fbpx

O escritório digital é extremamente útil para a mensuração da produtividade. Peter Drucker já dizia, há mais de 50 anos, que aquilo que não se mede não se gerencia. Sem conhecer minimamente os indicadores chave do seu escritório, ou você descobriu um nicho fantástico, ou tem muita sorte. Se não for nem uma coisa nem outra, é bem possível que você esteja correndo sérios riscos.

Diversas pessoas ao redor de uma mesa em uma sala de reunião sorrindo. Imagem ilustra satisfação do escritório digital.

O maior desafio de hoje é que os advogados, em geral, resistem às práticas gerenciais para a sua atividade. A nossa tradição bacharelesca nos ensinou – e estamos todos mergulhados nesta cultura – que a excelência técnica é o que nos salvará. A retórica, a peça bem acabada, o português impecável, é nisto que precisamos focar.

Se você já percebeu que esta é uma condição necessária, porém não suficiente, parabéns. Respire fundo e leia este texto até o fim.

Em tempos de acelerada transformação digital, com padrões de eficiência se sofisticando mais e mais, implantar uma gestão profissionalizada, que defina e meça os indicadores de performance da sua atividade, passa necessariamente por adotar uma estratégia de digitalização das suas atividades.

E digitalização aqui não tem nada a ver com scanner. Pelo menos não necessariamente. Digitalização aqui diz respeito à adoção de uma metodologia de escritório digital. Ferramentas que digitalizem a atividade, não apenas as folhas do processo.

Análise de Métricas e o Escritório digital

Se você adota uma ferramenta adequada, e tem a sua atividade devidamente organizada, com tarefas claras atribuídas às pessoas certas, é possível gerar dados e gráficos que lhe fornecerão uma análise instantânea e de fácil compreensão sobre a sua performance.

Só assim, você poderá agir rápido para ajustar o que não está bem. Além disso, poderá identificar as boas práticas que podem e devem ser ampliadas.

É a implantação sistemática da metodologia do escritório digital, com a possibilidade de você, literalmente, ter o escritório em suas mãos, que vai possibilitar o aumento na sua produtividade, o fazer mais com menos, o de fato atingir os resultados satisfatórios e esperados.

As métricas de performance do escritório possibilitam, assim, uma melhor tomada de decisão. Dependendo das escolhas que você fizer com base nas métricas de performance do escritório, se tornará possível até mesmo a liderança e o destaque na sua área de atuação.

O certo é que quanto mais se protela, mais difícil fica. Isso porque este é um movimento que está em curso, e de maneira muito forte. Mais do que nunca, a hora é agora.

Banner para clicar e fazer download gratuito do guia Ferramentas Indispensáveis para colocar escritório digital em prática


Katiussa Bitencourt

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *