automatização de petições

MODELO DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO – RESE 2

Descubra como automatizar o preenchimento de todos os seus modelos de petição e otimizar o tempo de toda sua equipe.

MODELO DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO – RESE 2

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA TRIBUNAL DO JURI DA COMARCA DE

Processo nº

… (nome da parte em negrito), devidamente qualificado nos autos do processo em epígrafe, por seu Advogado devidamente habilitado nos referidos autos e que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, tempestivamente, interpor:

RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

nos termos do artigo 581, inciso IV do Código de Processo Penal, pelos relevantes motivos de fato e de direito a seguir aduzidos.

Requer seja recebido e processado o presente recurso e, caso V. Exa. Entenda que deva ser mantida a respeitável decisão, que seja encaminhado, com as inclusas razões, ao Egrégio Colégio Recursal.

Nestes termos,

pede e espera deferimento.

… (Município – UF), … (dia) de … (mês) de … (ano).

ADVOGADO

OAB n° …. – UF

RAZÕES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

Processo nº

Recorrente: 

Recorrido: Ministério Público do Estado ___

Colenda Turma,

Ínclitos Julgadores.

DOS FATOS

Alega-se que , Presidente da República Federativa da , em visita ao Brasil, ficou deprimido ao comparar as belezas naturais brasileiras com as de seu País. Por força dessa crise depressiva, subiu no braço direito do Cristo Redentor, na cidade do RJ, e ameaçou pular e retirar a própria vida.

Diante disso, o senhor , presenciando a cena, instiga compulsivamente para que o comandante da Nação vizinha concretize seu desejo mortal.

Assim, estimulado pelo incentivo recebido, pula e, ao cair, tem sua queda amortecida por um grupo de chineses que visitava a atração turística, matando seis orientais.

Nota-se que o Presidente sofreu lesões leves e foi liberado logo após o atendimento médico. Por outro lado, o Senhor : foi preso em flagrante pelo crime de participação em suicídio, com fundamento no artigo 122, do Código Penal, em concurso material com seis homicídios.

Desta forma, a denúncia foi oferecida e recebida pelo juízo da 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca. Diante do encerramento da instrução criminal, o juiz, com fundamento legal no art. 413 do Código de Processo Penal, pronunciou o acusado por instigação ao suicídio do Presidente e homicídio contra os chineses.

DO DIREITO

Do Cabimento

Diante ao fato ocorreu a pronúncia do Réu pelo MM. Juízo a quo, acatando a imputação feita ao acusado. Desta forma, baseado nos fatos a seguir dispostos e com fundamento no artigo 581IV, do Código de Processo Penal interpõe-se o Recurso em Sentido Estrito.

Do Mérito

Primeiramente o que sustenta a pronúncia é o crime de participação no suicídio, com a presença da suposta instigação do Recorrente a , porém verifica-se que o suicídio não se consumou.

Desta forma, afasta-se a mencionada participação, tendo em vista que esta somente se caracteriza com a morte do autor do suicídio. Ademais, vale destacar que esta modalidade não admite tentativa, ou seja, diante da ausência de consumação e lesão corporal grave do caso em tela, verifica-se a inexistência do crime de instigação do suicídio.

Nesse sentido, é o entendimento do doutrinador Rogério Sanches:

“Entende a doutrina clássica que o crime se consuma com o induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio, ficando a punição do crime consumado condicionado à superveniência da morte ou lesão grave vítima (condição objetiva de punibilidade), não admitindo tentativa”

Além da instigação ao suicídio, foi imputado ao Recorrente o crime de homicídio sobre um grupo de seis pessoas que se encontravam no local do fato.

Não obstante, esse entendimento não deve prevalecer, afinal as mortes das seis pessoas ocorreram por concausa relativamente independente, superveniente que, por si só produziu o resultado, tratando-se de causalidade adequada o Recorrente deverá responder somente pelos atos até então praticados, ou seja, os atos relativamente independentes, supervenientes destoam da previsibilidade da conduta.

E, ainda assim, ensina Heleno Cláudio Fragoso:

Inaugura um novo curso causal, dando ao acontecimento uma nova direção, com tal relevância (em relação ao resultado), que é como se o tivesse causado sozinha”

Ora, esse E. Tribunal deverá reconhecer que trata-se de hipótese em que a causa efetiva do resultado é considera um evento imprevisível, este sai da linha do desdobramento causal então existe.

Desta feita, resta inadmissível sustentar a tese de homicídio em relação ao grupo de seis pessoas, bem como a tese de instigação ao suicídio.

DO PEDIDO

Diante do exposto, requer seja conhecido e provido o presente Recurso, despronunciando o Recorrente , por não haver indícios, no mínimo, críveis de autoria ou participação no crime em julgamento.

Requer, ainda, a consequente absolvição sumária em face do homicídio do grupo de seis pessoas e da instigação ao suicídio, nos termos do art. 415 do Código de Processo Penal.

Nestes termos,

pede e espera deferimento.

… (Município – UF), … (dia) de … (mês) de … (ano).

ADVOGADO

OAB n° …. – UF

Automatize a Produção de suas Petições - Torne sua Advocacia ainda mais inteligente

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.