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Esta é uma pergunta que permeia uma resposta difícil de dar. O trabalho aumentou, os processos continuam andando? Se você não teve uma redução no fluxo de recebimento de honorários, sinta-se privilegiado! Mas de fato a organização financeira é um problema que invade muitos escritórios de advocacia. 

Analisaremos a seguir algumas opções que passam pela cabeça de advogados ao se depararem com a questão que levou você a ler este artigo:

1º Demitir quem for possível e redistribuir o trabalho sobrecarregando quem ficar.

2º Assumir mais uma área do Direito, dobrando a jornada de trabalho e sobrecarregando todos.

3º Dedicar um tempo ao estudo da gestão do escritório e marketing jurídico para tomar as decisões certas imediatamente, redesenhando procedimentos internos e formas de aquisição do cliente.

Olhando assim, a resposta parece óbvia, certo? Se não, vamos entender: ao optar pela terceira, as duas primeiras opções não se farão mais necessárias.

Como colocar em prática a terceira opção?

Bom, já que entramos no assunto gestão, precisamos ter claro que  será preciso fazer uma análise completa do fluxo de trabalho dentro do escritório. Entretanto, você há de convir que não tem como impor mais trabalho com análise e inserção de tantos dados em tabelas de excel, não é mesmo?

Pensando nisso, a AdvBox criou um sistema capaz de analisar e exibir para o dono do escritório como andam os seus processos, antes de ingressar no judiciário. Com este recurso, é possível ver com exatidão onde o custo está alto e quais são os procedimentos que precisam ser reformados e mudar.

Além disso, depois de 2 meses de uso, nossa plataforma já consegue medir claramente quem está produzindo bem e quem precisa de uma motivação maior, com a análise de produtividade. A AdvBox ainda te mostra facilmente gráficos que informam sobre produção, qualidade, quantidade e agilidade do serviço jurídico.

E quanto ao marketing? É importante potencializá-lo e reduzir o custo de aquisição do cliente (CAC). Já parou para pensar que se a sua hora de trabalho vale 250,00 reais e você dedica 10 horas por semana para atender e buscar clientes, você investe cerca de 10 mil reais por mês em marketing?

Na Advocacia, tempo é dinheiro.

Para isso, redesenhar os custos de tempo e as responsabilidades é importante. Sugerimos a leitura do post “Melhore o atendimento do escritório pela rotina da secretária de advogado” e o e-book “Marketing Digital para Advocacia” que trarão ideias fundamentais para a segmentação de clientes próprios antigos, que tem o custo mais baixo para a reativação que você pode pensar, além de várias outras sugestões importantes.


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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