que tomem espaço apenas por você achar bonito. Pense na utilidade deles e procure colocar apenas o que realmente é importante. 

Lembre-se que um escritório de advocacia pequeno com muito mobiliário pode tornar o ambiente apertado e desconfortável. Por isso, é importante ter cautela e priorizar o que importa.

Por exemplo, se você utiliza apenas uma sala, ter apenas a sua mesa, sua cadeira, duas cadeiras ou poltronas para os clientes, uma mesinha de canto para café e uma estante já pode ser o bastante, não acha? 

Tudo depende do que você precisa e de como você planeja. No entanto, a ideia de “menos é mais” pode ser interessante no momento de decorar o local.

Importante ainda pensar em móveis de cores sóbrias que combinam com a cor do seu escritório. Lembre-se também de pensar no conforto, pensando em uma boa cadeira para você e boas poltronas para o cliente. 

Não exagere na decoração

Evite muitas estátuas, quadros, espelhos, dentre outras decorações. O ambiente precisa ser sóbrio e a decoração não deve chamar muita a atenção das pessoas para não distraí-las. 

Por isso, seja cauteloso. Utilize quadros sóbrios, evite muitas estátuas e decoração muito espalhafatosa. Dependendo da sua área de atuação, o cliente pode se sentir desconfortável. 

Como decorar um escritório de advocacia com pouco dinheiro?

Quando se tem pouco dinheiro, o ideal é investir apenas no que é realmente necessário. Uma mesa com um tamanho ideal, uma cadeira confortável e duas poltronas bem simples para o cliente sentar enquanto é atendido pode ser o bastante no início.

Conforme for melhorando a sua condição financeira, você pode melhorar o seu local de trabalho, pensar em uma boa decoração e até comprar móveis melhores.

O que não pode faltar no escritório de um advogado?

O ideal é que o escritório de advocacia tenha pelo menos uma recepção e a sala de cada um dos profissionais. Em relação aos móveis, não pode faltar uma mesa e uma cadeira para os advogados e cadeiras para que os clientes possam sentar, tanto no atendimento quanto no momento em que eles esperam na recepção.

Quanto custa abrir um escritório de advocacia?

Um escritório de advocacia físico pode demandar um investimento que pode ser alto, principalmente para quem está iniciando. O valor desse investimento pode variar muito conforme a cidade e a região. 

Felizmente, graças a tecnologia, se tornou possível aos advogados que eles atendam à distância, bastando apenas planejar um escritório digital. Nessa última alternativa, as despesas podem ser muito menores. 

Veja também: Quanto vale um escritório?

Pensar na decoração de um escritório de advocacia pequeno é essencial para mantê-lo organizado e torná-lo atraente para o cliente. Esse momento também é ideal para pensar na organização e no investimento dos móveis. Por isso, não deixe de planejar a decoração dele para ter um escritório confortável e que lhe dê orgulho!

Gostou do artigo? Veja agora 5 estratégias eficientes de gestão de escritório de advocacia!

Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX