mesa com balança e as tendências na advocacia

Tendências na advocacia: 10 mudanças que todo advogado precisa saber!

O advogado que deseja ser competitivo no mercado precisa estar ciente das tendências na advocacia para os próximos anos. 

Engana-se quem pensa que apenas as leis e os entendimentos jurisprudenciais mudam. O Direito está em constante transformação, inclusive na maneira de atuar na advocacia.

Nesse sentido, é fundamental que se atualize para que não se corra o risco de que se perca oportunidades e que se encontre na situação de ser “varrido” do mercado. 

Para evitar que isso aconteça, acompanhe a leitura e veja algumas das tendências na advocacia que você precisa ficar alerta para continuar advogando com qualidade e ser diferenciado!

O que esperar da advocacia em 2022 em diante?

No momento atual, a advocacia se difere muito daquela de antigamente e que ainda se apresenta nas universidades. A profissão passou – e ainda passa – por várias transformações.

Nos últimos anos, os advogados puderam perceber que a tecnologia se tornou indispensável no seu dia a dia. Dessa forma, novidades como o processo eletrônico, audiências online e atendimento virtual se tornaram frequentes, fazendo com que aqueles que resistiam a essas mudanças começassem a implementá-las. 

Sendo assim, uma das maiores tendências na advocacia é justamente a integração do Direito e da profissão do advogado com as tecnologias. Isso significa que profissionais que ainda insistem em uma advocacia artesanal estão com os dias contados. 

Profissionais obsoletos não terão muito espaço no mercado. As pessoas percebem o quanto esse atraso prejudica no serviço prestado. Ninguém mais aceita profissionais demorados e que não oferecem o atendimento e a qualidade desejada.

A tecnologia trouxe agilidade e melhorias na qualidade do trabalho do advogado. Se pôde automatizar e otimizar muitos processos, o que reflete no serviço oferecido.

Entretanto, não é apenas essa a única mudança que advogados precisam se atentar. Outra das tendências na advocacia é o atendimento com foco na experiência do cliente. Na prática, muitos profissionais pecam no atendimento e não dão a devida atenção ao consumidor. 

Atualmente, como as pessoas estão dando muito valor a um atendimento de qualidade, os advogados que não oferecem essa boa experiência também terão que modificar esse quesito se quiserem atrair novos clientes.

Quais são as novas tendências para a advocacia em 2022 em diante? Veja 10 delas!

Existem diversas tendências na advocacia que os advogados precisam se atentar e se atualizar o quanto antes, visto que a não adesão a elas pode fazer o profissional perder força e oportunidades no mercado. Ademais, cumpre ressaltar que diversas dessas tendências já estão em alta, mas podem se fortalecer ainda mais nos próximos anos. 

Sendo assim, veja abaixo 10 tendências na advocacia que são muito importantes para o profissional do Direito se manter competitivo e forte perante a concorrência!

1. Inteligência artificial

Quem já viu outros artigos do blog da ADVBOX sabe muito bem que a Inteligência Artificial (IA) é muito citada como uma ferramenta que ajuda a aprimorar o trabalho do advogado. 

Embora muitos profissionais já utilizam a IA, existe um grande número de advogados que ainda não testaram essa tecnologia. Em 2022 e em diante, ela continuará sendo uma das mais fortes tendências na advocacia. 

Além de auxiliar muito nas atividades do escritório, ela contribui para a qualidade do trabalho do advogado. Isso porque ela pode ser utilizada, por exemplo, para entender as decisões proferidas por um determinado magistrado e, assim, planejar estratégias para conseguir boas decisões para os seus processos. 

2. Cibersegurança

Com o advento da internet, diversos problemas surgiram, como: fake news, crimes virtuais, golpes financeiros, invasão de privacidade, roubo de senhas e dados, dentre outros. Os escritórios de advocacia também estão vulneráveis a isso, o que pode causar muitos prejuízos.

Por esse motivo, é fundamental investir cada vez mais em tecnologias eficientes para manter os dados do escritório protegidos e implementar regras para acesso, coleta e armazenamento de dados nas plataformas utilizadas pela banca.

3. Escritórios remotos

Talvez uma das maiores tendências na advocacia seja o crescimento dos escritórios remotos. A pandemia provocada pelo novo Coronavírus apenas antecipou e fortaleceu uma realidade que já estava acontecendo. Devido às restrições impostas, muitos tiveram que se adequar rapidamente para não ficarem no prejuízo.

O escritório remoto servem para complementar o físico. Ou seja, o fato de ser praticamente uma obrigação ter um escritório digital não significa que você deverá abandonar a sua estrutura física.

