Tempo de leitura 2 Minutos

Nos deparamos muito frequentemente com advogados com altos níveis de estresse. Para o gestor, há ainda a dificuldade de engajar a equipe, que pode não apresentar o resultado esperado e ter dificuldades de realizar tarefas diárias.

Advogado mexendo em um computador, que mostra na tela gráficos, representando o controle de produtividade do advogado

A consequência é ainda mais sobrecarga para um ou alguns poucos profissionais do escritório. Pois eles tendem a absorver o trabalho dos colegas que não conseguem realizar a autogestão sozinhos.

Momento de resolução do problema

É nesse momento que se deve buscar uma solução. Reestruturar o escritório com rapidez e ter um melhor gerenciamento sobre a produtividade.

Um dos primeiros passos é procurar uma forma de acompanhar a produtividade do advogado e da equipe. Também é importante que se faça isso sem perder muito tempo com relatórios e análises de atividades. Na Koetz Advocacia, por exemplo, é aplicada a gestão de RH com pontuação por tarefas. Pois notou-se que muitas horas de trabalho não significam alta produtividade.

Feito isso, é imprescindível marcar uma conversa ou reuniões semanais para discutir pontos a serem melhorados no escritório. Também é interessante traçar metas para novas ações, ações ajuizadas, sentenças procedentes, recursos providos e improvidos e honorários advocatícios.

As consequências na produtividade do advogado

A partir deste momento, os próximos passos podem ser estudados junto de cada colaborador para fins de conferência da sua produtividade. Assim é possível traçar metas diárias, semanais e mensais, conforme melhor para cada função. Assim, cada um terá melhor aproveitamento do tempo, além de autogestão sobre o que vem sendo produzido e dando retorno ao escritório.

Temos ainda a situação dos escritórios de grandes cidades, nas quais o trânsito para se deslocar até o trabalho toma muito tempo e gera muito estresse.

Hoje em dia muitos escritórios adotaram o home office no modelo parcial, dividindo a semana entre trabalho em casa e no escritório. Na prática, há uma diminuição do estresse da equipe, o que também aumenta a produtividade.

Mas como vou motivar os funcionários, diminuir o estresse, cumprir as metas e aumentar o rendimento?

Através da análise de métricas do escritório. Ao possuir dados relevantes e tratados sobre o que está acontecendo, como a produtividade do advogado, do time ou os resultados financeiros, é possível tomar decisões com menor índice de erros. Isso reduzirá o estresse do gestor e da equipe, aumentando a produção de todos.

Banner para clicar e fazer donwload gratuito do e-book Advocacia de resultados


Alan Vital

Alan Vital é Advogado e Programador Front End, com Pós graduação em Direito Digital e Compliance, especialista em Marketing Jurídico e Gestão de Escritórios Digitais, além de membro de comissões da OAB e da Jovem Advocacia. Consultor da ADVBOX.

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[Infográfico]
[Infográfico]
[Ebook Gratuito]
[Ebook Gratuito]