Metas de produtividade: o que são e como defini-las? Veja aqui!

Metas de produtividade

As metas de produtividade podem ser decisivas para o bom desempenho de uma equipe. Afinal, esse é um dos maiores objetivos das empresas: garantir que todos sejam produtivos.

Saber onde deseja chegar é importante. Por isso, definir metas é primordial. Contudo, é preciso também saber mensurá-las para entender se os resultados foram satisfatórios ou não.

Nesse artigo, você aprenderá sobre as metas de produtividade, bem como entenderá como defini-las. Acompanhe a leitura e tenha um bom aprendizado!

O que são metas de produtividade?

As metas de produtividade são tarefas ou resultados específicos que devem ser alcançados para chegar a um determinado objetivo. Toda meta, não importa para o que ela foi criada, deve apresentar um prazo e ser mensurável. 

Esse tipo de meta é disponibilizada para as equipes de modo que elas possam aumentar seu desempenho sem que seja necessário aumentar o uso dos recursos disponíveis e não comprometa a qualidade final das tarefas. 

Nesse sentido, as metas de produtividade servem para demonstrar o rendimento dos funcionários em relação aos resultados pretendidos. 

Para tornar o entendimento mais simples, um exemplo pode ajudar. Imagine que no seu escritório de advocacia, você estabeleceu como meta de produtividade a realização de 40 atendimentos por dia.

Diante disso, se a secretaria atender 60 pessoas, este setor poderá ser considerado mais produtivo do que o esperado.

Metas de produtividade: o que são e como defini-las? Veja aqui! ADVBOX

Conforme o exemplo, fica claro que as metas de produtividade estão atreladas à capacidade de produzir mais com os mesmos recursos, sejam eles humanos, financeiros ou temporais, sem que a qualidade seja perdida. 

Os escritórios de advocacia podem estabelecê-las para as suas equipes, independente do departamento delas. 

Por que é importante definir metas de produtividade?

A definição de metas de produtividade é importante para que a companhia consiga direcionar seus esforços para conseguir produzir mais e entregar com menos. 

Ou seja, elas contribuem para que a empresa otimize seus recursos, fazendo com que eles sejam melhores utilizados.

O resultado disso é que os colaboradores apresentem um melhor desempenho e focam seus esforços no que realmente é importante para trazer resultados para o escritório. 

Isso significa que essas metas podem ter impacto direto na produtividade de uma equipe. Ademais, cumpre ressaltar que elas ajudam a empresa a se tornar mais promissora e competitiva no mercado.

As metas de produtividade fazem com que as pessoas assumam o compromisso que fizeram com a empresa e busquem entregar o seu melhor. 

Por fim, outra importância de defini-las é que elas podem contribuir para que seus colaboradores permaneçam fiéis e com desejo de permanecer no escritório devido aos desafios impostos. Ao demonstrarem resultados, elas podem crescer e evoluir de cargo, se for o caso.

Como o estabelecimento de metas está ligado à produtividade?

metas de produtividade

Equipes que não possuem metas e fazem o seu trabalho sem noção de como é medido o seu desempenho dificilmente conseguem bons resultados. Isso porque as pessoas precisam ter metas e objetivos que servem de guia para que elas trabalhem e alcancem o resultado esperado delas.

Tenha em mente que companhias que têm metas bem definidas conseguem conduzir melhor seus colaboradores em direção ao que almeja. 

Por esse motivo, definir metas de produtividade, além de outras que uma empresa precisa ter, contribui para o foco dos colaboradores, que não ficam perdidos no que precisam fazer para obter o desempenho esperado.

Conforme alcançam parte dos resultados, a equipe pode se alegrar e manter-se animada para seguir adiante. Por outro lado, se as metas não são alcançadas, a própria equipe, juntamente com o gestor, pode realizar ajustes para conseguir alcançar o objetivo proposto. 

Metas bem definidas, específicas e que sejam realistas influenciam positivamente na produtividade da equipe. Logo, é preciso estabelecê-las com atenção e mensurar os resultados para que ela entenda se o desempenho obtido foi satisfatório ou não.

Como definir as metas de produtividade?

Definir metas de produtividade não precisa ser complicado. Para garantir um bom trabalho nesse momento, veja as dicas abaixo antes de determinar as do seu escritório!

Defina metas de curto, médio e longo prazo

Um erro muito comum em algumas empresas é focar apenas no longo prazo. Isso, de certa forma, não contribui muito para que elas cheguem aonde desejam.

Metas de produtividade: o que são e como defini-las? Veja aqui! ADVBOX

O objetivo da empresa precisa ser dividido em metas de curto, médio e longo prazo. Inclusive, para que os seus colaboradores permaneçam sempre comprometidos e produtivos, é fundamental ter metas desses três tipos. 

Assim, a equipe poderá alcançar o que foi estabelecido no tempo ideal e se manter focada para conseguir bater as metas seguintes.

Determine metas individuais e coletivas

A equipe precisa ter metas coletivas, que sirvam para todos. No entanto, é preciso que todos os colaboradores saibam de suas responsabilidades pessoais. Logo, definir metas individuais para cada um contribui para que eles tenham clareza do que precisam fazer. 

Ofereça bonificações

Embora as metas contribuam para que os colaboradores continuem focados, elas não são o bastante para garantir a motivação deles. 

Oferecer gratificações quando alcançam determinados resultados faz com que eles continuem assíduos, motivados e empenhados em alcançar as metas determinadas. Ademais, isso contribui para manter os colaboradores na empresa.

Para saber mais sobre o tema, veja o vídeo abaixo e entenda como isso pode contribuir para que o seu escritório cresça e se mantenha produtivo!

Seja realista

No momento de definir as metas de produtividade, é importante ser justo e realista. Não adianta determinar metas impossíveis. Além de a empresa não conseguir alcançá-las, isso só causará frustração e estresse na sua equipe.  

Realize reuniões 

Realizar reuniões periódicas para saber como está o desempenho da equipe e o que cada um fez é importante. Utilize também esse momento para dar esclarecimentos e feedbacks para que todos tenham noção se a atuação de cada um está trazendo bons frutos ou não.

Inclusive, feedbacks são importantes, tanto os positivos quanto os negativos. Os colaboradores podem ser avaliados de tempos em tempos, principalmente por meio de avaliação de desempenho.

Mantenha seus colaboradores motivados

Ao definir as metas de produtividade, é preciso garantir que eles continuem motivados e focados no que precisam fazer. Conforme o tempo passa, o desempenho pode cair. Logo, é preciso saber o que fazer para evitar isso.

Outro fator importante é evitar que todos se mantenham na zona de conforto. É preciso pensar em maneiras que impeçam que isso ocorra, pois isso pode ser prejudicial para a criatividade e pode impedir que melhorem seu desempenho.

Adapte as metas caso seja necessário

No momento de definir as metas, elas podem parecer boas para a empresa. Contudo, imprevistos dos mais diversos tipos podem acontecer. Sendo assim, é importante acompanhar o desempenho da equipe e se ela está conseguindo alcançar o que foi determinado. Diversos podem ser os motivos para que as metas tenham que ser refeitas. Caso seja necessário, essa adaptação deve ser realizada. 

Monitore-as sempre

Por fim, mais importante do que definir as metas, é monitorá-las sempre. Até porque, se não medi-las, não há como saber se a equipe chegou aos resultados determinados, certo?

Como manter os seus colaboradores produtivos?

Na prática, muitos gestores e líderes de equipe podem não saber como manter os seus colaboradores produtivos. 

A definição de metas de curto, médio e longo prazo ajuda no foco da equipe. Ademais, gratificá-los quando alcançam os resultados propostos também é interessante. 

Mas, será que isso é o bastante? E como garantir que os colaboradores fiquem produtivos quando trabalham de forma remota ou em home office

Depois da pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus, muitas empresas passaram a adotar o teletrabalho, aderindo a esse modelo de forma permanente. Escritórios de advocacia em todo o país também aderiram a isso.

Assim, gerenciar equipes de forma remota se tornou um grande desafio. Contudo, é possível garantir que os colaboradores permaneçam motivados e produtivos.

Primeiramente, cumpre ressaltar que a gestão remota de uma equipe se difere da gestão feita de forma presencial. Não é possível ficar vigiando o trabalho de cada um para saber se eles estão trabalhando no horário comercial.

As pessoas que trabalham nesse novo modelo precisam saber se autogerenciar. A autogestão está ligada à capacidade de se autogovernar no trabalho. Esse sistema acaba eliminando a hierarquia, sendo mais democrático e muito mais eficiente, se as ferramentas e as práticas ideais forem adotadas. 

Nesse sentido, a competição, que muitas vezes pode ser tóxica nas equipes, é eliminada. Isso contribui para o bem-estar de todos, o que favorece um ambiente de maior colaboração, melhorando a produtividade. 

Ademais, dar mais autonomia e liberdade para as pessoas também contribui para que elas consigam melhores resultados.

Como medir a produtividade da equipe?

Em um escritório de advocacia, a produtividade importa muito e reflete nos resultados financeiros da empresa. Medir a produtividade dos colaboradores não precisa ser complicado. Ademais, existem maneiras muito eficientes de fazer isso, as quais são muito diferentes dos modelos de gestão de equipe mais tradicionais.

Muitas companhias ainda insistem em medir o desempenho dos funcionários analisando as horas que eles trabalharam, ou seja, que permaneceram na empresa. Esse método não é muito eficiente, visto que o tempo trabalhado não necessariamente está atrelado a mais ou menos resultados. 

Em equipes que atuam remotamente e mesmo nas que trabalham presencialmente no escritório, talvez a melhor solução seja medir a produtividade pelas tarefas feitas e entregues.

Sendo assim, a produtividade de cada um não será avaliada pelas horas trabalhadas, mas pela quantidade de tarefas entregues e o tempo que foi preciso para entregá-las.

Esse modelo se mostrou muito mais promissor e eficiente, sendo adotado em diversos escritórios de advocacia. Para saber mais, veja os artigos abaixo:

Ademais, cumpre salientar que existe uma ferramenta muito eficiente para medir a produtividade da sua equipe caso o seu escritório adote a jornada por tarefas. 

O software jurídico da ADVBOX, o mais completo do mercado, possui um sistema feito exatamente para esse tipo de análise: o Taskscore – sistema de pontuação por tarefas. Dessa forma, você poderá fazer uma gestão por metas de forma eficiente e monitorar a produtividade de todos sem ser invasivo ou incomodar os trabalhadores.

Assista ao vídeo abaixo para entender os benefícios da pontuação por tarefas

As metas de produtividade são fundamentais para manter os colaboradores focados em seus trabalhos. Contudo, elas não são suficientes para manter todos motivados. Por isso, devem ser acompanhadas por outros benefícios, como a gratificação por resultados. 

Gostou de aprender sobre esse tema? Então aproveite para entender sobre o Círculo vicioso da improdutividade!

cta-nova-trial
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]