Gamificação

Saiba mais sobre a Petição Inicial

Um dos princípios mais conhecidos no processo civil, e estampado no art. 2º do Novo Código de Processo Civil, é o princípio da inércia.

Esse princípio veda que o processo judicial se inicie através de um impulso do magistrado, ou seja, para que um processo seja instaurado, necessário que a parte interessada recorra ao Judiciário e solicite que sua causa seja atendida.

Obviamente, essa “solicitação” requer um instrumento conhecido, chamado de petição inicial.

Diante da importância que esse instrumento tem no cenário jurídico-processual, para que você saiba mais sobre a petição inicial, traremos neste artigo informações importantes, como seus requisitos, instrução e motivos para seu indeferimento.

Neste artigo você irá ler sobre:

O que é uma petição inicial?
Quais os requisitos da petição inicial?
Como instruir a petição inicial?
O que é a emenda à petição inicial?
Quais os motivos para o indeferimento da petição inicial?

O que é uma petição inicial?

A petição inicial é um documento técnico, encaminhado ao juízo competente, a fim de requerer uma prestação de tutela jurisdicional em um fato concreto ou em vias de acontecer.

Assim, pode-se dizer que é a petição inicial que dará início a um processo judicial. É mediante ela que o autor irá expor os fatos e direitos que entende ser aplicáveis para a solução do seu problema.

Quais os requisitos ?

Para se elaborar uma inicial, alguns requisitos deverão ser previstos. E esses requisitos estão elencados no art. 319 do CPC/15, e são:

  • O juízo a que é dirigida;
  • Os nomes completos, o estado civil (informar se existe união estável), a profissão, o número CPF ou CNPJ, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu;
  • O fato e os fundamentos jurídicos do pedido;
  • O pedido com as suas especificações;
  • O valor da causa;
  • As provas com que o autor pretende produzir;
  • A opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.

E, se por acaso, o autor não dispuser das informações relativas ao réu? Nesse caso, poderá ser requerido ao juiz que sejam efetuadas diligências a fim de se obter tais informações.

Acesse agora e grátis, nosso manual básico de Tasckscore sobre produtividade jurídica e saiba como aproveitar este recurso para as próximas petições:

Como instruir a petição inicial?

A instrução da petição está prevista no art. 320 do CPC/15, que dispõe que “a petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação”.

Assim, caberá ao autor verificar quais os documentos essenciais. Tais documentos podem ser de dois tipos:

Documentos exigidos por lei: são os documentos legalmente obrigatórios, como a procuração, ou um título executivo, no caso de uma ação de execução.

Documentos comprobatórios: são aqueles utilizados pelo autor para provar os fatos e argumentos elencados na inicial.

O que é a emenda à petição inicial?

Existem casos em que o juiz irá verificar que os requisitos da petição – aqueles previstos no art. 319 do CPC/15 – não foram atendidos, ou ainda, o autor não instruiu a inicial com os documentos indispensáveis à propositura da ação (art. 320 do CPC/15), o que acontece, então?

Nesses casos e também nos casos em que existirem irregularidades que dificultem o julgamento do mérito da ação, poderá o magistrado determinar que o autor faça uma emenda à petição inicial.

Para efetuar essa emenda à petição em questão, o autor terá um prazo de quinze dias e, caso não cumpra a diligência, terá sua petição indeferida pelo juiz.

Quais os motivos para o indeferimento ?

Além do motivo que mencionamos acima, existem outras razões que podem levar o magistrado a indeferir uma petição inicial de plano.

Essas razões estão previstas no art. 330 do CPC/15, assim, poderá o juiz determinar o indeferimento da inicial se:

  • For inepta: para a petição ser inepta deverá lhe faltar o pedido ou a causa de pedir; ou o pedido for indeterminado (ressalvadas as hipóteses legais); ou da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; ou ainda, contiver pedidos incompatíveis entre si;
    a parte for manifestamente ilegítima;
  • O autor carecer de interesse processual;
  • O advogado que postular em causa própria não declarar o seu endereço, seu número de inscrição na OAB e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações.

Se a petição inicial for indeferida, o autor poderá apresentar apelação. Nesse caso, é facultado ao juiz retratar-se no prazo de cinco dias. Não havendo retratação, deverá haver a citação do réu para responder à apelação.

Você sabia que pode criar modelos automatizados de petição com a ADVBOX?

Se você atua em causas específicas, em determinado nicho, com uma repetição de fatos e direitos muito grande em suas iniciais, deve estar ciente de que fazer cada petição inicial demora muito tempo não é?

Pois saiba que você pode reduzir todo esse trabalho burocrático de repetição com a utilização do software jurídico da ADVBOX.

Na ADVBOX o advogado pode criar facilmente uma petição, utilizando as ferramentas do sistema e as informações que esse oferece. A geração de petição em massa é muito mais prática e rápida para o profissional.

Autor
Eduardo Koetz

Especialista em Gestão de Escritórios de Advocacia e CEO da ADVBOX