No entanto, já surgiram advocacias que operam e atendem clientes apenas de forma virtual, sem ter um estabelecimento para o trabalho presencial. A tecnologia já permite laborar de forma 100% remota. Logo, não será mais preciso ter uma estrutura física para ser encontrado pelos clientes.

4. Advocacia centrada no cliente

A advocacia centrada no cliente é outra das tendências na advocacia. As pessoas querem atendimento de qualidade e que lhe proporcionem uma boa experiência. Elas não aceitam mais advogados que não as procuram e informam sobre as suas demandas. 

Por isso, é uma forte obrigação dos escritórios de advocacia proporcionar ao público um atendimento diferenciado e que realmente se importe com os clientes. 

Nessa esfera, é importante também pensar na experiência do usuário em outros aspectos, como na elaboração do site da instituição, do blog e nos momentos de conversa com a empresa. É fundamental promover uma boa experiência desde o primeiro contato até depois da contratação dos serviços. 

tendências na advocacia
Tendências na advocacia: 10 mudanças que todo advogado precisa saber!

5. Gestão com software jurídico

Talvez uma das tendências na advocacia mais visíveis seja essa: fazer a gestão do escritório com um software jurídico. Essa ferramenta se tornou fundamental para os advogados. Embora muitas bancas já utilizam esses sistemas, ainda existem profissionais e advogados que não aderiram à essa tecnologia. 

Os softwares jurídicos contribuem não apenas para a gestão do negócio, mas também para organizar os prazos dos processos, automatizar o atendimento ao cliente, dentre outras questões.

Inclusive, vale a pena conhecer o ADVBOX, o software mais completo do mercado para os advogados. Confira o que ele pode oferecer para você aqui!

6. Superespecializações

Devido ao grande número de advogados no Brasil, não basta ser um profissional generalista, que atende em todas as áreas. Para se diferenciar e conquistar espaço, é fundamental se especializar para se destacar em uma área de atuação.

Nesse sentido, o advogado que se apresenta como especialista poderá conseguir maiores oportunidades, visto que isso também ajuda no posicionamento de mercado.

Além da especialização em uma área jurídica, uma das tendências na advocacia também será a superespecialização. Ou seja, será ainda maior o número de profissionais que se posicionam em um assunto muito específico. 

Por exemplo, além do advogado especialista em Direito de Família, podem existir os que apenas cuidam de casos de adoção, os que apenas atendem casais homoafetivos, dentre outros. 

7. Marketing de conteúdo

Não se pode falar em tendências na advocacia sem comentar sobre o marketing de conteúdo. Depois do Novo Provimento, muitos advogados que antes não sabiam como fazer a publicidade de seu escritório podem ter um pouco das suas dúvidas sanadas pelas novas regras. 

Diante das diversas práticas aceitas pelo Código de Ética, o marketing de conteúdo provavelmente será a mais buscada e utilizada pelos profissionais nos próximos anos.

Considerado por especialistas como a moeda do século XXI, essa estratégia é utilizada por empresas e profissionais das mais diversas áreas do conhecimento e se mostrou a melhor maneira de conseguir visibilidade e atrair clientes.

Embora possa ser uma das principais estratégias utilizadas pelos escritórios, o tráfego pago, feito pelos anúncios no Google ou Facebook, por exemplo, também poderão ser muito procurados.

Quer saber como criar conteúdos que realmente engajem na sua advocacia? Veja as dicas no vídeo abaixo!

8. Nomadismo digital

Uma das tendências na advocacia já é comum em outras áreas do conhecimento: o nomadismo digital. 

Existem muitos profissionais das mais diversas formações que já atuam como nômades digitais. Pessoas que adotam esse estilo de vida podem trabalhar de qualquer lugar do mundo, precisando apenas ter conexão à internet para exercer as suas funções.

Mesmo que seja raro ver advogados que vivem nessa realidade, é possível encontrar alguns que adaptaram o seu trabalho para viver viajando.

A tecnologia, por ter transformado profundamente a advocacia, também permitiu que praticamente tudo pudesse ser feito de forma remota. Por isso, com o advento do trabalho remoto, é possível que haja advogados que queiram deixar o home office para ter esse tipo de experiência. 

9. Legal Design

O Legal Design é uma das tendências no Direito que será forte em 2022 em diante. Muitos profissionais já utilizam das técnicas de design para a produção de suas peças jurídicas, principalmente para facilitar o trabalho dos juízes e melhorar a compreensão do cliente.

Embora grande parte dos advogados já entenda a sua importância, inclusive para melhorar a experiência do cliente, existem profissionais que insistem em não adotá-la, principalmente por entender que essa prática não condiz com a advocacia.

