fbpx

É natural pensar que uma boa performance na advocacia influencie na procedência nas ações. Da mesma forma que é natural pensar que o inverso cause impacto negativo nas decisões. Mas como escritórios digitais podem influenciar nisso?

Foto aérea da mesa de um advogado onde ele aponta dados em um gráfico com uma caneta, demonstrando a diminuição de improcedências graças a escritórios digitais

Aos advogados é fácil imaginar o impacto que um erro em alguma petição, a perda de um prazo processual, ou o desleixo no desenvolvimento do trabalho pode causar no julgamento de uma demanda. Por isso, há uma enorme preocupação por parte dos advogados em manter tudo na mais alta qualidade e controle. Isso gera, até mesmo, uma enorme insegurança na hora de delegar qualquer tarefa no escritório.

Porém, a monopolização da produção e das informações do escritório acaba travando o crescimento. E ainda pode causar problemas irreversíveis, caso o advogado que centraliza as informações não possa estar sempre presente.

Como gerenciar a produção? Como saber quem foi o responsável por algum erro no procedimento? Ou até mesmo por um erro grave que impactou na decisão de algum processo? Como manter a qualidade no serviço sem participar de tudo o que é feito? Embora haja muita insegurança na hora de tomar a decisão de mudar a forma de trabalhar, essa mudança é necessária. E a melhor opção é a digitalização do escritório.

Escritórios digitais para otimizar a gestão

Em escritórios digitais é plenamente possível que os gestores façam uma gestão extremamente eficiente da produção do seu escritório, das tarefas realizadas por cada um da sua equipe e das informações vinculadas a cada processo.

Consequentemente, se torna possível possuir métricas de performance que permitem visualizar com facilidade o que precisa ser melhorado. E, também, que erros estão sendo cometidos e por quem. O resultado é a melhoria na qualidade da prestação do serviço e correção dos erros e problemas identificados.

Ao contrário do que se pensa, migrar de um formato de trabalho artesanal para um formato digitalizado não reduz a clareza do gestor sobre o que está sendo feito. Apenas aumenta!

Sem uma centralização de informações em um meio adequado, é impossível ter controle real do que está sendo feito. O fato de estar presente no local de trabalho não significa ter maior quantidade e qualidade de trabalho.

Um bom gestor sabe que cada pessoa da equipe tem um perfil, um método de trabalho, um tempo para produzir. E é necessário ter condições de medir a produtividade de cada um. Portanto, é muito mais justo medir desempenho por métricas de produtividade ao invés de quantidade de horas em que a equipe ficou no escritório.

Passar a atuar em uma advocacia digital permite aos escritórios digitais possuir um fluxo de trabalho que flui com segurança. Isso proporciona uma gestão completa e aumento da qualidade no serviço.

A consequência? Redução no número de improcedências nas ações.

Além disso, cabe dizer que possuir um controle e uma gestão preventiva da produção do escritório é o melhor caminho. Mas, mesmo na ausência dessa gestão completa, um sistema digital de trabalho permite, de forma fácil, identificar quem foi o responsável por uma tarefa que possuía algum erro grave. Se torna praticável, inclusive, provar de quem foi a falha caso o escritório sofra ação indenizatória por parte de um cliente lesado pelo erro.

Isso ajuda a perceber que quanto mais tempo os escritórios de advocacia levarem para mudar a forma de trabalho, mais tempo levará para se obter todos esses resultados positivos, e mais problemas de gestão e produção surgirão.

Se você se identificou com essa visão e quer saber mais sobre como digitalizar seu escritório e mudar agora mesmo, veja o material abaixo com todas as dicas necessárias para colocar em prática tudo que você viu até aqui.

Banner para clicar e fazer download gratuito do guia Ferramentas Indispensáveis para colocar escritório digital em prática


Eduardo Koetz

CEO da ADVBOX . Advogado e Professor de Pós Graduação. Especialista em Gestão Digital de Escritórios de Advocacia, equipes não presenciais, marketing jurídico digital e estratégia.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *