Gestão na advocacia

Gestão advocacia: as 3 regras iniciais para ter sucesso!

Ter sucesso na área do Direito está conectado a muitos fatores, isso é evidente, mas está principalmente conectado à gestão na advocacia.

Entre esses diversos fatores também se destaca a busca incessante por conhecimento. Todo advogado deve buscar sempre aprender mais sobre a área em que escolheu atuar. Isso é essencial para garantir que o profissional será capaz de lidar com todas as mudanças que surgem.

Isso está intimamente ligado à gestão na advocacia, uma vez que essa é uma área em constante atualização. Prova disso é o fato de que hoje, diferente de algum tempo atrás, conhecer seus clientes para fazer um bom atendimento é algo que diz respeito a essa área.

Dessa forma, fazer a gestão do seu negócio com foco em uma visão de futuro, com crescimento saudável e organizado pode ser um desafio para muitos advogados que estão começando no mercado ou então para aqueles que não têm experiências na condução de uma empresa ou escritório. 

O motivo disso provavelmente está ligado ao fato de que nas faculdades de Direito brasileiras não é comum que esse tema receba muita atenção. Ou seja, os advogados precisam aprender por conta própria enquanto atuam.

Porém, um escritório de advocacia é uma organização completa e precisa ser visto dessa forma para que seu funcionamento seja efetivo e lucrativo.

O que é gestão de escritório de advocacia?

A gestão na advocacia diz respeito aos diversos processos que devem ser realizados em um escritório a fim de que todos os advogados e colaboradores sejam capazes de executar suas funções adequadamente e o fluxo de trabalho não seja interrompido.

Como dito antes, esse não costuma ser um assunto abordado nas faculdades de Direito brasileiras. Portanto, o resultado são advogados que sabem cumprir suas atribuições de produção jurídica de forma eficaz, mas não compreendem sobre assuntos que fogem dessa alçada.

Dessa maneira, os conceitos que vêm da administração de empresas precisam fazer parte do cotidiano de quem faz a gestão na advocacia.

A falta de alinhamentos internos, do estabelecimento de metodologias e de um planejamento estratégico podem colocar em risco a saúde e a permanência do escritório no mercado. 

Em um universo tão competitivo como o de escritórios de advocacia deixar de lado a gestão na advocacia pode ser determinante para não alcançar os objetivos previstos. 

Continue a leitura desse post para descobrir como se organizar para fazer a gestão na advocacia e estruturar processos que funcionam.  

Como fazer a gestão de um escritório de advocacia?

A sua estrutura de trabalho precisa ser estabelecida de maneira que todos os profissionais que estão com você no escritório recebam esse conhecimento e estejam aptos a atuar a partir dos processos desenvolvidos. 

Essa regra vale para todos os tamanhos de escritórios: não importa se você trabalha sozinho ou se tem uma equipe. Determinar e documentar os processos que vão fazer a empresa acontecer é a primeira etapa da gestão na advocacia. 

Mesa de escritório e lista com características sobre gestão advocacia

Para isso, contar com a ajuda de tecnologia para fazer a organização de cada um dos processos vai facilitar tanto no compartilhamento dessas informações quanto no momento que for necessário revisar e aprimorar o que está documentado. 

Você pode estabelecer processos para:

Quais são os desafios da gestão de escritórios de advocacia?

A segunda etapa da gestão na advocacia que vamos abordar neste conteúdo trata das questões financeiras de um escritório e esse é um dos principais desafios da gestão na advocacia.

É muito mais comum do que se imagina ter escritórios jurídicos com um cenário de desorganização quando o assunto é o cuidado com o fluxo de caixa. 

Misturar as finanças pessoais com o que é relativo à empresa é um dos erros mais conhecidos e que precisa ser evitado ao máximo. Todo o controle e a gestão na advocacia passam por um acompanhamento rigoroso da área financeira. 

Ter acesso seguro e em tempo real sobre como estão as planilhas de gastos e recebimentos do escritório traz uma visão muito mais real sobre como está a empresa. Um software jurídico, como é o caso da ADVBOX, por exemplo, é fundamental para auxiliar nesse acompanhamento. 

O módulo financeiro do software permite, por exemplo, que a equipe de gestão tenha acesso aos dados de receitas e despesas do escritório e possa, a partir dessas informações, realizar uma projeção sobre como está a saúde financeira da empresa.

Por isso, é possível entender se os objetivos estão sendo alcançados e se é necessário fazer algum ajuste nos processos. 

Aqui entra também uma etapa importante de organização de custos. Quando se conhece para onde está indo o dinheiro da empresa e se sabe quais os marcos de crescimento que devem ser alcançados, a equipe que faz a gestão na advocacia pode tomar decisões sobre investimentos mais vantajosos. 

O que é um software de gestão de escritório de advocacia?

Um software que vai auxiliar na gestão na advocacia não funciona apenas para fazer o acompanhamento financeiro do escritório.

Um bom recurso tecnológico, planejado e desenvolvido exclusivamente com a visão das necessidades da advocacia vai se transformar em um importante aliado para a gestão e acompanhamento de todas as etapas. 

Por isso, a terceira dica deste post está conectada ao atendimento aos clientes. É fato que os clientes são o motor que impulsiona o dia a dia de qualquer escritório. Porém, entregar um diferencial para esse serviço pode ser um desafio. 

Para que serve atendimento jurídico?

Com todas as mudanças pelas quais a advocacia tem passado nos último anos, o atendimento jurídico assumiu um papel de protagonismo que não tinha anteriormente. É cada vez mais comum advogados que percebem que investir em um ciclo de indicações traz ótimos resultados.

Dessa forma, a personalização do atendimento de clientes no escritório precisa fazer parte das preocupações diárias da gestão na advocacia. Há uma necessidade cada vez maior das pessoas receberem informações sempre atualizadas e adaptadas à realidade de cada uma delas. 

Por isso, é decisivo que o escritório planeje processos que vão manter clientes sempre muito bem informados sobre o andamento dos seus processos. Recursos de inteligência artificial estão cada vez mais comuns e auxiliam, entre outros fatores, a poupar tempo das equipes de advogados. 

Muitas reuniões de acompanhamento das ações podem ser evitadas com o simples envio de uma mensagem automatizada sobre o status de um processo. E é esse um dos recursos que a ADVBOX oferece para seus clientes, aumentando a produtividade do escritório e tornando ainda mais efetiva a gestão na advocacia. 

De forma geral, empresas jurídicas que colocam a tecnologia no suporte aos clientes ganham em:

  • Processos mais ágeis;
  • Redução do tempo no atendimento do dia a dia com clientes;
  • Comunicação assertiva com mensagens personalizadas e adaptadas a cada realidade;
  • Redução de custos;
  • Oferecimento de serviços modernos que garantem um diferencial para o escritório. 

Se você ainda não conta com o suporte de um software jurídico para fazer a gestão na advocacia e tornar o seu escritório ainda mais competitivo no mercado, não espere mais. Tomar decisões com base em dados e diferenciar-se entre concorrentes estão entre os passos mais importantes para ter sucesso. 

Teste a ADVBOX de maneira gratuita durante 7 dias e descubra todas essas vantagens na prática. 

CTA CADASTRO ADVBOX 05
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX

Postagens Relacionadas