Advocacia correspondente
ADVBOX

Escritório liderança: se tornar referência na sua área?

Ao abrir um escritório de advocacia, o advogado busca levar a excelência no seus serviços para os clientes. Tornar-se um escritório liderança é um dos objetivos a ser alcançado. 

Entretanto, muitas vezes, o caminho para ser um escritório liderança pode ser complexo. Aliás, destacar-se entre os concorrentes exige planejamento e metas claras. 

Sem um propósito definido, o negócio é visto apenas como “mais um” entre tantos no mercado. E, além do mais, um setor tão concorrido quanto o da advocacia exige um olhar cuidadoso para o planejamento. 

Sendo assim, se você já está em uma sociedade, trabalha sozinho no escritório ou está pensando em abrir um escritório, saiba que o diferencial está nos detalhes. 

Ser um escritório liderança inclui a atenção global em todos os processos. Entre eles podemos destacar:

  • A maneira como você capta clientes;
  • O atendimento aos clientes;
  • A forma como você lidera a equipe;
  • A maneira que a tecnologia pode ajudar nesse processo;
  • Como posiciona o seu escritório no mercado.

Esses são alguns pontos que vamos destacar nesse texto para que você consiga iniciar – ou aprimorar – o seu planejamento. 

Aliás, saiba que tornar-se um escritório liderança exige paciência e dedicação. Cada passo é importante. 

Tenha em mente que, talvez, seja necessário mudar a rota e replanejar para alcançar o sucesso. Esteja preparado para isso!

Continue a leitura para descobrir mais sobre o assunto. Vamos juntos?

Como ser um escritório liderança?

Ser um escritório liderança é o seu objetivo. Para começar a colocar esse plano em prática, é importante que você conheça o público que quer atingir

Muitas vezes advogados que estão iniciando acabam atendendo diferentes áreas ao mesmo tempo. Isso, ao longo do tempo, pode causar problemas graves de sobrecarga.

Além disso, sem ter um foco, aumentam os riscos de falhas no atendimento. Erros em processos, perda de prazos, são alguns exemplos. 

É por isso que uma das tendências para um escritório liderança está na hiperespecialização. Ela consiste em se dedicar a estudar com profundidade casos específicos. 

Trata-se de uma saída importante para superar a concorrência e se diferenciar no mercado. Como consequência, os clientes estarão mais satisfeitos. 

E ainda, aumentam as chances dos próprios clientes indicarem o escritório para outras pessoas. Isso acontece porque, na hiperespecialização, o escritório se concentra no tipo de público que quer atender.

Isso é diferente de atuar em uma única grande área: por exemplo, no direito de família ou previdenciário. Na hiperespecialização, o escritório aprofunda conhecimentos no contexto do cliente.

Ou seja, entende e oferece serviços que vão atender às necessidades mais comuns daquele perfil. 

Ao definir pela hiperespecialização, você pode ainda estabelecer outros critérios para o atendimento. Entre eles:

  • Profissão que será atendida;
  • Região geográfica;
  • Regimes de contrato de trabalho;
  • Regime de tributação.

Combinando um ou mais elementos o seu escritório pode apresentar esse diferencial para os clientes. E, dessa maneira, iniciar os passos para tornar-se um escritório liderança. 

Escritório liderança: se tornar referência na sua área?
Escritório liderança: se tornar referência na sua área?

Como desenvolver a liderança na empresa?

Ao definir no seu planejamento que você quer tornar o escritório liderança, inicie um trabalho de divulgação. 

Fazer marketing jurídico é um passo essencial. Afinal, com um planejamento completo para apresentar o escritório, todas as áreas do negócio saem ganhando.

É com um bom marketing jurídico que você vai alcançar outros potenciais clientes. E, acima de tudo, apresentar-se como referência na área que atua. 

Entretanto, existem uma série de determinações que devem ser cumpridas no momento de iniciar o trabalho de marketing em um escritório de advocacia.

Você pode conferir as regras da OAB para o marketing na advocacia clicando aqui.

Com conhecimento sobre as determinações, chega a hora de colocar o planejamento em prática. E, nesse sentido, um software jurídico é essencial.

Por exemplo: imagine que, com a ajuda da tecnologia, é possível ter acesso a dados que são essenciais para determinar o trabalho do marketing jurídico. 

Assim, um escritório que conta com um software jurídico tem em mãos dados organizados sobre:

  • Idade dos clientes;
  • Cidades/regiões onde estão concentrados os atendimentos;
  • Tipos de ações mais comuns;
  • Ações mais rentáveis para o escritório;
  • Entre outros dados.

