Análise de fluxo de trabalho na advocacia e no aumento da carteira de clientes

Publicado por Katiussa Bitencourt em

Vários documentos e planilhas sobre uma mesa com post-its coloridos colados, demonstrando a organização do fluxo de trabalho na advocacia

Muitos escritórios e advogados passam por um problema em comum: a organização do fluxo de trabalho na advocacia. Quando o advogado não consegue visualizar todas as suas tarefas e cumpri-las com afinco, passa a viver frustrado com os erros que comete ou que quase comete – trabalhando, com frequência, no limite dos prazos.

A pressão da falta de tempo por falta de organização da quantidade massiva de informações dos escritórios acaba gerando erros. Esses erros impactam diretamente na conquista de novos clientes e no cumprimento de prazos. Assim, podem reduzir significativamente a credibilidade dos advogados que ali trabalham.

De fato, esse tipo de desorganização impacta a imagem do advogado como persona na sociedade. As pessoas acabam percebendo este profissional com maus olhos, mesmo que precisem dele de maneira totalmente indispensável.

gestao por tarefas em 6 passos para escritórios de advocacia

Gerenciamento do fluxo de trabalho na advocacia

Em um grande escritório, com diversos advogados atuando ao mesmo tempo, em que o resultado final depende da ação de cada um deles, como saber se o profissional está cumprindo sua tarefa dentro do prazo? Como avaliar quais dos profissional foram negligentes diante da entrega de uma tarefa?

Quanto mais pessoas são envolvidas nos processos representados pelo escritório, maiores são as dificuldades e consequências de gerenciar o fluxo de trabalho.

Em geral, a saída dos grandes escritórios é a de controle e mecanização do trabalho do advogado menos experiente. Ou seja, aos advogados mais jovens acabam sendo atribuídas tarefas mecânicas, que não exigem pensamento estratégico ou mesmo trato pessoal. Assim, tem-se uma significativa desestimulação do colaborador, que passa, ainda, a cometer erros mais graves, mesmo em tarefas tão simples.

No fim, mecanizar o trabalho dos colaboradores não melhora a imagem do escritório diante dos clientes em potencial. Pelo contrário, traz à mente do cliente, a ideia de que seria mais simples substituir os escritórios por inteligências artificiais. Nós não acreditamos que essa seja uma saída saudável, nem para advogados e nem para a sociedade.

TaskScore: Importância e benefícios

Desta forma, planejar um consistente fluxo de trabalho na advocacia, com transparência entre os colaboradores, acaba sendo muito mais efetivo.

Desenhar, analisar e otimizar o fluxo de trabalho na advocacia acaba com o estresse da sobrecarga. Com esse desenho e análise de fluxo, o mínimo esperado é que exista mais tempo ágil para corrigir ou resolver os problemas enfrentados no cotidiano no escritório.

A melhor metodologia para isto atualmente é o TaskScore.

O TaskScore permite gerenciar os procedimentos internos do escritório é indispensável para entender o que está sendo feito errado no escritório. Assim, é possível repensar atividades que demoram demais, que são trabalhosas, que atrasam os resultados ou que não são necessárias.

Além disso, a organização e gerenciamento do fluxo de trabalho na advocacia diminui erros e melhora a imagem do negócio diante dos clientes, reduzindo estresses para o advogado.

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Análise de fluxo de trabalho na advocacia e no aumento da carteira de clientes Software Jurídico ADVBOX

Katiussa Bitencourt

É  jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político. Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

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