Publicidade na advocacia

Prescrição e decadência penal

Acesse o modelo de prescrição e decadência penal, e aproveite para conhecer o software jurídico ideal para atualizar seu banco de petições.

ADVBOX é a plataforma certa para advocacia digital, você consegue aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis para o seu escritório, como, por exemplo, garantir qualidade, rapidez e eficácia às etapas do serviço jurídico, melhorando os resultados de todos os setores do escritório.

Você está pensando em advogar em direito criminal? Adquira o suporte da melhor tecnologia para realizar seu trabalho com facilidade e alto rendimento.

Modelo de prescrição e decadência penal

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO VII JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DA CAPITAL

PROC. 1.004

, nos autos da ação penal que responde perante este Juízo, como incurso nas penas do Art. 12000 caput do Código Penal, vem, através de seu advogado infra-assinado, expor a Vossa Excelência o seguinte: 

1) Através da Sentença de fls. 163/16000,  foi imposta ao acusado a pena de 10 dias-multa, cujo lapso prescricional é de 02 anos, ex vi do Art. 114, inciso I do Código Penal.

2) Entre a data do fato que se atribui ao acusado – 21/5/0005, e a data do recebimento da denúncia – 25/3/000000 (fls. 154), decorreram mais de dois  anos, verificando-se, destarte, o fenômeno prescricional.

3) Trata-se na hipótese da prescrição dita “retroativa”, que atinge a pretensão punitiva, insubsistindo quaisquer dos efeitos da condenação, tais como pressuposto de reincidência, lançamento do nome no rol dos culpados e pagamento das custas processuais. 

DESTA FORMA, confia a Defesa, colhida a manifestação Ministerial, seja declarada extinta a punibilidade do  acusado  pelo advento da PRESCRIÇÃO RETROATIVA, expedindo-se, quando oportuno, ofício ao IFP, com a expressa recomendação de que se proceda a anotação da extinção da punibilidade da  pretensão punitiva, bem como ofício ao Cartório Distribuidor para a baixa no respectivo registro. 

                                RIO DE JANEIRO 

Artigos jurídicos recentes

Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX