Maneiras de identificar onde são produzidos os erros dentro de escritórios de advocacia.

Publicado por Katiussa Bitencourt em

Foto aérea de uma mesa redonda com diversas pessoas sentadas com diversos papéis, computadores e documentos, demonstrando a Gestão de escritórios de advocacia

Qualquer pessoa que trabalhe na gestão de escritórios de advocacia sabe como é difícil lidar com problemas com origem desconhecida. E nesse trabalho, não é incomum se encontrar nessa situação.

Foto aérea de uma mesa redonda com diversas pessoas sentadas com diversos papéis, computadores e documentos, demonstrando a Gestão de escritórios de advocacia

Atendimento, serviços jurídicos, organização de documentos, gestão da equipe e gestão financeira, planos de investimentos… Enfim, são muitas as possíveis origens de erros em escritórios de advocacia.

Mas afinal, é possível resolver isso sem sobrecarregar o trabalho de gestor? Confira a seguir.

Origem dos erros no trabalho da advocacia

Encontrar problemas em escritórios, ou até mesmo no caso de advogados que atuam sozinhos, não é algo tão simples. Em ambos os contextos, há diferentes tipos de tarefas que são realizadas.

Inclusive, às vezes, por mais de uma pessoa. Dessa forma, o controle do fluxo de trabalho na gestão de escritórios de advocacia exige uma atenção considerável. Isso para que se consiga achar a fonte de determinado problema.

Para que a carga sobre a análise do fluxo de trabalho não seja penosa, é importante desenhar esse fluxo. O ideal é registrar em um programa de gestão de projetos, ou gestão de processos internos, que comporte ele.

Vejamos um exemplo:

Um de nossos clientes possuía, em 2017, uma carga de atendimento muito alta e, por isso, contava com duas secretárias.

Em Outubro, uma delas esqueceu de avisar o advogado, gestor do escritório, sobre uma audiência.

Ela alterou no sistema a tarefa de avisar sobre aquela audiência, colocando a outra secretária como responsável e avisou o gestor que a outra havia esquecido de avisar.

Com o desenho do fluxo de trabalho dentro do sistema de gerenciamento de processos internos, nosso cliente, conseguiu visualizar que a responsável pelo aviso havia sido trocada cerca de 10 minutos antes.

Naquele momento, ele pode reorientar a secretária, demonstrando a transparência de trabalho disponível naquela situação.

Isso evitou um estresse desnecessário e equivocado que poderia ocorrer sem tal registro, penalizando injustamente uma colaboradora.

(Mantivemos o anonimato do cliente, pois ele nos autorizou compartilhar a história, mas não quis expor a funcionária)

Escritório digital, análise de métricas e gestão de escritórios de advocacia

Através da digitalização dos fluxos de trabalho do escritório de advocacia, se consegue, então, visualizar a origem dos erros.

Como vimos, essa origem pode ser uma falha humana. Porém, digitalizando outras informações do escritório, é possível começar a identificar erros de origens estratégicas.

Por exemplo, ao mensurar taxas de procedência dos processos ingressados no escritório de advocacia, o gestor possuirá em mãos as informações necessárias para corrigir suas teses ou, até mesmo, definir melhor quais causas irá debruçar-se sobre para aprofundamento.

Independente do setor ou membro do escritório que está cometendo erros, localizá-los fica muito mais rápido. Ao invés de perder tempo tentando encontrar o erro, às vezes sem nem mesmo conseguir, se obtém métricas e estatísticas que apresentam todos os dados de produção e realização de tarefas da equipe.

Vantagens para o escritório e a equipe

Um dos maiores proveitos das métricas é que se consegue dividir justamente as tarefas e identificar o colaborador ou setor do escritório responsável pelos erros sem prejudicar um outro.

Dessa forma, é possível otimizar os resultados do escritório com exatidão, o que contribui muito para um desenvolvimento mais rápido e uniforme.

Aproveite esse recurso da advocacia digital para colher resultados em apenas alguns meses.

Fique a vontade para experimentar a Plataforma ADVBOX e dar início a esses recursos no seu escritório:

Potencialize seus resultados com ADVBOX


Katiussa Bitencourt

É  jornalista formada pela UNISINOS,Pós graduada em Marketing Digital e especialista em marketing jurídico e político. Sendo head das consultorias de marketing digital da ADVBOX e premiada com a Equipe ADVBOX Consultorias como Agência de Resultados  2018 pela Resultados Digitais.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[Infográfico]
[Infográfico]
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]