Software Jurídico da Advocacia Digital

Petição aposentadoria por tempo de contribuição

Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:

Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto.

Com um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos os usuários da plataforma!

Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais! 

Automatize a produção de suas petições

Petição Inicial – Aposentadoria Especial de exposição a agentes nocivos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(IZA) FEDERAL DA VARA FEDERAL DE MUNICÍPIO/UF.

NOME DO CLIENTE, brasileiro(a), estado civil, ocupação, portador(a) do RG nº, inscrito(a) no CPF sob o nº, residente e domiciliado na Rua , nº , Bairro , Cidade/UF, CEP, por seus advogados que esta subscrevem, com escritório profissional na, nº, Bairro, cidade/UF, onde recebem intimaçõese notificações, vem à presença de Vossa Excelência interpor

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSAO DE APOSENTADORIA ESPECIAL, em face de 

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, com endereço na, nº , bairro, município/UF, CEP, ante os motivos de fato e de direito, que a seguir passa a expor e ao final requerer:

      I.        FATOS E FUNDAMENTOS

O autor é segurado da Previdência Social e requereu o benefício abaixo:

DER SEGURADOBENEFÍCIO
 dd/mm/aaaa     Nome do seguradoNumero do Beneficio

O benefício foi indeferido por contar com 29 anos, 10 meses e 27 dias de contribuição até a DER. Contudo, o requerente sempre trabalhou exposto a condições insalubres, o que ficará comprovado com os documentos trazidos aos autos.

DO CÔMPUTO DO TEMPO DE SERVIÇO EXERCIDO EM CONDIÇÕES ESPECIAIS

O requerente,desde dd/mm/aaaa até a DER, laborou como operário e apesar de estar lotado no cargo de carpinteiro, cumpriu exercício para a LOCAL DE TRABALHO, desde dd/mm/aaaa no cargo de cargo, exercendo durante todo o contrato de trabalho atividade insalubre, ficando exposto a agentes físicos, como umidade e ruído87 dB (NR 15 anexo 10), agentes químicos como inseticidas, fungicidas e também exposto a piche e asfalto [SUBSTITUIR] a partir de dd/mm/aaaa (NR 15 anexo 13) e agentes biológicos (NR 15 anexo 14).

O requerente era encarregado de recolher lixos, aplicar inseticidas e fungicidas, limpar fossas, esgotos e sumidouros cloacais, colocar piche, asfalto. Também, auxiliava as máquinas de pavimentação, sendo ele quem abastece os veículos com óleo diesel, trabalhando em área de risco estando em contato permanente com agentes perigosos. [SUBSTITUIR]

Conforme cálculo em anexo, o requerente exerceu 29 anos, 10 meses e 27 dias de trabalho em condições insalubres até a DER, sendo que, para a concessão da aposentadoria especial é necessário somente 25 anos, conforme Anexo I do Decreto 83.080, de 24/01/1979.

Dessa forma,tendo o requerentealcançando tempo de serviço suficiente e preenchidos os demais requisitos, é devida a concessão de aposentadoria especial, a partir da data da entrada do requerimento administrativo. Por fim, pede seja determinado ao INSS a juntada do Processo Administrativo.

Exercendo a função de operador de usina de asfalto, o requerente realizava atividades como executar serviços da usina de asfalto, preparo de materiais necessários para a pavimentação asfáltica, orientar a distribuição dos serviços, operar máquinas e equipamentos. Atividades essas constantes no Laudo de Condição Insalubre, da Prefeitura Municipal de Tramandaí, em anexo. [SUBSTITUIR]

Assim, há que se reconhecer a atividade especial do autor, durante todo período pretendido, por haver o mesmo laborado em exposição habitual e permanente a agentes nocivos químicos, físicos e biológicos.

Neste caso, fica comprovado com a perícia técnica a realização de atividade especial, ficando o trabalhador exposto ao asfalto e derivados do petróleo, altamente prejudicial a saúde do trabalhador.

  1.     II.        DA ANTECIPAÇÃO DE TUTELA…

(…).

Autor
Alan vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.