Com essas informações em mãos, a estratégia de marketing jurídico dá bons passos assertivos. Afinal, sabe-se com quem está falando, com qual objetivo e quais os porquês para atingir cada público. 

Software Jurídico para Escritórios

Por meio de um software jurídico você consegue, por exemplo, segmentar a sua base e enviar conteúdos relevantes. 

Imagine que uma estratégia de newsletter jurídica pode, por exemplo, ser essencial para manter contato com os clientes. 

Além disso, clientes que atualmente não estão com processos ativos, podem continuar recebendo informações do seu escritório. 

Por meio de conteúdos relevantes você se torna ainda mais estratégico e essencial para que os clientes lembrem de você em uma futura necessidade. 

Ademais, com base no perfil de quem já está no escritório com você também fica mais simples produzir materiais que sejam importantes para pessoas e empresas com o mesmo perfil.

Em resumo, para construir a sua reputação como escritório liderança é essencial estar presente nas redes. Faça disso uma rotina e acompanhe os resultados de perto.

Qual é a importância da liderança?

Agora que já falamos sobre como tornar-se um escritório liderança na visão dos clientes e como captar mais pessoas para a sua base, chegou o momento de falar da liderança interna

Ser um escritório liderança também depende de contar com os melhores profissionais do mercado. Entretanto, isso depende diretamente da forma como as lideranças vão conduzir o trabalho dentro do negócio. 

Com as possibilidades de trabalho remoto, pós-pandemia, tornou-se ainda mais desafiador reter talentos. As vagas em todo o país e no mundo são atrativas. 

É por isso que um escritório liderança precisa se diferenciar. Estabelecer processos que atendam também às necessidades de quem trabalha para você. 

Assim, construir um ambiente inovador, amparado pela tecnologia é um passo importante. Cada vez mais os advogados procuram escritórios digitais para trabalhar. 

Afinal, neles as perspectivas de evolução na carreira estão cada vez mais presentes. Um escritório digital permite que todos os processos aconteçam de forma online. 

Ou seja, da captação dos clientes ao fechamento e acompanhamento dos processos, tudo pode ser acompanhado de qualquer lugar. 

Com segurança e com o dinamismo que os novos momentos da advocacia exigem.

Como consequência, os advogados em um escritório liderança também devem contar com a tecnologia ao seu lado. O direcionamento sobre prioridades das tarefas é um exemplo. 

Taskscore (Sistema de Pontuação por Tarefas)

Clientes da ADVBOX contam com a metodologia Taskscore. Com ela, os advogados recebem suas demandas e sabem a importância de cada uma por meio da visualização por pontos.

O que é mais importante recebe mais pontos. Prazos e outros detalhes são especificados na plataforma. 

Dessa maneira, a visualização sobre a realização das tarefas torna-se mais simples. Tanto para o advogado que precisa cumprir as tarefas quanto para os gestores que devem acompanhá-las.

E é por meio da pontuação por tarefas que os advogados conseguem receber benefícios por meio de suas entregas. Com a metodologia Taskscore os pontos podem ser revertidos em premiações.

Essas recompensas são determinadas pelo escritório liderança e podem ir desde folgas, cursos, benefícios na compra de livros ou presença em eventos jurídicos.

E pelo lado da gestão, o acompanhamento dos profissionais com a ajuda da metodologia fica muito mais simples. Não é necessária uma cobrança direta.

Isso acontece porque toda a visualização do que está sendo produzido é feita por meio do software. E, dessa maneira, não é necessário marcar reuniões de acompanhamento. 

Os gestores não precisam ser invasivos e podem atuar especificamente nos momentos em que for necessário. Isso facilita também a condução dos feedbacks para os advogados. 

Quais os benefícios de uma boa liderança?

Ao longo desse texto você deve ter compreendido sobre quais os benefícios de ser um escritório liderança. 

Aliás, talvez ao chegar ao final dele você tenha até traçado um planejamento para que isso se torne uma realidade para o seu negócio. 

Lembre-se que essa é uma etapa muito importante para saber até onde você quer chegar e definir seus objetivos com relação ao negócio. 

E é nesse momento que a ADVBOX entra em cena e vai poder te ajudar a tornar os planos possíveis. 

Um software jurídico que entende completamente a sua realidade é imprescindível para um escritório liderança. 

Você tem o acompanhamento completo de todas as etapas do negócio em uma única ferramenta. 

A segurança de dados e o acesso de qualquer lugar do mundo coloca você em outro patamar com relação ao mercado. 

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA ADVBOX CADASTRO 06
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas