Gestão de serviços jurídicos: entenda o que é e como exercê-la!
Gestão de Equipes e Liderança

Gestão de serviços jurídicos: entenda o que é e como exercê-la!

A gestão de serviços jurídicos é essencial e todo escritório de advocacia precisa fazer. É fundamental dar atenção e analisar os serviços que são oferecidos ao público, Independente do tamanho da banca.

Embora pouco comentando, esse gerenciamento contribui para a organização do escritório e das atividades desenvolvidas pelos advogados. Além disso, ajuda a entender melhor os serviços mais procurados, o tempo que cada profissional precisa para fazer suas atividades, dentre outras questões.

Sendo assim, acompanhe a leitura desse artigo, entenda o que é a gestão de serviços jurídicos e veja quais as vantagens de realizá-la!

O que significa a gestão?

Antes de explicar a gestão de serviços jurídicos propriamente dita, é importante entender o que é gestão

Em um sentido amplo, a gestão pode ser vista como o ato de gerenciar questões importantes em uma empresa, os quais podem ser: pessoas, finanças, processos internos, projetos, vendas, dentre outros.

Trata-se de um aspecto essencial em qualquer organização. Logo, é imprescindível que esteja alinhada com o objetivo e metas da companhia.

A gestão é primordial pois é por meio dela que se garante que a companhia funcione conforme o desejado, mantendo-a trabalhando em direção aos objetivos estabelecidos e garantindo que ela continue forte e produtiva no mercado. 

Nesse sentido, os gestores possuem a função de definir metas e identificar aspectos que precisam de melhorias. 

Em suma, a gestão tem o papel de controle.

Uma gestão efetiva é capaz de manter a empresa trabalhando conforme o esperado e buscar meios de mantê-la produtiva, eficiente e alinhada com os seus objetivos.

O que é gestão de serviços jurídicos?

Ao ler o conceito dado anteriormente, é possível entender que a gestão de serviços jurídicos é o ato de gerenciar os serviços relacionados à área jurídica em um escritório.

Um escritório de advocacia possui diversos serviços jurídicos, além de outros que possuem relação com eles. 

Diariamente, os advogados lidam com atendimento de clientes, abertura e acompanhamento de processos judiciais, audiências, acompanhamento de prazos processuais, cobrança de honorários, contato com os clientes, dentre diversos outros compromissos.

Ademais, raramente as advocacias prestam um único tipo de serviço. Mesmo que seu escritório seja especializado e atende em uma única área, os serviços oferecidos podem ser váriados.

Por exemplo, em um escritório estritamente previdenciário, os profissionais podem oferecer: entrada de requerimento de benefícios previdenciários, ações judiciais, planejamento previdenciário, consultoria, dentre diversos outros.

Se o escritório atende em mais áreas, essa quantidade, obviamente, pode aumentar consideravelmente, bem como a de clientes atendidos.  

Independente da quantidade de serviços oferecidos, é essencial que haja um controle deles, garantindo uma maior organização do escritório e, consequentemente, do tempo dos profissionais.

Gestão de serviços jurídicos: entenda o que é e como exercê-la!

Qual a importância da gestão jurídica?

Você tem noção dos serviços prestados pela sua banca? Sem ter noção do que é feito no escritório em relação às demandas jurídicas, dificilmente os profissionais sabem o que é importante e qual é o foco que eles devem dar. 

A gestão de serviços jurídicos, então, serve para gerenciar esses trabalhos, deixando o escritório em ordem, o que também contribui para manter os funcionários organizados em relação ao que deve ser feito.

Nesse sentido, ela contribui para que todos entendam com clareza quais são os serviços jurídicos que são oferecidos, bem como podem ter noção de quais são os mais procurados, os mais importantes e os que precisam ser feitos com urgência, por exemplo.

Ademais, a gestão de serviços jurídicos também serve para organizar a agenda do escritório, demonstrando prazos e relevância do que deve ser realizado, evitando-se, assim, esquecimentos, prejuízos em decorrência da perda dos prazos, problemas com clientes por causa de desordem, dentre outros percalços.

Dependendo do tamanho da cartela de clientes, a quantidade de serviços prestados e a de tarefas que devem ser feitas pode ser gigante. Perder-se nos prazos e manter esses compromissos desorganizados seria muito prejudicial para o seu escritório.

Por isso, a gestão de serviços jurídicos deve ser realizada para que esses problemas não ocorram.

Assim, todos tem noção do que precisa ser feito e o que é prioridade no dia.Nesse sentido, é papel do gestor controlar e organizar os serviços que devem ser realizados, analisar o que o escritório oferece e definir o que é muito e pouco procurado pelos clientes, dentre outros aspectos.

Qual a finalidade da gestão de serviços jurídicos?

A gestão de serviços jurídicos pode trazer inúmeros benefícios para o escritório de advocacia. 

Além de manter o escritório organizado em relação aos prazos e aos trabalhos que devem ser feitos, evitando que os profissionais se percam em suas prioridades, ela também pode contribuir para entender quais são os serviços que mais trazem retorno financeiro para a banca. 