Todavia, ela se mostrou muito interessante e a previsão é que mais profissionais procurem se aperfeiçoar no legal design

10. Advocacia baseada em dados

Outra das tendências jurídicas é a advocacia baseada em dados. Muito adotada por diversos escritórios, a previsão é que os advogados se baseiem ainda mais nos dados para tomar decisões. 

Diante disso, a utilização do business intelligence (BI) será ainda mais frequente para auxiliar profissionais a embasar suas decisões.

Quais áreas podem ser interessantes em 2022 em diante?

O advogado inteligente é aquele que consegue encontrar mercado e clientes em qualquer área jurídica. Todo segmento do direito possui oportunidades e pode trazer bons ganhos para o profissional.

Entretanto, é possível que algumas áreas ganhem mais espaço e visibilidade que outras, principalmente por causa das recentes alterações legislativas. As mudanças que ocorrem na sociedade refletem no Direito. Logo, algumas especializações podem trazer boas oportunidades e muitas demandas.

Veja abaixo alguns nichos que podem ser promissores no decorrer dos próximos anos!

1. Direito Digital

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, alguns pontos negativos se tornaram frequentes, como os crimes virtuais, golpes, dentre outros. 

Nesse sentido, o especialista em Direito Digital, mais especificamente o que trabalha com esses crimes ocorridos na internet, podem ser muito requisitados, tanto por empresas quanto por pessoas que podem ser vítimas desses tipos de crimes.

2. Criptomoedas

O número de investidores em criptomoedas, como Bitcoin, cresceu conforme esse tipo de investimento se tornou conhecido. Com uma maior adesão das pessoas a esse mercado, os advogados podem encontrar nisso uma oportunidade de atuação. 

Advogados especialistas em criptomoedas ainda são raros de encontrar, se comparar com outros nichos de atuação. Por isso, essa pode ser uma alternativa que pode atrair bastante demanda. 

Devido às particularidades desses investimentos, que costumam não deixar rastros, esses advogados podem ser consultados por clientes que pretendem se proteger contra o risco de fraudes e analisar contratos que envolvam o pagamento em moedas digitais. 

3. Direito do trabalho

O Direito do Trabalho pode ser uma das maiores tendências na advocacia para 2022 em diante, principalmente por causa das diversas mudanças que ocorreram na legislação trabalhista e no mercado de trabalho. 

Nos últimos anos, houve o aumento do número de microempreendedores individuais (MEI) e de trabalhadores precarizados, por exemplo. Por isso, o advogado trabalhista que presta serviços para a população pode ser procurado para sanar dúvidas sobre os direitos trabalhistas desses públicos.

Os profissionais que atuam para empresas também podem ser requisitados, principalmente por aquelas que não desejam lesar os direitos dos seus contratados. 

Ademais, com a Reforma Trabalhista, ainda existem diversas dúvidas sobre o assunto por grande parte do público.

4. Compliance 

A área de compliance tem grande potencial de ser uma das maiores tendências na advocacia nos próximos anos. Diversas empresas podem buscar advogados especialistas nessa área para se enquadrar nas normas e se prevenir de problemas ocasionados pela não observação das leis.

5. Direito Internacional

Conforme a reportagem da CNN Brasil, o número de brasileiros no exterior aumentou muito nos últimos anos, chegando a 4,2 milhões. Ou seja, há mais brasileiros fora do país do que imigrantes que vivem aqui.

Nesse sentido, o Direito Internacional pode ser uma das maiores tendências na advocacia. Isso porque os profissionais que sabem lidar com as demandas desse público que reside fora do Brasil poderão ser contatados por ele.

O advogado internacionalista pode atuar auxiliando empresários que querem abrir empresas em outros países, em questões previdenciárias, em demandas de Direito de Família, Direito Tributário, Direito Penal, dentre outras. Cabe ao advogado estudar o mercado e definir a área que deseja oferecer esses serviços.

Como será a advocacia do futuro?

É impossível prever o futuro da advocacia. No entanto, conforme as mudanças e tendências, é possível concluir que a profissão do advogado terá a forte presença da tecnologia e exigirá uma atuação mais humanizada, que pense no bem-estar do cliente, colocando-o como o centro de suas operações.

Nesse artigo, você viu 10 tendências na advocacia e algumas áreas do Direito que podem ser bastante promissoras nos próximos anos. É fundamental que o profissional fique atento a essas mudanças e se atualize para conseguir exercer sua profissão com qualidade e ser um profissional bem sucedido.

Continue no blog lendo outros artigos para aprimorar a sua advocacia! Entenda agora o que são os relatórios gerenciais e como eles podem auxiliar na profissão!

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Comunicação & Conteúdos

Equipe ADVBOX