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Nas transformações das relações de trabalho e da economia como um todo no século XXI, se percebe uma forte necessidade de adaptação por parte da sociedade civil, das empresas e das instituições públicas a um contexto muito diferente do que antigamente. Isso se evidencia principalmente no que diz respeito a gestão de pessoas, modo de fazer negócios e inovações tecnológicas, elementos que confluem entre si para a geração de um novo ambiente de trabalho, muito mais gratificante e produtivo para todos.

O conceito de economia colaborativa tem sido bastante discutido e considerado na última década e se mostra presente no modo de atuar de muitas empresas hoje em dia. Com um foco maior no relacionamento com o cliente, tais empresas procuram fornecer experiências de consumo gratificantes e inusitadas para as pessoas, sem pensar unicamente na venda de produtos e serviços a preços altos, sendo tecnologia um elemento muito presente na implementação de tais ideias.

No âmbito do empreendedorismo na advocacia, esses conceitos e mudanças estão cada vez mais presentes. Nesse post iremos falar sobre esse novo panorama no mercado e sobre alguns dos recursos e ideias utilizados por escritórios que não ficam de fora das transformações da atualidade.

Os novos modelos de gestão e negócios

Na dinâmica em que nossa sociedade funciona, as antigas maneiras de fazer e gerenciar negócios, altamente burocratizadas e inflexíveis, se mostram cada vez mais ineficientes, por mais que grande parte das pessoas ainda não tenha percebido. Criatividade, pensamento holístico, cooperatividade e horizontalização das relações hierárquicas são postas a frente da rigidez e do formalismo exagerado de antigamente. Um bom exemplo é o modelo de gestão por tarefas, que não foca simplesmente no cumprimento de horários, possibilita a implementação de home office e a flexibilização de jornada de trabalho para os funcionários e até para o advogado chefe.

O conceito de economia colaborativa se expressa tanto na gestão interna da empresa quanto nas relações externas com outras empresas, que acabam por proporcionar oportunidades de negócios que talvez você nunca tenha imaginado antes. A consolidação de parcerias com colaborações mútuas entre empresas do mesmo mercado e também de outros segmentos empresariais tem sido feita por diversas pessoas, inclusive em escritórios de advocacia. Dessa forma, não se pensa mais apenas em disputa com a concorrência, mas sim em projetos de colaboração que gerem oportunidades de negócio benéficas para ambos os lados, principalmente para o cliente.

Empreendedorismo na Adocacia e Advocacia Digital

O mercado de advocacia não é uma exceção nesse contexto. A advocacia digital tem sido cada vez mais considerada por advogados e donos de escritórios nos mais variados segmentos, não só grandes escritórios. Escritórios de pequeno porte também tem participado dessa mudança, pois a implementação de tais estratégias não precisa ser feita necessariamente com altos investimentos, sendo possível obter resultados impressionantes a médio prazo e com alto custo benefício.

Nós da Advbox, por exemplo, buscamos proporcionar justamente isso aos nossos clientes oferecendo um software de gestão de altíssima qualidade, com recursos exclusivos no mercado e com o maior custo benefício. Com a nossa assinatura grátis, você já pode começar a otimizar a produtividade e a organização do seu escritório consideravelmente e sem custo algum.

Além do uso de softwares de gestão para escritórios, o marketing jurídico digital também compõe o conceito de advocacia digital, pois é responsável por consolidar a presença dos escritórios de advocacia no principal meio de comunicação da atualidade, a internet. Com o passar dos anos, vai se tornar cada vez mais difícil uma prospecção constante de clientes apenas com atendimento físico, sem um site e páginas nas redes sociais. A sociedade está cada vez mais dependente desses meios de comunicação para realização de tudo.

Faça parte dessas transformações no mercado da advocacia e continue acessando nosso Blog para mais informações valiosas.

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Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

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