Filiais na advocacia
Parcerias e Filiais

Filiais de Escritórios de Advocacia: Como administrar?

Filiais de Escritórios em um território regional ou até mesmo no âmbito nacional e internacional, com ADVBOX é possível interligar as filiais de várias maneiras.

Estruturar filiais de escritórios pode ser rentável

Na advocacia, assim como em diversos tipos de serviços, a criação de uma estrutura de filiais é lucrativa.

Imagine seu escritório com várias filiais prospectando clientes todos os dias, é ótimo.

Mas consegue visualizar o custo de tudo isso?

É preciso planejar bem e ter visão.

Escritórios médios e grandes conseguem marcar presença nas cidades que precisam consolidar sua imagem, servindo não apenas de suporte para a produção jurídica e acompanhamento de processos mas também para prospecção e relacionamento com clientes.

Há inúmeros casos de sucesso de grandes bancas com filiais em praticamente todas as capitais do Brasil.

Muitos clientes gostam do cara a cara, do olho no olho.

Clientes que fazem negócios grandes são assim.

Estas grandes bancas geralmente atuam no contencioso de massa, e assim conseguem ter uma operação muito mais eficiente em cada estado.

Porém nem todas tem uma estrutura de tecnologia adequada.

O mesmo acontece com escritórios médios que atuam em defesa dos direitos da população, geralmente em territórios mais regionalizados.

Apesar da advocacia digital crescer muito nos últimos anos, a demanda por atendimento presencial dos advogados é majoritária.

Muitas pessoas, sejam ricas ou pobres, necessitam a presença física do advogado para confiar a causa. É para atender esta necessidade que a estrutura de filiais é eficaz.

10 modelos de parcerias e filiais na advocacia

Tendência a centralização da produção jurídica

Nas grandes bancas corporativas ou mesmo nos escritórios médios de autores existe a tendência de centralização da produção jurídica.

Isto porque há uma redução de custos de aluguel e aumento da produtividade de equipes jurídicas que trabalham juntas e se conhecem pessoalmente.

Os processos eletrônicos também são um fator essencial para esta tendência, especialmente com a adoção em massa da audiência telepresencial em praticamente todos os tribunais.

O outros fator é a existência de softwares jurídicos adaptados às necessidades de filiais diversas, que mantém tudo organizado e separado, mesmo compartilhando os processos com a “Central de Produção Jurídica”.

Porém, a maioria das grandes bancas adotam softwares personalizados de ERP que custam de 100 a 300 mil reais para a criação, e mantém taxas de manutenção mensal que custam um automóvel zero.

Mas o desenvolvimento desse modelo para escritórios médios permitiu que empresas de Saas como a ADVBOX fornecessem esse modelo de INTRANET de forma extremamente mais acessível.

Com isso, a disseminação de escritórios de filiais se tornou uma realidade e manteve a lucratividade deste modelo de negócio muito alto.

Basicamente o desenho da estrutura organizacional é como segue:

Filiais de escritórios

Ou podem também seguir o modelo de Matriz/Filiais subordinadas:

Filiais de escritórios

As filiais e a matriz no ambiente digital

Com o Menu Rede e a possibilidade de compartilhamento de processos, os escritórios conseguem montar “hubs” independentes, o que possibilita uma comunicação eficiente, ágil e organizada.

São duas contas diferentes (ou dezenas), de filiais distintas, que cadastram a parceria, como se fosse uma solicitação de amizade em rede social.

Após a confirmação, é possível compartilhar os processos cadastrados, seu histórico e arquivo de documentos e demais informações.

Para a filial o sistema irá mostrar apenas os processos que ingressaram através dela, porém para a matriz o sistema irá mostrar todos os processos de todas as filiais.

A operação fica perfeita.

O financeiro por sua vez pode ser independente ou centralizado, vai depender da decisão dos sócios, mas há condições de operar das duas formas na ADVBOX.

Nossa equipe da ADVBOX preparou um infográfico sobre advocacia em rede, acesse agora e grátis e saiba como aproveitar este recurso para seu escritório.

infográfico sobre advocacia em rede da ADVBOX
Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX

Postagens Relacionadas