fbpx

Abrir um negócio não é nada fácil, e abrir um escritório de advocacia não é diferente. Inclusive, a maioria dos cursos de Direito preparam o bacharel para ser um bom advogado, mas não o preparam para ser um bom gestor.

Planilhas, anotações e um notebook sobre uma mesa, representando a gestão digital na advocacia

Assim, muitos advogados autônomos, ou com uma pequena sociedade, sofrem com diversas dificuldades impostas pelo mercado. Alguns exemplos são: não encontrar equipe qualificada; não saber fazer uma boa gestão financeira; não saber como investir seu dinheiro; não saber como fazer um atendimento ao cliente de forma otimizada; ou não saber como aumentar a sua receita.

Para que se consiga acelerar o crescimento do escritório, primeiramente é necessário saber identificar quais são suas fraquezas, onde se está errando, que problemas se tem, para então, buscar a solução.

Aqui na ADVBOX percebemos, cada vez mais, a tendência da gestão digital na advocacia e, com isso, os aspectos mais impactados por ela.  Abaixo, quero mostrar características que mais identifiquei em nossos clientes, como dificuldade de gestão e superação de problemas através da digitalização de escritórios.

1- Qualidade no atendimento

Muitas vezes o que trava o crescimento do escritório e, consequentemente, o aumento de receita no escritório, é ter clientes insatisfeitos.

O cliente é sua fonte de renda. Portanto, ter um bom atendimento deve ser sua prioridade.

Ter um atendimento reativo, não estar sempre disponível para o cliente, não dar conta de atender todas as ligações ou atendimentos pessoais agendados, entre outras coisas, fará com que o seu cliente fique insatisfeito, não indique seus serviços e, pior ainda, fale mal de você.

Portanto, é preciso pensar sempre em maneiras de otimizar o atendimento.

Fazer que o cliente procure você para ter informações sobre o processo dele, não é legal. Se você tiver um atendimento pró-ativo, se antecipando às perguntas do cliente, mostrando interesse e atenção à ele, com certeza esse cliente ficará muito satisfeito com seu atendimento e lhe indicará para outras pessoas.

Por isso é tão importante ter um bom software para gestão digital na advocacia. Assim, é possível centralizar as informações dos seus clientes e fazer um atendimento ativo e automatizado.

2- Métricas e Performance

Você saberia responder agora, rapidamente, quanto você teve de receita bruta no escritório nos últimos meses? Quanto tem de receita futura a receber? Quanto você e sua equipe produziram no mês passado?  Qual é o seu fluxo de trabalho atual?

Não conseguiu responder tudo? Não conseguiu responder nada?

Se não souber esses dados, não saberá onde e nem quanto precisa melhorar em cada área do seu escritório.

Não possuir uma gestão financeira, uma gestão de procedimentos e um planejamento estratégico, fará com que você fique à deriva, sem saber onde está ou para onde vai.

Novamente, ter uma centralização de informações em uma única base, é de extrema importância para o seu crescimento. Com uma única base, onde você possa inserir os dados financeiros do seu escritório, seu fluxo de trabalho, controlar a produtividade de cada pessoa da sua equipe e medir a produção do seu escritório, lhe dará possibilidade de fazer um ótimo planejamento, investir onde precisa com segurança, e atingir os objetivos que você deseja.

3- A Gestão digital na advocacia e a Quebra de barreiras geográficas

Se você tem seu escritório em uma cidade pequena ou, mesmo estando em uma cidade grande, sente que gostaria de ir mais longe e atender clientes de qualquer lugar do mundo, a saída também é a gestão digital na advocacia.

Com tudo que já vimos, é possível gerenciar toda produção do escritório de qualquer lugar. Da mesma forma, lhe permitirá pensar em buscar e atender clientes pela internet.

Todas as pessoas, do mundo inteiro, que tem internet, serão clientes em potencial. Já pensou? Ou, quem sabe, manter seus clientes locais, mas atendê-los com tranquilidade de qualquer lugar do mundo. O que você acha?

Isso ajudaria muito a aumentar sua receita, empreender sem limitações, decolar no mercado de advocacia.

Percebeu? O grande segredo é saber como transformar dados brutos que você já tem (ou não sabia que tinha) em informações úteis que lhe ajudarão a desenvolver o seu negócio.

Então comece agora mesmo a se digitalizar e veja o seu escritório de advocacia crescer!

Banner para clicar e fazer download gratuito do guia Ferramentas Indispensáveis para colocar escritório digital em prática


Eduardo Koetz

CEO da ADVBOX . Advogado e Professor de Pós Graduação. Especialista em Gestão Digital de Escritórios de Advocacia, equipes não presenciais, marketing jurídico digital e estratégia.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *