Dinheiro e poder se recupera, o tempo não. (Napoleão Bonaparte)

É inegável que a posse de maior valor de qualquer ser humano é o tempo. Esse é o único investimento que não pode ser recuperado.

É possível ser um advogado com mais tempo e, ainda, fazer disso uma vantagem do seu cliente com a gestão de tempo na advocacia.

Gestão de tempo na Advocacia

Diversas vezes já comentamos sobre como a profissão do advogado é repleta de responsabilidades, cronogramas apertados e muito trabalho. Infelizmente, cometemos a falha de não percebermos o olhar do cliente em relação a isso.

Sim, suas ações também podem economizar o tempo do seu cliente.

Considerando tais questões, elaboramos esse artigo para ajudar a melhorar a gestão de tempo na Advocacia.

Gestão de tempo na advocacia para aliviar sua agenda

O primeiro passo para ter mais tempo livre na agenda através da gestão de tempo na advocacia é digitalizar seu escritório. É com a digitalização que você poderá transformar seu fluxo de trabalho em algo muito mais ágil.

Um exemplo é o caso da Pesquisa de documentos: Você não vai mais perder tempo procurando fisicamente em arquivos e pastas por documentos dos seus clientes. Basta digitar em uma caixa de pesquisa no seu computador e estará lá.

O tempo que você investe no seu cliente

Ser um advogado com mais tempo não significa investir menos no relacionamento com seu cliente. Seu contato precisa permanecer de qualidade, valoroso e atencioso.

Uma conversa por telefone, por exemplo, costuma ter uma pauta mais objetiva do que um encontro presencial. Agora uma troca de e-mail permite um aprofundamento com a vantagem de você poder responder em horário oportuno.

Já uma visita presencial sempre vai alterar a programação que você fez para o seu dia. Se o cliente vai até o escritório ele irá demandar atenção e tempo dedicado.

Contudo, a forma de reduzir a presença de clientes no escritório é aumentando a sua satisfação.

Para isso, é preciso preparar o escritório digitalmente ao ponto de permitir a entrega da informação imediatamente ao cliente quando ele solicita.

Dessa maneira, disponibilizar a informação sobre o caso do cliente a todos os colaboradores é essencial para dar segurança ao cliente nas interações.

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Lucas Steinmetz

Formado em jornalismo, especializado em estratégias e técnicas SEO e Professor do Instituto IbiJus. Lucas Steinmetz começou sua jornada como analista SEO dentro de um escritório de advocacia e elevou o número de acessos no blog de 20 mil para 315 mil visitas por mês. Possui mais de 11 anos de experiência em produção de conteúdo para internet. Atualmente, trabalhando em um dos mais completos métodos de marketing jurídico focado em qualidade e resultados sem ferir as normas da OAB.

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