Motivação para Trabalhar: 4 dicas para a equipe se manter motivada e produtiva!

Vídeo descritivo sobre motivação para trabalhar, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.
Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…
Quais as motivações para trabalhar?
Motivação para trabalhar é um tema recorrente na administração de empresas.
Obter uma ótima colaboração dos membros de uma equipe é decisivo para o sucesso de qualquer organização.
Mas afinal, quais são as melhores práticas? Quais são as ideias mais eficientes?
Qual a teoria de Douglas McGregor?
Douglas McGregor é um psicólogo muito conhecido pela Teoria X e Y, as quais explicam as duas formas de encarar o trabalho.
A Teoria X define o trabalho como algo desagradável, sendo considerado um mal necessário para se manter.
Pessoas com essa visão tem aversão à assumir novas responsabilidades ou manter uma boa cooperação com a equipe. Além disso, precisam de um supervisor permanente, o qual deve punir, elogiar e bonificar constantemente.
As vezes os gestores de escritório de advocacia pensam que todos encaram o trabalho dessa forma. Todavia, não é verdade.
Por outro lado, a Teoria Y é quando se encara o trabalho com otimismo.
Esta teoria é tão natural quanto o lazer, caso as condições sejam favoráveis.
As pessoas são consideradas criativas, competentes, responsáveis, que gostam de trabalhar e realizar as suas atividades com satisfação.
Dessa forma, as organizações apenas precisam proporcionar os meios para estes colaboradores darem o seu melhor.
Sendo assim, podemos concluir que: As pessoas da Teoria X se motivam pelo menor esforço e as pessoas da Teoria Y se motivam pelo maior esforço.
O gestor que sabe identificar isso nos seus colaboradores tem algo precioso no seu negócio.
Como Pink descreve a Motivação 3.0?
O livro Motivação 3.0 de Daniel Pink explica que todos nós as vezes estamos mais X, as vezes mais Y, tendo em vista os diferentes momentos e circunstâncias do trabalho.
Ao estar operando no modo X, valorizamos os desejos extrínsecos à atividade como recompensa financeira, status social e carreira.
Por outro lado, quando o viés Y se manifesta, passa a ter um foco maior na própria atividade, no gosto pelo trabalho e pelas tarefas, no desejo de fazer bem feito, de expressar a sua capacidade e talento e do impacto que o seu trabalho gera no mundo e na sociedade.
O autor destaca que liberdade, excelência e propósito são mais importantes quando o viés Y se manifesta.
No meio jurídico, advogados com o viés Y mais forte podem se negar a defender alguns tipos de crimes, como corrupção, crimes sexuais ou sonegação, por exemplo.
Contudo, operando no aspecto X, a atividade em si perde importância e a recompensa financeira que conta.
Motivar pela Teoria Y precisa ser real, verdadeiro e também é importante valorizar o papel do advogado.
Na maioria das áreas do Direito há um propósito forte na atuação, seja social, econômico, ético ou humano.
Escreva o que você pensa sobre a sua advocacia, puxe o tema em uma reunião no seu escritório. A partir disso, liste os 5 valores que fazem você ter orgulho de ser advogado.
Pode ser um momento único com a equipe que você pode vir a se surpreender.
Como ter autonomia no trabalho?
Sendo assim, autonomia se alcança com confiança e, para isso, ter um sistema de trabalho que permita delegar com segurança e acompanhar toda equipe em tempo real faz total diferença.
Nesse sentido, o Sistema de Pontuação por Tarefas é um diferencial. Qualquer colaborador se auto gerencia com facilidade, melhorando muito o seu desempenho e se mantendo produtivo, sem cobranças exageradas.
O autogerenciamento é requisito para mais autonomia, é liberdade com responsabilidade.
Todavia, dar liberdade sem uma ferramenta para se auto organizar irá gerar atrasos na equipe. Isso porque a excelência na realização de tarefas é muito motivadora, bem como o prazer de ver o trabalho bem feito.
Compartilhar o produto do trabalho e receber o reconhecimento dos colegas e do gestor, assim como perceber que está entre pessoas que também trabalham cuidando a qualidade, gera uma satisfação incomparável.
Cuide para fazer críticas ao trabalho dos outros, é como se fosse uma parte da pessoa que você está agredindo. Seja pontual na crítica e genérico nos elogios.
De qualquer forma, a remuneração tem sim um peso importante no tema motivação para trabalhar. Todas as pessoas se importam com o dinheiro e reconhecimento. Contudo, com foco e formas diferentes é preciso ser justo, possuindo um sistema de remuneração claro.
Como fazer a remuneração?
O sistema de remuneração deve ser sustentável para a organização, em especial porque pessoas com o viés X tendem a se acomodar após alcançarem o patamar financeiro que desejam e dificilmente se motivam por outros fatores.
Por isso, precisa ser mantida uma parte variável da remuneração de acordo com a produtividade mensal entregue, garantindo assim a saúde da folha de pagamento e o atendimento a demanda futura.
Não há perigo algum de aumentar a remuneração em 30%, 50% ou até 100%, desde que a gratificação seja atrelada à manutenção da produtividade alta.
Sistema de Pontuação por Tarefas
A pontuação por tarefas garante este acompanhamento e tem auxiliado escritórios de advocacia a darem gratificações com segurança, ao mesmo tempo que aumentam a sua rentabilidade, praticamente dobrando os resultados.
O sistema de pontuação por tarefas reforça a recompensa financeira, aspecto importante para pessoas de viés X, bem como reforça a liberdade e autonomia para o viés Y, contribuindo fortemente na motivação para trabalhar de equipes.
Liderar uma equipe é conseguir motivar ao trabalho, muito mais que delegar tarefas, distribuir cargos, contratar e demitir. É conhecer bem os colaboradores e suas motivações.
Não renegue a motivação para trabalhar da sua equipe. Proporcione meios de buscar uma renda melhor dentro do seu escritório. Cultive os talentos do seu time.
Com certeza esse é o caminho certo para o crescimento na advocacia ou em qualquer negócio!
Motivação para Trabalhar
A ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.
O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as segundas-feiras, às 17h.
Para assistir o episódio 13, basta clicar aqui.
Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!
Referências
- Motivação no trabalho: Abordagens teóricas;
- Motivação 3.0 – Daniel H. Pink;
- The Human side of Enterprise – Douglas McGregor.
