Petição trabalhista

PETIÇÃO – REMOÇÃO DE INVENTARIANTE – NOMEAÇÃO NOVO

Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:

Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!

Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais! 

Automatize a produção de suas petições

PETIÇÃO – REMOÇÃO DE INVENTARIANTE – NOMEAÇÃO NOVO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [[Vara]] VARA DE FAMÍLIA E SUCESSÕES DA [[Comarca]] DE [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]].

DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA AO PROCESSO Nº [[Número CNJ]].

[[Nome do cliente]], [[Nacionalidade do cliente]], [[Estado civil do cliente]], [[Profissão do cliente]], [[Sexo do cliente]], nascido(a) em [[Data de nascimento do cliente]],  inscrito(a) no CPF sob nº [[CPF/CNPJ do cliente]], RG sob nº [[RG do cliente]], residente e domiciliado(a) na [[Endereço do cliente]], [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]], CEP XXXX, com endereço eletrônico [[E-mail do cliente]], representado nesta ação por seu/sua advogado(a), [[Outorgados]], conforme procuração anexa, com endereço profissional na [[Endereço do escritório]], [[Cidade do escritório]]/[[UF do escritório]], na qualidade de herdeiro dos bens deixados pelo falecimento de (nome), conforme autos da ação em epígrafe, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, requerer

REMOÇÃO DO INVENTARIANTE

nomeado nos autos principais, com fulcro nos artigos 995 e 996, ambos do Código de Processo Civil, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:


I – DOS FATOS

Nos autos de inventário nº [[Número CNJ]], foi nomeado do herdeiro nome do inventariante para exercer o encargo de inventariante, posto que se trata do filho mais velho do “de cujus” e, teoricamente, teria plena capacidade para desempenhar esta função.

Ocorre que o Inventariante nomeado, por várias vezes, se manteve inerte, deixando de praticar atos processuais para o andamento do inventário, conforme pode-se observar pelo despacho de fls. XX, que, pela falta de manifestação, determinou que os autos fossem arquivados.

Com isto, demonstra-se a dificuldade no andamento do feito, o qual já dura XX anos.

Até a presente data, o Inventariante sequer realizou a avaliação dos bens do espólio, o que mais uma vez comprova os prejuízos suportados pelos demais herdeiros e pela Fazenda Pública.

II – DO DIREITO

O artigo 995, inciso II, do Código de Processo Civil, assim determina:

Art. 995. “O inventariante será removido:

II – se não der ao inventário andamento regular, suscitando dúvidas infundadas ou praticando atos meramente protelatórios.”

Desta forma, fazendo jus ao direito e com fundamento no dispositivo processual é que se interpõe a presente ação.

III – DA NOMEAÇÃO DE NOVO INVENTARIANTE

Caso Vossa Excelência entenda por bem em remover o Inventariante de seu encargo, desde já o Requerente faz a indicação de outro herdeiro para que substitua o atual no prosseguimento do feito.

Nos termos do artigo 997, do Código de Processo Civil, e em observância ao art. 990 do mesmo “codex”, dá-se a qualificação de outro herdeiro para ocupar a posição do atual nos autos do inventário dos bens deixados pelo falecimento de seu genitor, a saber:

  • (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador da cédula de identidade RG nº XX, inscrito no CPF sob nº XX, residente e domiciliado na Rua XX, nº XX, bairro XX, Município/UF.

IV – DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto requer a Vossa Excelência:

a) A intimação do Inventariante para que, no prazo de 5 (cinco) dias, apresente sua defesa, nos termos do artigo 996, do Código de Processo Civil;

b) Que julgue procedente o presente pedido, para o fim de nomear o herdeiro (nome), para ocupar a posição de inventariante destes autos e exerça o encargo;

c) Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em Direito permissíveis, sem exceção de um só.

Dá-se à causa o valor de [[Expectativa/valor da causa]], nos termos do art. 292, III, do NCPC.

Termos em que,

Pede deferimento.

[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].

[[Gestores do escritório]]

Autor
Conteudos Jurídicos

A ADVBOX conta com os maiores especialistas do mercado para produzir os conteúdo mais completos sobre o mercado jurídico, tecnologia e advocacia.