Como contribui para a organização do dia-a-dia dos profissionais, ela pode ter impacto direto na produtividade deles, que sabem no que devem focar. 

O gestor responsável por esse dever pode buscar estratégias de implementar melhorias nos serviços realizados, aprimorando também a qualidade do trabalho dos advogados.

Ele também pode analisar os serviços mais buscados pelo público e encontrar maneiras de torná-los ainda mais procurados. 

Uma gestão de serviços jurídicos eficiente deve buscar meios de manter a equipe produtiva, trazendo sempre os melhores resultados. Para isso, o gestor também pode identificar o que mais traz resultados, evitando-se, assim, que os profissionais utilizem seus tempos em atividades que pouco trazem retorno.

Nesse sentido, as vantagens da gestão de serviços jurídicos são:

  • Melhora a organização do escritório;
  • Contribui para ter clareza dos serviços que são oferecidos pela banca;
  • Ajuda a entender os serviços mais procurados e os menos procurados;
  • Mantém a ordem do que deve ser feito no dia-a-dia;
  • Evita esquecimentos e perda de prazos;
  • Aumenta a produtividade dos colaboradores;
  • Contribui para o foco dos profissionais.

Ou seja, a gestão de serviços jurídicos merece atenção de todos os escritórios, independente do tamanho, pois ela pode influenciar diretamente nos resultados, inclusive financeiros, da banca.

O que é gestão jurídica?

Vale a pena falar também da gestão jurídica, muito conhecida e que pode ser confundida com a gestão de serviços jurídicos. 

A gestão jurídica pode ser entendida como o ato de gerenciar os casos de um escritório de advocacia, departamento jurídico ou vara em algum Fórum, por exemplo. Além disso, ela tem função de controlar todos os elementos que se relacionam com esse trabalho, como o gerenciamento das finanças, das pessoas e da tecnologia. 

Para entender melhor do que se trata essa gestão, veja o vídeo abaixo!

De certo modo, esses dois tipos de gestão podem se relacionar, podendo ser exercidas em um mesmo escritório. Assim, enquanto a gestão jurídica controla os casos do seu escritório e tudo o que tem relação com eles, a gestão de serviços jurídicos pode contribuir para ordenar o que o escritório oferece à sociedade, bem como os compromissos e prazos do que deve ser feito.

O que faz um profissional de Serviços Jurídicos?

O trabalho do gestor de serviços jurídicos pode ser amplo. Veja abaixo o que esse profissional pode fazer:

  • Organizar e gerenciar as equipes dos setores jurídicos;
  • Controlar prazos processuais e administrativos;
  • Gerenciar pagamentos de custas processuais, emolumentos e despesas dos setores jurídicos;
  • Controlar bancos de dados nos departamentos jurídicos do escritório;
  • Organizar práticas para realização de acordos judiciais e extrajudiciais;
  • Assessorar os departamentos jurídicos em suas principais atividades.

Ou seja, esse profissional precisa ter conhecimentos em gestão, sobre o funcionamento do mercado jurídico, dentre outras questões. É imprescindível também que ele saiba dialogar e escutar a todos os colaboradores para entender as necessidades de cada um, bem como o trabalho realizado por eles.

Você sabe quais são as funções da controladoria jurídica? Veja abaixo alguns textos sobre isso e se aprofunde sobre esse tema indispensável para as advocacias nos dias atuais!

Quem pode ser gestor jurídico?

A gestão de serviços jurídicos deve ser exercida por um gestor organizado, que tenha perfil de liderança e saiba priorizar tarefas. Ele também precisa ter pensamento estratégico e saber se comunicar muito bem.

Isso porque ele deverá gerenciar todos os setores jurídicos do escritório, bem como mantê-los produtivos e em harmonia. Para isso, o ideal é que ele tenha noção da rotina e das tarefas que esses departamentos realizam, bem como o tempo utilizado para realizá-las.

É importante também que o profissional tenha total noção dos serviços jurídicos do escritório em que trabalha. Saber trabalhar com dados também é fundamental, pois essa capacidade analítica deverá ser utilizada para implementar melhorias e fazer mudanças no momento de verificar o que precisa de melhorias. 

Na prática, a gestão de serviços jurídicos deve ser exercida com o auxílio da tecnologia. Utilize um software jurídico que permita realizar o gerenciamento de todo o escritório, bem como dos setores ou equipes jurídicas e dos serviços prestados pela banca.

O software da ADVBOX pode lhe auxiliar nisso, proporcionando uma experiência agradável no momento de realizar esse gerenciamento. 

Com ele, você poderá gerenciar equipes remotamente, avaliar o desempenho de cada colaborador, organizar as tarefas que cada um precisa fazer, analisar a performance do seu escritório, dentre outras vantagens. Por isso, conte com o melhor software jurídico do mercado para isso!

A gestão de serviços jurídicos é essencial para qualquer escritório de advocacia. Por isso, comece a implementá-la e principalmente, utilize uma boa ferramenta para isso!

Aproveite e veja também: Como a tecnologia da informação pode revolucionar o dia a dia do advogado? 

Gestão de serviços jurídicos: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas