A gestão de escritório de advocacia exige bastante trabalho. O atendimento aos clientes, monitoramento de equipe, atendimento e relacionamento com advogados parceiros, imprevistos financeiros e prazos que precisam ser atendidos de última hora são exemplos de tarefas que exigem um cuidado constante.
Com isso, os advogados podem se sentir impedidos de se ausentarem do escritório. Isso prejudica a possibilidade do advogado aumentar sua qualificação, fazer networking, comparecer a eventos e, até mesmo, ir em audiências com a tranquilidade.
1. Dê mais autonomia para a equipe sem medo de comprometer sua OAB
Na gestão de escritório de advocacia, a dependência da equipe ao advogado ou coordenador acontece quando não há acesso às informações que eles possuem. Consequentemente, a equipe precisará recorrentemente de auxílio e supervisão, perdendo tempo de produção com questões que já foram previamente tratadas.
Porém, dar autonomia para a equipe pode acarretar no comprometimento da integridade da OAB do gestor. Qualquer erro cometido no escritório do gestor será penalizado sobre seu registro. Certo?
Não mais. Atualmente já é possível manter um registro completo de movimentações, atendimentos e ações de erros cometidos dentro dos escritórios. Isso é feito através da individualização de usuários nos softwares de gestão para escritórios. Em poucos segundos, qualquer erro poderá ter o responsável verificado.
A autonomia do colaborador se torna uma realidade sem que o gestor precise se preocupar. Isso porque a responsabilidade sobre o processo, causa ou andamento passa a ser do colaborador. Assim, as eventuais penalizações também podem ser corretamente aplicadas ao responsável.
2. Centralize informação na nuvem para ter acesso remoto
A gestão de escritório de advocacia é um trabalho essencialmente informacional. O advogado está sempre lidando com dados e informações, sejam dos clientes, colaboradores, dos processos, leis, estratégias, teses, contatos, etc.
Isso traz uma vantagem para o advogado em relação as demais profissões e áreas de atuação. Ele terá muito mais facilidade de acessar seu escritório de qualquer lugar do mundo com internet. Afinal, basta colocar essas informações em um local centralizado e organizado na nuvem.
Outra vantagem de digitalizar as informações do escritório e centralizá-las é a possibilidade do advogado entregar melhor as informações necessárias para cada colaborador e sócio, diminuindo a sua sobrecarga e possibilitando que ele acompanhe o andamento da produção de qualquer lugar do mundo com acesso à internet pelo computador ou celular.
Bônus: Melhores resultados e condições de trabalho
Além de liberar o gestor, sócio ou coordenador para realização de várias outras tarefas importantes até mesmo fora da sede, o escritório digital melhora significativamente as condições de trabalho de todos no escritório.
Afinal, é digitalizando e centralizando as informações que todos conseguem trabalhar sem estar fisicamente no escritório, o que << aumenta a produtividade da equipe sem aumentar custos. Na verdade, os reduz.
Nesse contexto, juntamente da flexibilização de horários e eliminação de sobrecargas, os resultados da produção crescem consideravelmente. Isso porque se desenvolve um ambiente de trabalho bem mais tranquilo para a produção coletiva e individual.

Katiussa Bitencourt é Jornalista formada pela UNISINOS, Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político, sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada juntamente com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados 2018 pela Resultados Digitais.
0 comentário